Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3469398097820732pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Wellington Furtadopt_BR
dc.contributor.referee2Furtado, Alessandra Cristinapt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Míria Izabelpt_BR
dc.creatorCabreira, Amanda Camargo Rochapt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4065501546213886pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-24T18:37:43Zpt_BR
dc.date.available2024-08-26pt_BR
dc.date.available2025-06-24T18:37:43Zpt_BR
dc.date.issued2024-07-03pt_BR
dc.identifier.citationCABREIRA, Amanda Camargo Rocha. A poesia de Manoel de Barros na disciplina de literatura no ensino médio público de Dourados-MS (2004-2022). 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6479pt_BR
dc.description.abstractThe completed research aimed to identify and problematize the insertion of the work of the poet from Mato Grosso do Sul Manoel de Barros as content in the literature subject in the High School curriculum of state schools in Dourados-MS, from 2004 to 2022. The initial year of the time frame set in 2004 is associated with the first curricular reference produced in the State of Mato Grosso do Sul, where we analyzed the guidelines for the literature discipline. The references were continually reformulated, with the last change being implemented in 2022, through the new Secondary Education, amended by Law No. 13,415 (Brazil, 2017), in force until today. It is for this reason that this cut ends in 2022. As a methodology we employ discursive and documentary analysis, with a theoretical approach based on the Foucauldian perspective and Brazilian researchers dedicated to the topic. The results highlighted the impact of literature on the development of linguistic skills, as well as on expanding cultural and historical understanding. Despite the recognition of the importance of literature, we observe a gap, often overlooked, between the recognition of its importance in educational policies and its implementation in the classroom experience within the Portuguese Language discipline. Regarding the presence of the poet Manoel de Barros, we observed that his work appears almost imperceptibly in the school context and, when contemplated, appears predominantly as a resource for teaching the Portuguese language. In this sense, statements about the relevance of literature were echoed in educational guidelines, even the recent prediction of Manoel de Barros' work in the curriculum as an autonomous Curricular Unit is still limited, as is the case of other authors of Mato Grosso do Sul literature. We hope that the study contributes to a reflection on the need for a review and adaptation of educational policies to guarantee an inclusive and meaningful approach to Literature in High School, associated with its alignment in teachers' propositions and practices.en
dc.description.resumoA pesquisa concluída teve como objetivo identificar e problematizar a inserção da obra do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros como conteúdo na disciplina de literatura no currículo do Ensino Médio de escolas estaduais de Dourados-MS, no período de 2004 a 2022. O ano inicial do recorte temporal fixado em 2004 está associado ao primeiro referencial curricular produzido no Estado de Mato Grosso do Sul, onde analisamos as orientações para a disciplina de literatura. Os referenciais foram continuamente reformulados, sendo que a última alteração foi implantada em 2022, através do novo Ensino Médio, alterado pela Lei nº 13.415 (Brasil, 2017), em vigor até hoje. E por este motivo, que este recorte se encerra em 2022. Como metodologia empregamos a análise discursiva e documental, com abordagem teórica fundamentada na perspectiva foucaultiana e em pesquisadores brasileiros dedicados ao tema. Os resultados ressaltaram o impacto da literatura no desenvolvimento das habilidades linguísticas, assim como na ampliação de sua compreensão cultural e histórica. Apesar do reconhecimento da importância da literatura, observamos uma lacuna, frequentemente relegada, entre o reconhecimento de sua importância nas políticas educacionais e sua implementação na experiência em sala de aula inserida na disciplina de Língua Portuguesa. Sobre a presença do poeta Manoel de Barros observamos que sua obra figura quase imperceptivelmente no contexto escolar e, quando contemplada, aparece predominantemente como um recurso para o ensino da língua portuguesa. Nesse sentido, as declarações sobre a relevância da literatura ecoaram nas diretrizes educacionais, mesmo a recente previsão da obra de Manoel de Barros no currículo como uma Unidade Curricular autônoma ainda é limitada, assim como de outros autores da literatura sul-mato-grossense. Esperamos que o estudo contribua para uma reflexão em torno da necessidade de uma revisão e adequação das políticas educacionais na garantia de uma abordagem inclusiva e significativa da Literatura no Ensino Médio, associada ao seu alinhamento nas proposições e nas práticas dos professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-24T18:37:43Z No. of bitstreams: 1 amandacamargorochacabreira.pdf: 1317958 bytes, checksum: fa096f1a987d64c8e0ed0778f39d2c3d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-24T18:37:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 amandacamargorochacabreira.pdf: 1317958 bytes, checksum: fa096f1a987d64c8e0ed0778f39d2c3d (MD5) Previous issue date: 2024-07-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura no ensino médiopt_BR
dc.subjectLiterature in high schoolen
dc.subjectManoel de Barrospt_BR
dc.subjectManoel de Barrosen
dc.subjectUnidade curricularpt_BR
dc.subjectCurricular uniten
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA poesia de Manoel de Barros na disciplina de literatura no ensino médio público de Dourados-MS (2004-2022)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amandacamargorochacabreira.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.