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Tipo: Dissertação
Título: Menino 23: a simbiose entre o estético e o histórico
Autor(es): Lópes, Juliane Santana
Primeiro Orientador: Oliveira, Paulo Custódio de
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Alexandra dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Volmir Cardoso
metadata.dc.contributor.referee3: Barzotto, Leoné Astride
metadata.dc.contributor.referee4: Rodrigues, Lucilo Antônio
Resumo: Este estudo examina a articulação entre narrativa e história, com ênfase em sua expressão na linguagem cinematográfica do documentário. O objeto desta análise é o documentário Menino 23, infâncias perdidas no Brasil (2016), do diretor Belisário Franca. Essa produção foi baseada na tese de doutorado do historiador Sidney Aguillar Filho. Para uma investigação profunda dos elementos ficcionais e factuais que permeiam o gênero híbrido do documentário, nos enveredamos por um amplo e interdisciplinar campo conceitual, aplicando a interpretação hermenêutica às especulações acerca do tempo, enquanto temporalidade intrínseca ao ser; narrativa, enquanto atividade mimética criativa do narrar; consciência de si, como resultante dessa temporalidade; a representação da pessoa num contexto histórico fascista e excludente. Debruçados sobre os conceitos de história e narrativa, do hermeneuta Paul Ricoeur (2010a, 2010b, 2010c), seguimos o modelo dedutivo axiomático da hermenêutica, das teorias cinematográficas de Gaudreault e Jost (2009), do documentário de Nichols (2016), da história de Rancière (2009, 2014 e 2018) e de Rosenstone (1997 e 2010), da personagem de Candido (1974), entre outros pensadores, que nos levaram a perscrutar a estética do documental em sua imagética representativa, apoderando-se dos vestígios do passado e do modelo organizacional da intriga para ser compreendido de forma inteligível. Conceitos que levam à discussão da história tanto como epistemologia quanto consideração de uma vida. Alicerçada na presença do ator social, como a pessoa que representa a si mesma, e dos modos de contar e mostrar da linguagem documental, que guiam nosso olhar através da ótica do grande imagista, enfatizamos o documentário como um modelo de pensamento traduzido esteticamente. Consideramos os elementos “história” e “narrativa” como uma representação mútua, construída para nos situar no presente, na constante inquietação de não repetirmos os erros do passado.
Abstract: This study investigates the articulation between narrative and history, with particular emphasis on its expression through the cinematographic language of documentary cinema. This analysis object is the documentary Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil (2016), directed by Belisário Franca. This production was based on the historian doctoral thesis by Sidney Aguillar Filho. For a deep investigation of the fictional and factual elements that permeate the hybrid genre of documentary, we delve into a broad and interdisciplinary conceptual field, applying hermeneutic interpretation to speculations about time, as temporality intrinsic to being; narrative, as a creative mimetic activity of storytelling; self-consciousness, as a result of this temporality; and the representation of the individual in a fascist and exclusionary historical context. Drawing on the concepts of history and narrative from the hermeneut Paul Ricoeur (2010a, 2010b, 2010c), we follow the axiomatic deductive model of hermeneutics, the cinematic theories by Gaudreault and Jost (2009), the documentary framework by Nichols (2016), the historical perspectives by Rancière (2009, 2014, and 2018) and Ronsentone (1997 and 2010), the character studies by Candido (1974), among other theoreticians. These frameworks led us to explore the aesthetics of documentary as a representational imagery, seizing traces of the past and the organizational model of intrigue to render it intelligible. These concepts guided our discussion of history as epistemology and history as the consideration of a life. Anchored in the presence of the social actor as the individual representing themselves and the modes of storytelling and showing inherent in documentary language, which directs our gaze through the lens of the great imagist, we emphasize the documentary as a model of thought, aesthetically translated. We consider the elements of "history" and "narrative" as mutual representations, constructed to situate us in the present, with the constant concern of not repeating the mistakes of the past.
Palavras-chave: Documentário
Documentary
Narrativa
Narrative
História
History
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: LOPES, Juliane Santana. Menino 23: a simbiose entre o estético e o histórico. 2025. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6436
Data do documento: 20-Fev-2025
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