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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moreira, Kênia Hildapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0719411495759181pt_BR
dc.contributor.referee1Alencar, Edvonete Souza dept_BR
dc.contributor.referee2Pessanha, Eurizept_BR
dc.contributor.referee3Furtado, Alessandra Cristinapt_BR
dc.contributor.referee4Ciríaco, Klinger Teodoropt_BR
dc.creatorZucca, Andréia Cristina de Sena Santanapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7217898539068441pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-24T18:48:12Zpt_BR
dc.date.available2024-08-26pt_BR
dc.date.available2025-06-24T18:48:12Zpt_BR
dc.date.issued2024-07-03pt_BR
dc.identifier.citationZUCCA, Andréia Cristina de Sena Santana. Revista Nova Escola e os conhecimentos matemáticos na educação infantil, entre 2000 a 2017. 2024. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6480pt_BR
dc.description.abstractThis research pertains to a dissertation project associated with the Graduate Program in Education [PPGEdu] and the research line “History of Education, Memory, and Society” at the Federal University of Grande Dourados [UFGD]. It examines the Nova Escola journal as a source, guided by the theoretical framework of the New Cultural History. Nova Escola is a widely circulated periodical, created and edited by the Victor Civita Foundation, aimed at education professionals. Its lifecycle began in March 1986, with print publication until mid-year 2019, when it transitioned to a digital platform. This study investigates the period from 2000 to 2017 of the aforementioned periodical, which marks significant advancements in Brazilian Early Childhood Education. Since the 1988 Constitution, the implementation and materialization of policies in Early Childhood Education have notably progressed. Throughout the 2000s, Nova Escola adapted to these advancements in basic education, expanding its coverage on early childhood education discussions and changing its slogan from “A revista do Ensino Fundamental” to “A revista do professor”, and later to “A revista de quem educa”. The temporal scope of the research extends to 2017, as this year marks the enactment of the Common National Curriculum Base [BNCC], completing the political pedagogical cycle of incorporating Early Childhood Education into the basic education system, initiated in 1996 with the emergence of the Law of Guidelines and Bases of Education [LDB]. This process was captured and discussed in the pages of Nova Escola through editorial changes in its slogans and the publication of covers, reports, and sections highlighting the importance of Early Childhood Education. The central issue of this investigation questions how representations of mathematical knowledge in Early Childhood Education were conveyed in this magazine. To address this and other underlying questions, the general objective is to understand the representations of mathematical knowledge in Early Childhood Education, as conveyed in and by the Nova Escola journal during the considered period. For the analysis, the concepts of representation by Chartier and strategy by Certeau are considered. After mapping the editions of the magazine, the identified data will be systematized and analyzed for documentation and writing about the representations of mathematical knowledge in Early Childhood Education conveyed by Nova Escola from 2000 to 2017.en
dc.description.resumoEsta pesquisa refere-se a um trabalho de dissertação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e à linha de pesquisa “História da Educação, Memória e Sociedade”, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que aborda a revista Nova Escola como fonte, segundo a orientação teórica da Nova História Cultural. Trata-se de um impresso periódico de grande circulação, criado e editado pela Fundação Victor Civita, destinado aos profissionais da educação, cujo início de seu ciclo de vida aconteceu em março de 1986, sendo publicado de forma impressa até meados de 2019, quando passou a ser veiculado na versão de plataforma digital. Investiga-se, neste trabalho, o período entre 2000 a 2017 do referido periódico, por tratar-se de um momento de avanços significativos para a Educação Infantil brasileira, haja vista que, a partir da Constituição de 1988, a implementação e a materialização das políticas criadas no âmbito da Educação Infantil avançaram visivelmente. Ao longo dos anos 2000, a revista Nova Escola se adequou aos avanços ocorridos nessa etapa da educação básica, ampliando o espaço destinado às discussões acerca da educação para crianças pequenas, alterando, inclusive, seu slogan de “A revista do Ensino Fundamental” para “A revista do professor”, e, depois, para “A revista de quem educa”. O recorte temporal da pesquisa foi delimitado até 2017 em função de que, nesse ano, a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) completou o ciclo político-pedagógico de incorporação da Educação Infantil ao conjunto da educação básica, iniciado em 1996 com a emergência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Tal processo foi captado e tematizado pelas páginas de Nova Escola tanto por meio de mudanças editorias em seus slogans, quanto pela publicação de capas, reportagens e seções atestando a relevância da temática acerca da Educação Infantil. A problemática central da investigação indaga sobre como as representações sobre os conhecimentos matemáticos na Educação Infantil foram veiculadas nesse impresso do gênero revista. A fim de responder essa e outras questões subjacentes, toma-se como objetivo geral compreender as representações sobre os conhecimentos matemáticos na Educação Infantil, veiculadas no e pelo impresso periódico Nova Escola durante o período considerado. Para a análise, considera-se o conceito de representação, de Chartier, e o conceito de estratégia, de Certeau. Após o mapeamento das edições da revista, realizou-se a sistematização dos dados identificados e análises para registro e escrita sobre as representações dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil veiculados pela revista Nova Escola durante o período entre 2000 a 2017.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-24T18:48:12Z No. of bitstreams: 1 AndreiaCristinadeSenaSantanaZucca.pdf: 3514208 bytes, checksum: 147080fe47fe9a340f11b8d175970c87 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-24T18:48:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndreiaCristinadeSenaSantanaZucca.pdf: 3514208 bytes, checksum: 147080fe47fe9a340f11b8d175970c87 (MD5) Previous issue date: 2024-07-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectImpressos periódicospt_BR
dc.subjectPrinted periodicalsen
dc.subjectRevista Nova Escolapt_BR
dc.subjectNova Escola journalen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRevista Nova Escola e os conhecimentos matemáticos na educação infantil, entre 2000 a 2017pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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