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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Andréia Vicência Vitorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5827077664514451pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Andressa Gomes de Rezendept_BR
dc.contributor.referee2Aranda, Maria Alice de Mirandapt_BR
dc.creatorMoraes, Aline Lima Quintanapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6287571574505493pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-24T18:25:36Zpt_BR
dc.date.available2024-08-21pt_BR
dc.date.available2025-06-24T18:25:36Zpt_BR
dc.date.issued2024-05-17pt_BR
dc.identifier.citationMORAES. Aline Lima Quintana. A supervisão escolar na formulação de ações para a gestão da educação básica nos sistemas estaduais de ensino brasileiros. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6478pt_BR
dc.description.abstractThe dissertation, part of the Policies and Education Management line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), linked to the network research "Basic Education in Mercosur Countries," addresses School Supervision. The main objective is to analyze School Supervision in the formulation of actions for the management of basic education in Brazilian State Education Systems, aiming to understand its role and the conception of educational management that these systems present. The specific objectives include: understanding the concepts of democratic and managerial management in the literature and Brazilian educational norms; presenting School Supervision in the formulation of actions for basic education in State Education Systems; and comparing School Supervision in these systems, analyzing its role and the associated conception of educational management. The research adopts a qualitative approach, with a bibliographic review and document analysis. It uses books, book chapters, and articles that discuss democratic management, managerial management, School Supervision, and School Inspection, as well as national and state educational legislation related to School Supervision. It concludes that School Supervision, a technical-administrative function, acts as an instrument of educational management, performing functions of monitoring, advising, and controlling the work, in addition to overseeing the compliance with school activities. It aligns with both democratic and managerial education management. As a supervisory role, responsible for control and ensuring compliance with the norms formulated by each state's government, it seeks, through control and monitoring of actions carried out within school institutions, to achieve quality education.en
dc.description.resumoA dissertação, inserida na Linha de Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), vinculada à pesquisa em rede “A educação básica em países do Mercosul”, aborda a Supervisão Escolar. O objetivo geral é analisar a Supervisão Escolar na formulação de ações para a gestão da educação básica nos Sistemas Estaduais de Ensino brasileiros, buscando apreender seu papel e a concepção de gestão educacional que esses sistemas apresentam. Os objetivos específicos incluem: compreender as concepções de gestão democrática e gerencial na literatura e na normatização educacional brasileira; apresentar a Supervisão Escolar na formulação de ações para a educação básica nos Sistemas Estaduais de Ensino; e comparar a Supervisão Escolar nesses sistemas, analisando seu papel e a concepção de gestão educacional associada. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e análise documental. Utiliza como fontes livros, capítulos de livros e artigos que discutem gestão democrática, gestão gerencial, Supervisão Escolar e Inspeção Escolar, além de legislações educacionais nacionais e estaduais relacionadas à Supervisão Escolar. Conclui que a Supervisão Escolar, função de caráter técnico-administrativo, atua como instrumento de gestão educacional, desempenhando funções de acompanhamento, assessoramento e controle do trabalho, além de fiscalizar o cumprimento das atividades escolares. Se alinha tanto à gestão democrática, quanto a gestão gerencial da educação. De papel fiscalizador, de controle e de zelo pelo cumprimento das normas formuladas pelo governo de cada estado, busca através do controle e do monitoramento das ações realizadas no âmbito das instituições escolares, o alcance de uma educação de qualidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-24T18:25:36Z No. of bitstreams: 1 AlineLimaQuintanaMoraes.pdf: 948122 bytes, checksum: 3d4754848c97d203d93dd75874b140d3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-24T18:25:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlineLimaQuintanaMoraes.pdf: 948122 bytes, checksum: 3d4754848c97d203d93dd75874b140d3 (MD5) Previous issue date: 2024-05-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectEducational managementen
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectSchool supervisionen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational politicsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA supervisão escolar na formulação de ações para a gestão da educação básica nos sistemas estaduais de ensino brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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