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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nozu, Washington Cesar Shoitipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4755838697434676pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rebelo, Andressa Santospt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4949150813114673pt_BR
dc.contributor.referee1Ansay, Noemi Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Reinaldo dospt_BR
dc.creatorSantos, Adriana Pereira da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4924479515052627pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-24T18:14:58Zpt_BR
dc.date.available2024-07-02pt_BR
dc.date.available2025-06-24T18:14:58Zpt_BR
dc.date.issued2024-06-24pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Adriana Pereira da Silva. Núcleos de acessibilidade: uma revisão sistemática sobre a inclusão de estudantes público-alvo da educação especial na educação superior. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6477pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand aspects related to the roles of Accessibility Centers, implemented in Brazilian federal universities through the Incluir Program with the goal of including students with special educational needs in Higher Education. Given this theme, the motivating question of this dissertation is: In what ways has Brazilian scientific production portrayed the role of Accessibility Centers in the inclusion process of students with special educational needs in Higher Education? To answer this question, the general objective was to analyze the performance of Accessibility Centers in the inclusion process of this student population in Brazilian federal universities. As specific objectives included: to identify the main demands and actions related to students with special educational needs in the scope of the Accessibility Centers; and to summarize the main challenges faced by the Accessibility Centers in Brazilian federal universities. The research follows a qualitative bibliographic approach, using the systematic review method, based on 22 selected articles from the Coordination of Superior Level Staff Improvement (Capes). Data collection was conducted using a protocol based on the checklist contained in the PRISMA 2020 statement. In summary, the systematic review seeks to answer the question: what are the main demands, actions, and challenges of Accessibility Centers, as indicated by Brazilian specialized literature? As a result, we identified that the main demands and actions of the Accessibility Centers are associated with pedagogical support for students; architectural and linguistic accessibility; assistive technology; and guidance and training for the academic community. In turn, the main challenges were related to financial resource management; training and capacity-building of the Accessibility Centers’ staff; and coordination with internal departments within Brazilian federal universities. In this context, it is concluded that Accessibility Centers play an important role in the inclusion of students with special educational needs in Brazilian federal universities. It is relevant to foster discussions about the inclusion of these students in Higher Education, particularly regarding the responsibilities inherent to Accessibility Centers arising from emerging demands. Thus, it is expected that this research, using the systematic review method and the data from the Accessibility Centers, contributes to reflection on this topic and the application of this methodology.en
dc.description.resumoO presente estudo visa compreender aspectos relacionados às atribuições dos Núcleos de Acessibilidade, implementados nas universidades federais brasileiras por meio do Programa Incluir para a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação Superior. Assim, em face a essa temática, a pergunta motivadora desta dissertação foi: de quais modos a produção científica brasileira tem retratado a atuação dos Núcleos de Acessibilidade no processo de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial na Educação Superior? Para respondê-la, delimitou-se como objetivo geral: analisar a atuação dos Núcleos de Acessibilidade no processo de inclusão dos estudantes da público-alvo da Educação Especial em universidades federais brasileiras. Como objetivos específicos, propôs-se: identificar as principais demandas e ações inerentes ao público-alvo da Educação Especial no âmbito dos Núcleos de Acessibilidade de universidades federais brasileiras; e sintetizar os principais desafios dos Núcleos de Acessibilidade de universidades federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. O método foi o de revisão sistemática, aplicada nos 22 artigos selecionados sobre a temática no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para o levantamento dos dados utilizou-se um protocolo contendo itens à luz do checklist contido na declaração PRISMA 2020. Nesse sentido, a pergunta que direcionou a revisão sistemática foi: quais são as principais demandas, ações e desafios dos Núcleos de Acessibilidade apontados pela literatura especializada brasileira? Como resultados, identificamos que as principais demandas e ações dos Núcleos estão associadas: ao suporte pedagógico aos estudante; à acessibilidade arquitetônica e linguística; à tecnologia assistiva; e à orientação e formação da comunidade acadêmica. Por sua vez, os principais desafios foram concernentes: ao gerenciamento dos recursos financeiros; à formação e capacitação da equipe dos Núcleos; e à articulação com setores internos das universidades federais brasileiras. Nessa direção, conclui-se que os Núcleos de Acessibilidade desempenham um papel importante na inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial nas universidades federais brasileiras. Nesse processo, torna-se relevante fomentar debates sobre a inclusão desses estudantes na Educação Superior, principalmente no que tange às responsabilidades inerentes aos Núcleos de Acessibilidade oriundas das demandas emergentes. Espera-se, assim, que esta pesquisa, utilizando o método de revisão sistemática e os dados dos Núcleos de Acessibilidade, contribua com a reflexão sobre a temática e sobre a aplicação desta metodologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-24T18:14:58Z No. of bitstreams: 1 AdrianaPereiradaSilvaSantos.pdf: 888253 bytes, checksum: b6d1f473252c7a91ed5ce66b2b1b0947 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-24T18:14:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AdrianaPereiradaSilvaSantos.pdf: 888253 bytes, checksum: b6d1f473252c7a91ed5ce66b2b1b0947 (MD5) Previous issue date: 2024-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectEducational inclusionen
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiesen
dc.subjectUniversidades federais brasileiraspt_BR
dc.subjectBrazilian federal universitiesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNúcleos de acessibilidade: uma revisão sistemática sobre a inclusão de estudantes público-alvo da educação especial na educação superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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