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Tipo: Dissertação
Título: O lovecraftiano no cinema: como aniquilação (2018) subverte o horror cósmico de H. P. Lovecraft
Autor(es): Araujo, Weslley Ferreira de
Primeiro Orientador: Oliveira, Paulo Custódio de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Luiz, Tiago Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Barzotto, Leone Astride
metadata.dc.contributor.referee2: Giroldo, Ramiro
metadata.dc.contributor.referee3: Pinheiro, Alexandra Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Rodrigues, Lucilo Antonio
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como o horror cósmico é levado da literatura a mídias visuais, mais especificamente, como os elementos do gênero são representados no audiovisual, saindo de uma mídia fortemente baseada no abstrato para outra pautada no concreto. Para isso, utilizaremos o filme Aniquilação (2018) como objeto de análise, buscando observar como o horror lovecraftiano, enquanto gênero, foi adaptado. Criado e popularizado pelo autor Howard Phillips Lovecraft nas décadas de 1920 e 1930, o horror cósmico, subgênero do horror cuja principal característica é a combinação de horror e weird fiction, tem sido por muito tempo considerado como “inadaptável” para o audiovisual tanto pela crítica quanto pelo público. Em grande parte, pelo teor abstrato no qual as narrativas se baseiam, que contrasta diretamente com o audiovisual, uma vez que este depende diretamente do concreto para contar histórias. No entanto, desde a década de 1980, as obras de Lovecraft têm sido constantemente adaptadas ao audiovisual, além de gerar diversas obras inspiradas pelo trabalho do autor. Um dessas obras é o filme Aniquilação, longa-metragem de 2018, adaptado do romance homônimo escrito por Jeff VanderMeer (2014), que possui fortes elementos de horror cósmico, com subversões que parecem buscar uma contraposição direta ao gênero criado por Lovecraft. Para essa pesquisa utilizaremos como referências as obras de especialistas tanto de narrativas literárias como Jonathan Culler (1999), Norman Friedman (2002) e Salvatore D’Onofrio (1995); quanto de narrativas cinematográficas, como François Jost e André Gaudreault (2009), Syd Field (2001) e Vsevolod Pudovkin (1983). Na teoria da adaptação serão utilizados como referência autores como Robert Stam (2008), Linda Hutcheon (2013); dialogando com as perspectivas da teoria da intertextualidade proposta por Julia Kristeva (2005), desenvolvida na transtextualidade de Gerard Genette (2010) e revista por Tiphaine Samoyault (2008) e, posteriormente, na teoria da intermidialidade de Claus Clüver (2006) e Irina Rajewsky (2005). A teoria de Linda Hutcheon (1989) a respeito de paródias, será utilizada para tratar como o filme subverte o gênero que adapta. No tocante ao horror na literatura, os escritos do próprio Lovecraft (2017, 2021) e de seus estudiosos como S. T. Joshi (2014) e Caio Bezarias (2021) serão utilizados, relacionando-os às teorias de Tzvetan Todorov (1973) e David Roas (2014) a respeito da literatura fantástica; e de Longino (1996) e Edmund Burke (1993) a respeito das representações do sublime e do belo. As teorias de Antonio Candido (2009) sobre a personagem da ficção e de Wayne C. Booth (1983) e William Riggan (1981) sobre narradores não confiáveis serão abordadas para tratar dos elementos narrativos presentes na obra de Lovecraft, e como eles foram adaptados em Aniquilação (2014) e Aniquilação (2018).
Abstract: The objective of this research is analyzing how cosmic horror is taken from literature to visual media, more specifically, how the elements of the genre are represented on film, from a piece of media strongly based on the abstract to another based on the concrete. In order to do that, we’ll use the movie Annihilation (2018) as object of analysis, aiming to observe how lovecraftian horror, as a genre, was adapted. Created and popularized by the author Howard Phillips Lovecraft during the decades of 1920s and 1930s, cosmic horror, a subgenre of horror which has as its main characteristic the combination of horror and weird fiction, has been for a long time considered as “unadaptable” to film both by critics and by the public. Mostly, due to the abstract content on which the stories are based upon, which contrast directly to the film media, as the latter depends directly on the concrete to tell stories. However, since the 1980s, Lovecraft’s work has been constantly adapted to film, in addition to generating several works inspired by the author’s. One of these is Annihilation, a 2018 feature film, adapted from the homonym novel (2014), which possesses strong elements of cosmic horror, with subversions that directly oppose the genre. For this research, we’ll use as reference the works of scholars both from literary narratives as Jonathan Culler (1999), Norman Friedman (2002) and Salvatore D’Onofrio (1995); as well as from film narratives, as François Jost and André Gaudreault (2009), Syd Field (2001) and Vsevolod Pudovkin (1983). On the theory of adaptation, authors such as Robert Stam (2008), Linda Hutcheon (2013) will be used; dialoguing with the perspectives of the intertextuality theory, proposed by Julia Kristeva (2005), developed on transtextuality by Gerard Genette (2010) and revised by Tiphaine Samoyault (2008), and afterwards, on the intermediality by Claus Clüver (2006) and Irina Rajewsky (2005). Linda Hutcheon’s (1989) theory on parodies will be used to approach how the film subverts the genre it adapts. Regarding horror on literature, the writings of Lovecraft (2017, 2021) himself and his scholars, such as S. T. Joshi (2014) and Caio Bezarias (2021) will be used, relating them to the theories of Tzvetan Todorov (1973) and David Roas (2014) a on fantastic literature; and Longino’s (1996) and Edmund Burke’s (1993) on the representations of sublime and beautiful. Antonio Candido’s (2009) theories on the character from fiction and Wayne C. Booth’s (1983) and William Riggan’s (1981) regarding unreliable narrators will be utilized to approach literary elements present on Lovecraft’s work, and how they were adapted on Annihilation (2014) and Annihilation (2018).
Palavras-chave: Horror cósmico
Cosmic horror
Aniquilação
Annihilation
Adaptações cinematográficas
Film adaptations
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: ARAUJO, Weslley Ferreira de. O lovecraftiano no cinema: como aniquilação (2018) subverte o horror cósmico de H. P. Lovecraft. 2025. 184 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6437
Data do documento: 27-Fev-2025
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