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dc.contributor.advisor1Góes, Elenice Souza dos Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6029985176816402pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Honorato, Cláucia Aparecidapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8684087124995605pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Maria Luiza Rodrigues dept_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Jane Mellopt_BR
dc.creatorSilva, Maria Ildilene dapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5439973598628617pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-06T20:46:51Zpt_BR
dc.date.available2027-02-25pt_BR
dc.date.available2025-06-06T20:46:51Zpt_BR
dc.date.issued2025-02-25pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, M. I. Densidades de transporte associadas a tempos de repouso pós-transporte para tilápia-do-nilo em peso de abate. 2025. 79 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6458pt_BR
dc.description.abstractThe transport of live fish for slaughter is stressful due to factors such as crowding, increased ammonia nitrogen, temperature fluctuations, and vehicle vibration. A resting period after transport can help mitigate stress and ensure fillet quality. Thus, the study of practices commonly used by the tilapia processing industry, such as transport densities and rest times before slaughter, is important to understand their impacts on processing and fillet quality. This study evaluated the impacts of transport at medium (250 kg/m³) and high (500 kg/m³) densities with different post transport resting times (0, 2, 4, 6 hours) on Nile tilapia fillets, aiming to define a protocol that promotes a return to initial homeostasis and benefits tilapia meat quality. The experiment was conducted in a 2 x 4 factorial design, with 15 repetitions per treatment. The results indicated that the longest pre-rigor mortis time was observed at 500 kg/m³ with 4 hours of rest. The density of 250 kg/m³ with 4 hours of rest produced fillets with higher red and yellow intensities. The greatest cooking weight loss occurred at 500 kg/m³ without rest. Fish fillets with 4 and 6 hours of rest showed greater firmness, lower brightness, and better water retention. Six hours of rest restored glycogen, glucose, and lactate levels, increased pH, and reduced red and yellow intensity. The activity of catalase and glutathione S-transferase enzymes increased at a density of 250 kg/m³ with 6 hours of rest. However, no significant effects were observed between treatments for the activity of superoxide dismutase, lipid peroxidation, and protein carbonylation. A six-hour post-transport rest period for tilapia, regardless of transport density, is effective in re-establishing animal homeostasis. The use of high transport density (500 kg/m³) promotes metabolic damage that affects the quality of Nile tilapia fillets.en
dc.description.resumoO transporte de peixes vivos para abate é estressante devido à fatores como adensamento, aumento de nitrogênio amoniacal, oscilações de temperatura e vibração do veículo. Um período de descanso após o transporte pode ajudar a mitigar o estresse e garantir a qualidade dos filés. Assim, o estudo de manejos comumente utilizados pela indústria de processamento de tilápias, como densidades de transporte e tempos de repouso antes do abate, são importantes para entender seus impactos sobre o processamento e a qualidade dos filés. Este estudo avaliou os impactos do transporte em densidades médias (250 kg/m³) e altas (500 kg/m³) com diferentes tempos de descanso pós-transporte (0, 2, 4, 6 horas) nos filés de tilápia do Nilo, buscando definir um protocolo que promova retorno à homeostase inicial e seja benéfico para a qualidade da carne da tilápia. O experimento foi realizado em esquema fatorial 2 x 4, com 15 repetições por tratamento. Os resultados indicaram que o maior tempo de pré-rigor mortis foi observado em 500 kg/m³ com 4 horas de repouso. A densidade de 250 kg/m³ com 4 horas de repouso produziu filés com maiores intensidades de vermelho e amarelo. A maior perda de peso por cozimento ocorreu em 500 kg/m³ sem repouso. Filés de peixes com 4 e 6 horas de repouso apresentaram maior firmeza, menor luminosidade e melhor retenção de água. O repouso de 6 horas restaurou os níveis de glicogênio, glicose e lactato, maior pH e menor intensidade de vermelho e amarelo. A atividade das enzimas catalase e glutationa S-transferase aumentou na densidade de 250 kg/m³ e 6 horas de repouso. Já para a atividade da superóxido dismutase, lipoperoxidação e carbonilação de proteínas, não foram observados efeitos significativos entre os tratamentos. O repouso pós transporte de tilápias por seis horas, independentemente da densidade de transporte é eficaz para reestabelecimento da homeostase dos animais. A utilização de alta densidade de transporte (500 kg/m3 ) promove danos metabólicos que afetam a qualidade do filé de tilápia do Nilo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-06T20:46:51Z No. of bitstreams: 1 MariaIldilenedaSilva - Embargado.pdf: 48831 bytes, checksum: 676dae56f2265206d3de076734019f60 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-06T20:46:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaIldilenedaSilva - Embargado.pdf: 48831 bytes, checksum: 676dae56f2265206d3de076734019f60 (MD5) Previous issue date: 2025-02-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Agráriaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Zootecniapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHomeostasept_BR
dc.subjectHomeostasisen
dc.subjectManejo pré-abatept_BR
dc.subjectPre-slaughter handlingen
dc.subjectPost-mortempt_BR
dc.subjectPost-mortemen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIApt_BR
dc.titleDensidades de transporte associadas a tempos de repouso pós-transporte para tilápia-do-nilo em peso de abatept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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