Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/65
Tipo: | Dissertação |
Título: | Raciocínio lógico: uma proposta para o ensino fundamental II |
Autor(es): | Vilasanti, Marisane Soares |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Sergio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sanabria, Lino |
metadata.dc.contributor.referee2: | Missio, Maristela |
Resumo: | Este trabalho objetivou reunir atividades pedagógicas que possibilitassem a estruturação do pensamento e o desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos, visando auxiliar os professores que trabalham com a disciplina Raciocínio Lógico no Ensino Fundamental II. Assim, organizamos o trabalho da seguinte maneira: a priori, definimos o termo Raciocínio lógico, pontuando a origem e a história da lógica e ressaltando os conteúdos constados no currículo da disciplina Raciocínio Lógico, instituída nas escolas estaduais do Mato Grosso do Sul; em um segundo momento, apresentamos o referencial teórico que fundamentou o trabalho, a saber, Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau (1986); posteriormente, sugerimos atividades a serem trabalhadas na disciplina Raciocínio Lógico; por fim, fazemos uma breve conclusão acerca das ideias abordadas no decorrer do trabalho. Pontuamos que a pesquisa foi de caráter bibliográfico, tendo em vista que buscou respostas em livros, sites e demais materiais escritos que contivessem atividades de raciocínio lógico direcionadas ao Ensino Fundamental II. Entendemos que a elaboração deste trabalho nos permitiu refletir sobre os aspectos pedagógicos e didáticos imbricados no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e do Raciocínio Lógico. Além disso, os pressupostos teóricos estudados foram essenciais para a escolha das atividades, pois durante a seleção fomos criteriosos no sentido de identificar se a intervenção pedagógica promovia o exercício do pensamento e a aprendizagem significativa. |
Abstract: | This study aimed to gather educational activities that enable structuring thinking and the development of reasoning ability of students, to assist teachers working with Logical Reasoning discipline in Education Fundamental II. So we organized the work as follows: a priori define the term Logical reasoning, punctuating the origin and history of logic and emphasizing content in the curriculum of Logical Reasoning discipline, established in state schools Mato Grosso do Sul; in a second moment, we present the theoretical framework that ground work, namely Theory of Didactic Situations Guy Brousseau (1986); later, we suggest activities to be worked in Logical Reasoning discipline; Finally, we make a brief conclusion about the ideas discussed during the work. We pointed out that the research was bibliographic, given that sought answers in books, websites and other written materials contained logical thinking activities directed to primary education II. We understand that the development of this work in allowed to reflect on the pedagogical and didactic aspects embedded in the teaching process and learning of mathematics and logical reasoning. Moreover, the theoretical assumptions studied were essential to the choice of activities, because during the selection were judicious to identify the educational intervention promoting the exercise of thinking and meaningful learning. |
Palavras-chave: | Lógica matemática Mathematical logic Matemática - ensino e aprendizagem Math - Study and teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::LOGICA MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Matemática |
Citação: | VILASANTI, Marisane Soares. Raciocínio lógico: uma proposta para o ensino fundamental II. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/65 |
Data do documento: | 1-Jun-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarisaneSoaresVilasanti.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.