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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aguiar, Márcio Mucedulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/9169785325927540pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Aline Maira dapt_BR
dc.contributor.referee2Faisting, André Luizpt_BR
dc.creatorCanazza, Ivanilda Teixeira Cavalcantept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6278191647597624pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-13T18:04:45Zpt_BR
dc.date.available2025-05-29pt_BR
dc.date.available2025-06-13T18:04:45Zpt_BR
dc.date.issued2025-03-14pt_BR
dc.identifier.citationCANAZZA, I.T.C. A educação das relações étnico-raciais na formação inicial de professores: Uma análise do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência e do Programa de Residência Pedagógica na UFGD. 2025. 168 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6464pt_BR
dc.description.abstractThis research analyzes the Education of Ethnic-Racial Relations (ERER) in initial teacher training, based on the Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP), developed at the Federal University of Grande Dourados (UFGD) in the 2022 a 2024 edition. Considering that the regulations regarding to ERER point to its development in all educational spaces, it is important to identify how the process of implementing anti-racist education takes place in PIBID and PRP, also considering the dynamics established in these programs and the possibilities for dialogue within of the executing organ. In order to obtain a portait of the inclusion of ERER from the latest edition of the Programs, the criterion assumed were the analysis of the Institutional Projects and Reports of Activities developed and the impressions shared by the coordinators of the subprojects linked to the Programs regarding the insertion of ERER in the training processes. The theoretical basis is based on studies on ERER carried out by Kabengele Munanga, Márcio Mucedula Aguiar, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Sueli Carneiro, among others. In relation to the field of formulation and implementation of educational policies for initial teacher training, were used the opportune studies from Antônio Nóvoa, Bernadete Gatti, Maria Assunção Flores and others. The methodological aspects of the research are inserted in a qualitative method, based on an exploratory and descriptive research approach. Data analysis is the responsibility of thematic analysis procedures. The results reveal that among the subprojects analyzed and linked to the Programs, a significant number did not present any activity related to ERER and, in general, the subprojects that developed such activities did not carry them out in accordance with the regulations that govern anti-racist education. It is also possible to conclude that the adequate training in ERER for teachers leading subprojects linked to Teacher Training Programs is essential for the full implementation of ERER in the Programs. The movement of reitering the discussion on the themes in question in the training processes is necessary, within the scope of initial teacher training programs and also institutionally, not only to comply with protocols, but in a meticulous manner and committed to the cause.en
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) na formação inicial de professores a partir do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP), desenvolvidos na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na edição de 2022 a 2024. Considerando que os normativos referentes a ERER apontam para o seu desenvolvimento em todos os espaços educacionais, é importante identificar como se dá o processo de implementação da educação antirracista no PIBID e no PRP, considerando também a dinâmica estabelecida nestes programas e a possibilidade de diálogos dentro do órgão executor. Visando se obter um retrato da inclusão da ERER na última edição dos Programas, se adotou como critério as análises dos Projetos Institucionais e Relatórios das Atividades desenvolvidas e das impressões compartilhadas pelos coordenadores dos subprojetos vinculados aos Programas acerca da inserção da ERER nos processos formativos. Como base teórica apoia-se em estudos sobre a ERER realizados por Kabengele Munanga, Márcio Mucedula Aguiar, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Sueli Carneiro, dentre outros. Em relação ao campo da formulação e implementação das políticas educacionais para formação inicial de professores, os estudos de Antônio Nóvoa, Bernadete Gatti, Maria Assunção Flores - e outros foram oportunos. Os aspectos metodológicos da pesquisa estão inseridos em um método qualitativo, a partir de uma pesquisa de abordagem exploratória e descritiva. A análise dos dados compete aos procedimentos da análise temática. Os resultados revelam que entre os subprojetos analisados vinculados aos Programas, um número expressivo não apresentou nenhuma atividade referente a ERER e, de modo geral, os subprojetos que desenvolveram tais atividades, não as realizaram de acordo com os normativos que regem a educação antirracista. Conclui-se também que a formação adequada na ERER para os professores condutores dos subprojetos ligados aos Programas de Formação de Professores é imprescindível para uma integral implementação da ERER nos Programas. Faz-se necessário o movimento de reiterar a discussão sobre as temáticas em questão nos processos formativos, no âmbito dos programas de formação inicial docente e também institucionalmente, não apenas para cumprir protocolos, mas de maneira minuciosa e comprometida com a causa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-13T18:04:45Z No. of bitstreams: 1 IvanildateixeiraCavalcanteCanazza.pdf: 3089283 bytes, checksum: dedaad4952e8c330ceafaf5529cd18d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-13T18:04:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IvanildateixeiraCavalcanteCanazza.pdf: 3089283 bytes, checksum: dedaad4952e8c330ceafaf5529cd18d7 (MD5) Previous issue date: 2025-03-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.subjectEducation of Ethnic-Racial Relationsen
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingen
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPIBIDen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleA educação das relações étnico-raciais na formação inicial de professores: Uma análise do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência e do Programa de Residência Pedagógica na UFGDpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

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