Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6499
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Troquez, Marta Coelho Castropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142624348818516pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Adir Casaropt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Thaise dapt_BR
dc.creatorLima, Rafaela Bayerl dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2696114725654327pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-27T19:39:15Zpt_BR
dc.date.available2024-06-08pt_BR
dc.date.available2025-06-27T19:39:15Zpt_BR
dc.date.issued2024-05-10pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Rafaela Bayerl de. Materiais didáticos para alfabetização nas escolas indígenas da cidade de Dourados - MS. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6499pt_BR
dc.description.abstractThe general aim of the research was to investigate the teaching materials produced in Portuguese and indigenous languages for use in the literacy stage of children in indigenous municipal schools in the city of Dourados, state of Mato Grosso do Sul. In order to achieve its objective, it used bibliographical and documentary research procedures. Based on discussions in the Modernity/Coloniality Group, it was theoretically grounded in decolonial perspectives, aimed at critical intercultural education. As for the results, it was possible to identify, systematize and analyze materials used in literacy in indigenous schools in Dourados, MS, and it was found that there is an insufficiency and precariousness of differentiated teaching materials in the indigenous schools surveyed. The research pointed to a small number of teaching materials in Portuguese and indigenous languages, with non-specific and non-differentiated materials prevailing. There is a shortage of differentiated and specific materials in the schools of the Dourados Indigenous Reserve, which makes it difficult to achieve literacy in the indigenous language. Educational materials and games made by teachers predominate, while textbooks are less common. Even with the teachers' efforts to make differentiated teaching materials, their conditions are precarious and limited.With regard to the materials chosen for analysis, the books in the MS Literacy Collection, distributed by the state of Mato Grosso do Sul, reflect a colonial and out-of-context logic; the teaching material for activities in the Guarani language, produced by an indigenous teacher, has a decolonial potential, as it breaks with the homogenizing bias of the state's material; it is written from a local language and an approach to the children's cultural context.en
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo geral investigar os materiais didáticos produzidos na língua portuguesa e nas línguas indígenas voltados para o uso na etapa da alfabetização de crianças em escolas municipais indígenas na cidade de Dourados, estado do Mato Grosso do Sul. Para o alcance do objetivo, a pesquisa, cuja abordagem é quanti-qualitativa, utilizou os procedimentos bibliográfico e documental. A partir de discussões do Grupo Modernidade/Colonialidade, fundamentou-se teoricamente nas perspectivas decoloniais, voltadas a uma educação intercultural crítica. A pesquisa apontou para um pequeno número restrito de materiais didáticos na língua portuguesa e nas línguas indígenas, prevalecendo materiais não específicos e não diferenciados. Há a escassez de materiais diferenciados e específicos nas escolas da Reserva Indígena de Dourados e prevalecem em maior quantidade os materiais e jogos educativos confeccionados por docentes e com menor quantidade os livros didáticos. Mesmo com o esforço dos professores em confeccionar os diversos tipos de materiais didáticos diferenciados, suas condições são precárias e limitadas. No que diz respeito aos materiais escolhidos para análise, os livros da Coletânea MS Alfabetiza, distribuídos pelo estado de MS, traduzem uma lógica colonial e fora de contexto; o material didático de atividades em língua indígena, produzido por uma professora indígena tem um potencial decolonial, pois rompe com o viés homogeneizador do material do estado; é escrito a partir de uma língua local e da aproximação ao contexto cultural das crianças. Logo, foi possível identificar, sistematizar e analisar os materiais usados para alfabetização nas escolas indígenas em Dourados – MS, o que permitiu concluir que, devido à insuficiência e rudimentariedade de materiais didáticos nas línguas indígenas e ao uso e circulação de materiais que reproduzem diversas colonialidades, há uma grande dificuldade na efetivação dos direitos das escolas indígenas, entre eles, a alfabetização na língua materna das crianças indígenas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-06-27T19:39:15Z No. of bitstreams: 1 RafaelaBayerldeLima.pdf: 4433755 bytes, checksum: efc34e22a2e489b2deceb56e8179f6c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-27T19:39:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RafaelaBayerldeLima.pdf: 4433755 bytes, checksum: efc34e22a2e489b2deceb56e8179f6c9 (MD5) Previous issue date: 2024-05-10en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous school educationen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectTeaching materialsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMateriais didáticos para alfabetização nas escolas indígenas da cidade de Dourados - MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelaBayerldeLima.pdf4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.