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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação, inclusão e TICs: o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso para inclusão de deficientes auditivos
metadata.dc.creator: Nascimento, Grazielly Vilhalva Silva do
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Reinaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Bruno, Marilda Moraes Garcia
metadata.dc.contributor.referee2: Araujo, Doracina Aparecida de Castro
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa aborda para além da inclusão escolar, a inclusão social da pessoa surda e com deficiência auditiva, especialmente no que se refere à televisão, ou seja, o consumo de programas televisivos transmitidos nos canais abertos do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. O estudo teve como objetivo geral, refletir sobre o papel da escola na ampliação das possibilidades de uso e na superação de limites no consumo de programas televisivos mediados por recursos de acessibilidade midiáticos (RAM), especificamente o de legendas abertas, closed caption e janela de LIBRAS para deficientes auditivos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa com caráter interdisciplinar, com abordagem teórica fundamentada em autores que discutem a comunicação e a linguagem como pressupostos para a participação social e emancipação do sujeito, como Habermas por meio da Teoria da Ação Comunicativa e Bourdieu com a Economia das trocas Linguísticas, além da utilização de autores temáticos que discutem sobre a educação de surdos c e sobre as tecnologias da informação e comunicação na contemporaneidade. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, análise documental, estudo de painel e pesquisa de campo. Os resultados indicam que os recursos de acessibilidade investigados, em cumprimento à legislação já são disponibilizados por alguns canais da televisão aberta do Brasil, no entanto, há limitações de natureza técnica que compromete a qualidade da oferta, bem como dificuldades concernentes a habilidade necessária para a interação com RAM por parte dos usuários: surdos e deficientes auditivos, o que impossibilita o acesso pleno ás informações e entretenimento proporcionados pela televisão, o estudo apontou que falta por parte da educação formal uma instrução para que estes sujeitos possam interagir plenamente com estes recursos, essencialmente no que se refere ao desenvolvimento efetivo das competências linguísticas em Língua Portuguesa na modalidade escrita e em LIBRAS. Espera-se, que estudo possa contribuir para a superação das limitações no acesso ao RAM, especialmente, apontando o papel da escola, que pode através do uso destes recursos como estratégia de ensino-aprendizagem da leitura e escrita, ampliar as possibilidades de uso.
Abstract: This research addresses beyond the school inclusion, social inclusion of people deaf and with hearing loss, especially in relation to television, there for, the consume of television programs broadcast on the open chanels in Dourados, Mato Grosso do Sul. The study aimed to reflect the school's role in expanding the possibilities of use and the overcoming of limits on the consume of television programs mediated by accessibility features media (MAF), specifically the open captions, closed captioning and subtitle in sign language for deaf and hearing impaired. This is a quantitative and qualitative nature research with interdisciplinary feature, with theoretical approach based on authors who discuss communication, language and technology as preconditions for social participation, as Habermas, through Communicative Action Theory and Bourdieu in the Economics of Linguistic Exchanges, besides the use of theme authors who discuss about deaf education among others. The research was conducted through literature review, document analysis, panel study and field research. The results indicate that the accessibility features investigated, in compliance with legislation already available for some channels of broadcast television in Brazil, however, there are technical limitations that compromise the quality of the offer, as well as difficulties concerning the necessary skill to interaction with MAF by users: deaf and hearing impaired, making it impossible to access full ace information and entertainment provided by television, the study pointed out that lack of formal education by an instruction for these subjects can interact fully with these resources, mainly with regard to the effective development of language skills in Portuguese language in the written form and LBS. It is hoped that the study will contribute to overcoming the limitations in access to MAF, especially pointing out the role of the school, which can, through the use of these resources as a strategy for teaching-learning of reading and writing, expand the possibilities of use.
Keywords: Educação
Education
Tecnologia educacional
Educational Technology
Surdez
Deafness
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: NASCIMENTO, Grazielly Vilhalva Silva do. Educação, inclusão e TICs: o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso para inclusão de deficientes auditivos. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/641
Issue Date: 26-Mar-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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