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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6466
Tipo: | Tese |
Título: | O novo ensino médio na rede estadual do Mato Grosso do Sul: organização dos itinerários formativos a partir dos desdobramentos da lei nº 13.415/2017 |
Autor(es): | Rocha, Adriana Alves de Lima |
Primeiro Orientador: | Perboni, Fábio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Fernando Luíz Cássio da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Miriam Fábia |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Kellcia Rezende |
metadata.dc.contributor.referee4: | Aranda, Maria Alice de Miranda |
Resumo: | Esta Tese Doutoral está inscrita na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e integra um Projeto de Pesquisa em Rede, coordenado pelo Grupo EMPesquisa – Ensino Médio em Pesquisa - que visa analisar os desdobramentos da Lei nº 13.415/2017 nas instituições públicas estaduais de Mato Grosso do Sul. Tem como tema a política para o ensino médio e toma como objeto de estudo a implementação dos itinerários formativos do/no currículo de referência para o ensino médio no Mato Grosso do Sul (MS) no período de 2017 a 2023, trata-se de uma pesquisa documental que utiliza como principais fontes os normativos federais, estaduais e materiais de orientação produzidos sobre as atuais políticas para o ensino médio com base na Lei nº 13.415/2017. O problema de pesquisa parte do questionamento: como a Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS) organizou a oferta dos itinerários formativos? Para balizar a realização da pesquisa foi elaborado o seguinte objetivo geral: analisar a oferta dos itinerários formativos do ensino médio no estado de Mato Grosso do Sul, a partir das determinações da Lei nº 13.415/2017, e como objetivos específicos: compreender a organização do Currículo de Referência para o ensino médio do Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul, a partir das determinações da Lei nº 13.415/2017; descrever a organização e estrutura dos itinerários formativos no Currículo de Referência para o Ensino Médio no Mato Grosso do Sul; mapear a oferta dos itinerários formativos do ensino médio no estado do MS. Como resultados esta investigação demostrou que houve participação expressiva do setor privado na elaboração do Currículo de Referência para o Ensino Médio (CRMS-EM), na oferta dos itinerários há predominância dos Itinerários Propedêuticos, apesar disso, houve expansão na oferta dos Itinerários de Qualificação Profissional porém, com concentração de oferta, limitando oportunidades de escolha para muitos estudantes. |
Abstract: | This Doctoral Thesis is enrolled in the Research Line Education Policies and Management within the scope of the Postgraduate Program in Education of the Faculty of Education (FAED) of the Federal University of Grande Dourados (UFGD) and is part of a Network Research Project, coordinated by the EMPesquisa Group - High School in Research - which aims to analyze the consequences of Law No. 13,415/2017 in the state public institutions of Mato Grosso do Sul. Its theme is the policy for high school education and takes as its object of study the implementation of the formative itineraries of/in the reference curriculum for high school education in Mato Grosso do Sul (MS) in the period from 2017 to 2023. It is a documentary research that uses as its main sources the federal and state regulations and guidance materials produced on the current policies for high school education based on Law No. 13,415/2017. The research problem starts from the question: how did the State Secretariat of Education of Mato Grosso do Sul (SED/MS) organize the provision of formative itineraries? To guide the research, the following general objective was elaborated: to analyze the provision of formative itineraries for high school education in the state of Mato Grosso do Sul, based on the determinations of Law No. 13,415/2017, and as specific objectives: to understand the organization of the Reference Curriculum for high school education in Mato Grosso do Sul, based on the determinations of Law No. 13,415/2017; to describe the organization and structure of the formative itineraries in the Reference Curriculum for High School Education in Mato Grosso do Sul; to map the provision of formative itineraries for high school education in the state of MS. As a result, this investigation demonstrated that there was significant participation from the private sector in the elaboration of the Reference Curriculum for Secondary Education (CRMS-EM), in the offer of itineraries there is a predominance of Propaedeutic Itineraries, despite this, there was an expansion in the offer of Professional Qualification Itineraries, however, with a concentration of offer, limiting opportunities of choice for many students. |
Palavras-chave: | Ensino médio High school Reforma do ensino médio High school reform Itinerários formativos Training itineraries |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | ROCHA, A. A. L. O novo ensino médio na rede estadual do Mato Grosso do Sul: organização dos itinerários formativos a partir dos desdobramentos da lei nº 13.415/2017. 2024. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6466 |
Data do documento: | 24-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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