Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mauad, Juliana Rosa Carrijopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8885477152489639pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Marcelo Corrêa dapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1263108475535325pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rosilda Mara Mussury Francopt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Kauê Felipe Ramos dept_BR
dc.creatorAlmeida, Joana Emanuele Andradept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7290469095527968pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-09T17:25:38Zpt_BR
dc.date.available2025-07-08pt_BR
dc.date.available2025-07-09T17:25:38Zpt_BR
dc.date.issued2025-06-27pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Joana E. A. Integração de ensino, pesquisa e extensão universitária em foco: o que as estatísticas de cadastro em plataformas nos dizem? 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6507pt_BR
dc.description.abstractIn this study, the registration of university projects in the categories of teaching, research, and outreach was quantified, carried out by a collective of Brazilian university professors. A total of 17 criteria, in addition to a lottery, were used to select the group, which included, as a prerequisite, teamwork with family farming communities, with an emphasis on the integration of teaching, research, and university outreach. The sample consisted of a collective of professors involved in the Rural Development Center Project – Sustainable Solutions Network (CDR Project). The project is developed in the Itamarati Settlement, considered the largest agrarian reform settlement in Latin America, located in Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Brazil. To carry out the research, data sources included the Lattes and SIGProj platforms, through which it was possible to obtain project registration statistics. It was assumed that the decision to register or not register projects on these platforms may be influenced by a combination of factors. As a result, it was observed that the number of registered research and outreach projects showed no significant differences. However, fewer teaching projects were registered compared to research and outreach. Furthermore, it was found that the variability in the number of registrations among faculty members was more pronounced for outreach projects. Professors who stood out for registering the most research projects were not the same as those who stood out in outreach project registrations. In summary, the study contributes to the reflection on the aspirations and motivations of faculty members, as well as on the strategies they adopt when faced with issues such as institutional support and possibilities for securing funding for the development of their work. These aspects are relevant, as they can directly impact students’ professional training, the university’s engagement with society, and the fulfillment of the principle of inseparability between teaching, research, and outreach that governs public universities in Brazil.en
dc.description.resumoNeste estudo, quantificou-se o registro de projetos universitários nas categorias de ensino, pesquisa e extensão, realizados por um coletivo de professores universitários brasileiros. Um total de 17 critérios, além de sorteio, foram utilizados para a escolha do grupo, que incluiu como pré-requisito a atuação em equipe junto a comunidades da agricultura familiar, com ênfase na integração entre ensino, pesquisa e extensão universitária. A amostra foi composta por um coletivo de professores atuantes no Projeto Centro de Desenvolvimento Rural – Rede de Soluções Sustentáveis (Projeto CDR). O projeto é desenvolvido no Assentamento Itamarati, considerado o maior assentamento de reforma agrária da América Latina, localizado em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Brasil. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas como fontes de dados as plataformas Lattes e SIGProj, por meio das quais foi possível obter estatísticas de cadastro de projetos. Assumiu-se que a atitude de registrar ou não os projetos nessas plataformas pode ser influenciada por uma combinação de fatores. Como resultado, observou-se que o número de registros de projetos de pesquisa e de extensão não apresentou diferenças significativas. No entanto, foi registrado um número menor de projetos de ensino, em comparação com os de pesquisa e extensão. Constatou-se que a variabilidade no número de cadastros realizados entre os docentes foi mais acentuada nos projetos de extensão. Professores que se destacaram pela maior quantidade de cadastros de projetos de pesquisa não foram os mesmos que se destacaram nos cadastros de extensão.Em suma, o estudo contribui para a reflexão sobre os anseios e motivações dos professores, bem como sobre as estratégias adotadas por eles diante de questões como apoio institucional e possibilidades de captação de recursos para o desenvolvimento de seus trabalhos. Tais aspectos são relevantes, pois podem impactar diretamente na formação profissional dos alunos, na atuação da universidade junto à sociedade e no cumprimento do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão que rege as universidades públicas brasileiras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-07-09T17:25:37Z No. of bitstreams: 1 JoanaEmanueleAndradeAlmeida.pdf: 580438 bytes, checksum: 819f98164b5e4ff085eccfcdc944649f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-09T17:25:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoanaEmanueleAndradeAlmeida.pdf: 580438 bytes, checksum: 819f98164b5e4ff085eccfcdc944649f (MD5) Previous issue date: 2025-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Agráriaspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectFamily farmingen
dc.subjectAssentamento de reforma agráriapt_BR
dc.subjectAgrarian reform settlementen
dc.subjectCurricularização do ensinopt_BR
dc.subjectTeaching curricularizationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
dc.titleIntegração de ensino, pesquisa e extensão universitária em foco: o que as estatísticas de cadastro em plataformas nos dizem?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoanaEmanueleAndradeAlmeida.pdf566,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.