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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6499
Tipo: | Dissertação |
Título: | Materiais didáticos para alfabetização nas escolas indígenas da cidade de Dourados - MS |
Autor(es): | Lima, Rafaela Bayerl de |
Primeiro Orientador: | Troquez, Marta Coelho Castro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Adir Casaro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Thaise da |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo geral investigar os materiais didáticos produzidos na língua portuguesa e nas línguas indígenas voltados para o uso na etapa da alfabetização de crianças em escolas municipais indígenas na cidade de Dourados, estado do Mato Grosso do Sul. Para o alcance do objetivo, a pesquisa, cuja abordagem é quanti-qualitativa, utilizou os procedimentos bibliográfico e documental. A partir de discussões do Grupo Modernidade/Colonialidade, fundamentou-se teoricamente nas perspectivas decoloniais, voltadas a uma educação intercultural crítica. A pesquisa apontou para um pequeno número restrito de materiais didáticos na língua portuguesa e nas línguas indígenas, prevalecendo materiais não específicos e não diferenciados. Há a escassez de materiais diferenciados e específicos nas escolas da Reserva Indígena de Dourados e prevalecem em maior quantidade os materiais e jogos educativos confeccionados por docentes e com menor quantidade os livros didáticos. Mesmo com o esforço dos professores em confeccionar os diversos tipos de materiais didáticos diferenciados, suas condições são precárias e limitadas. No que diz respeito aos materiais escolhidos para análise, os livros da Coletânea MS Alfabetiza, distribuídos pelo estado de MS, traduzem uma lógica colonial e fora de contexto; o material didático de atividades em língua indígena, produzido por uma professora indígena tem um potencial decolonial, pois rompe com o viés homogeneizador do material do estado; é escrito a partir de uma língua local e da aproximação ao contexto cultural das crianças. Logo, foi possível identificar, sistematizar e analisar os materiais usados para alfabetização nas escolas indígenas em Dourados – MS, o que permitiu concluir que, devido à insuficiência e rudimentariedade de materiais didáticos nas línguas indígenas e ao uso e circulação de materiais que reproduzem diversas colonialidades, há uma grande dificuldade na efetivação dos direitos das escolas indígenas, entre eles, a alfabetização na língua materna das crianças indígenas. |
Abstract: | The general aim of the research was to investigate the teaching materials produced in Portuguese and indigenous languages for use in the literacy stage of children in indigenous municipal schools in the city of Dourados, state of Mato Grosso do Sul. In order to achieve its objective, it used bibliographical and documentary research procedures. Based on discussions in the Modernity/Coloniality Group, it was theoretically grounded in decolonial perspectives, aimed at critical intercultural education. As for the results, it was possible to identify, systematize and analyze materials used in literacy in indigenous schools in Dourados, MS, and it was found that there is an insufficiency and precariousness of differentiated teaching materials in the indigenous schools surveyed. The research pointed to a small number of teaching materials in Portuguese and indigenous languages, with non-specific and non-differentiated materials prevailing. There is a shortage of differentiated and specific materials in the schools of the Dourados Indigenous Reserve, which makes it difficult to achieve literacy in the indigenous language. Educational materials and games made by teachers predominate, while textbooks are less common. Even with the teachers' efforts to make differentiated teaching materials, their conditions are precarious and limited.With regard to the materials chosen for analysis, the books in the MS Literacy Collection, distributed by the state of Mato Grosso do Sul, reflect a colonial and out-of-context logic; the teaching material for activities in the Guarani language, produced by an indigenous teacher, has a decolonial potential, as it breaks with the homogenizing bias of the state's material; it is written from a local language and an approach to the children's cultural context. |
Palavras-chave: | Educação escolar indígena Indigenous school education Alfabetização Literacy Materiais didáticos Teaching materials |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | LIMA, Rafaela Bayerl de. Materiais didáticos para alfabetização nas escolas indígenas da cidade de Dourados - MS. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6499 |
Data do documento: | 10-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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