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dc.contributor.advisor1Freitas, Dirce Nei Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3189425796248134pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Regina Tereza Cestari de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6569293985017211pt_BR
dc.contributor.referee2Scaff, Elisângela Alves da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5361997694984880pt_BR
dc.creatorPott, Francielle Priscyla-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4635326861137760pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-18T14:09:35Z-
dc.date.available2019-04-18T14:09:35Z-
dc.date.issued2013-04-25-
dc.identifier.citationPOTT, Francielle Priscyla. Avaliação e gestão da alfabetização: usos da Provinha Brasil no município de Dourados-MS. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/639-
dc.description.abstractThe Child Literacy is historically related to the low quality of education in Brazil whose confrontation in education policy gave rise, in 2007, setting the goal that every child is literate until eight years old, as well as guidelines for individualized monitoring and periodic review particular, instituting the "Provinha Brasil" with diagnostic function and pedagogical. Having joined this assessment, the city of Dourados started doing it since 2008. As this assessment was used in the management of systemic and school literacy in the period 2008-2012, is what we investigate in order to understand the emerging face of goal setting and national guidelines. We conducted a qualitative approach as empirical field the Municipal Education and six douradenses schools characterized by adverse socioeconomic conditions of supply teaching. We use documental analysis, participant observation and content analysis of interviews with managers and teachers still resort to official statistics. We found that “Provinha Brasil” was introduced in an imposing way, disregarding local discussions about literacy, generating constraints and negative placements of literacy teachers. We noted the non-appropriation of this evaluation in the management of literacy, its reduction to the measurement of student performance and curricular adaptations appearance of favoritism in the test. We conclude that the uses of “Provinha Brasil” lent themselves to regulation by results, overlapping the management of educational-methodological aspects of literacy and articulation of policies benefiting literacy.en
dc.description.resumoA alfabetização infantil está historicamente relacionada à baixa qualidade do ensino no Brasil cujo enfrentamento na política educacional ensejou, em 2007, a fixação da meta de que toda criança seja alfabetizada até os oito anos de idade, assim como de diretrizes para acompanhamento individualizado e exame periódico específico, instituindo-se a “Provinha Brasil” com função diagnóstica e pedagógica. Tendo aderido a essa avaliação, o município de Dourados passou a realizá-la desde 2008. Como essa avaliação foi usada na gestão sistêmica e escolar da alfabetização, no período 2008-2012, é o que buscamos investigar com vistas a compreender a regulação emergente face à meta e às diretrizes nacionais. Realizamos abordagem qualitativa, tendo como campo empírico a Secretaria Municipal de Educação e seis escolas douradenses caracterizadas por adversas condições socioeconômicas de oferta de ensino. Utilizamos análise documental, observação participante e análise de conteúdo de entrevistas a gestores e professores; recorremos ainda a estatísticas oficiais. Constatamos que a Provinha Brasil foi introduzida de forma impositiva, desconsiderando discussões locais sobre alfabetização, gerando constrangimentos e posicionamentos negativos de professores alfabetizadores. Evidenciamos a não apropriação dessa avaliação na gestão da alfabetização, sua redução à mensuração do desempenho dos alunos e surgimento de adequações curriculares em favorecimento ao teste. Concluímos que os usos da Provinha Brasil se prestaram à regulação por resultados, sobrepondo-se à gestão de aspectos didáticometodológicos da alfabetização e da articulação das políticas beneficiárias da alfabetização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-18T14:09:35Z No. of bitstreams: 1 FranciellePriscylaPott.pdf: 2512649 bytes, checksum: c42ba71339f9cfdaa571c465b64e1c33 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-18T14:09:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FranciellePriscylaPott.pdf: 2512649 bytes, checksum: c42ba71339f9cfdaa571c465b64e1c33 (MD5) Previous issue date: 2013-04-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducational assessmenten
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação e gestão da alfabetização: usos da Provinha Brasil no município de Dourados-MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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