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Tipo: Dissertação
Título: Política e gestão do atendimento educacional especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais de Paranaíba/MS: uma análise das práticas discursivas e não discursivas
Autor(es): Nozu, Washington Cesar Shoiti
Primeiro Orientador: Bruno, Marilda Moraes Garcia
metadata.dc.contributor.referee1: Anache, Alexandra Ayach
metadata.dc.contributor.referee2: Scaff, Elisângela Alves da Silva
Resumo: Nos últimos anos, as ações governamentais para difusão e apoio financeiro das salas de recursos multifuncionais como espaço privilegiado para a oferta do atendimento educacional especializado têm se destacado no contexto das políticas públicas brasileiras de educação especial com orientação inclusiva. Diante deste cenário, considera-se relevante o desenvolvimento de estudos locais para compreender a dimensão dos processos micropolíticos em sua realidade concreta: o contexto da prática. Nessa perspectiva, o presente estudo teve o objetivo de descrever e analisar as práticas discursivas e não discursivas do atendimento educacional especializado realizado nas salas de recursos multifuncionais da rede pública de ensino do município de Paranaíba/MS. Para tanto, as ferramentas teóricometodológicas da arqueogenealogia elaboradas pelo filósofo francês Michel Foucault foram articuladas ao método do ciclo de políticas públicas proposto por Ball e Bowe. Desse desafio, os objetivos específicos foram estabelecidos e materializaram-se nos capítulos dessa dissertação de modo a: elucidar o contexto de influência que possibilitou a configuração do discurso da inclusão na educação especial; apreciar o contexto de produção do texto por meio da discussão de dispositivos políticos e normativos sobre o atendimento educacional especializado; descrever e analisar e o contexto político da prática, o dito e o não-dito, do atendimento educacional especializado ofertado nas salas de recursos multifuncionais de um município sul-mato-grossense situado numa região silenciada nas pesquisas acadêmicas. Assim, o caminho metodológico da investigação envolveu estudo documental e bibliográfico, relatos orais de uma das professoras pioneiras de educação especial do município e da diretora da instituição especializada do município, entrevista semi-estruturada com a gestora de educação especial e pesquisa colaborativa por meio da técnica do grupo focal com a formação de dois grupos de professores das salas de recursos multifuncionais, um da rede estadual e outro da rede municipal, sendo cada grupo composto por quatro docentes. Os discursos coletados no contexto da prática permitiram a focalização deste estudo para a análise da estrutura e funcionamento do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais da rede estadual e municipal de ensino de Paranaíba/MS. Os resultados evidenciaram práticas discursivas e não discursivas de aproximação e de distanciamentos entre o atendimento educacional especializado realizado nas salas recursos multifuncionais da rede estadual e da rede municipal. Indicaram, ainda, as relações de poder e resistência ao processo de inclusão escolar dos estudantes da educação especial, que acabam por gerar a ausência de articulação entre o trabalho especializado e o realizado nas classes comuns, e, consequentemente, a centralidade e a responsabilização das ações das professoras das salas de recursos multifuncionais para o sucesso ou fracasso desta proposta política educacional.
Abstract: In recent years, the government actions towards diffusion and financial support to the multifunctional resource classrooms as a privileged place to offer a specialized education service has been remarkable in the context of Brazilian public policy of special education with inclusive instructions. In front of that, the development of the local researches is considered relevant to understand the extension of micro-policies process in the concrete reality: the context of the practice. In this perspective, the goal of this research was describe and analyze the speech and not speech practices of specialized education service in the multifunctional resource classrooms of the public schools taught in the city of Paranaíba/MS. To achieve the declared aim, the Michel Foucault’s theoretical and methodological tool of the archaeology/genealogy method has been articulated with the policy cycle approach method of Ball and Bowe. Based on that, the specific research goals has been settled through the chapters in order to: clarify the influence context that makes possible the inclusive speech configuration in the special education; value the text production context by way of discuss about the political and normative devices of specialized education service; to describe and analyze the policy practice context and what was said and not said about the specialized education services made in the sul-mato-grossense city omitted on academic researches. Thus, the researching method way approached documentary and bibliographic research, oral report of the pioneer special education teacher among the city and also the municipal director of inclusive institution, semi structured interviews with the inclusive education manager and collaborative research through focus group technique composed by one state group and one municipal group and both with four teachers of the multifunctional resource classrooms. The collected speeches allowed this research to focus the analyze the structure and the functioning of the specialized education service in the multifunctional resource classrooms of the public schools in the city of Paranaíba/MS. The results highlighted the proximity and distances of the speeches practices and not speeches practices in the multifunctional resource classrooms between the state and municipal schools. It was also indicated the power relations and resistance against the inclusive process of students in the special education which cause a absence of articulation between the inclusive practice and regular classroom and, consequently, the centralization and responsibility actions of the teachers working at multifunctional resource classroom that could ending in success or failure of the education policy proposal.
Palavras-chave: Política educacional
Educational policy
Educação inclusiva
Inclusive education
Educação especial
Special education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: NOZU, Washington Cesar Shoiti. Política e gestão do atendimento educacional especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais de Paranaíba/MS: uma análise das práticas discursivas e não discursivas. 2013. 241 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/653
Data do documento: 25-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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