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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perspectivas da metodologia de ensino no processo de aprendizagem: uma investigação junto aos discentes do curso de ciências contábeis da UFGD
Autor(es): Marques, Eliane Lopes da Silva
Primeiro Orientador: Jesus, Marcelo Chaves de
metadata.dc.contributor.referee1: Huppes, Cristiane Mallmann
metadata.dc.contributor.referee2: Anjos, Raquel Prediger
Resumo: A complexidade que envolve o processo de ensino e aprendizagem deu origem à várias teorias, sendo objeto de estudo recorrente, isso ocorre visto que fatores intrínsecos e extrínsecos permeiam o processo de elaboração, desenvolvimento e estruturação do conhecimento enquanto saber científico. O processo de ensino é parte integrante do desenvolvimento acadêmico possibilitando o embasamento teórico, prático in loco, nos laboratórios e fora da Universidade, nos serviços prestados junto à comunidade com os projetos de extensão, proporcionando uma interação dialógica dos conhecimentos e habilidades inerentes ao profissional formado pela Instituição de Ensino Superior (IES). No entanto, alguns fatores podem causar variações no índice de aproveitamento das disciplinas ofertadas pelo curso e na efetividade das práticas educacionais adotadas pela Instituição. O processo de aprendizagem gera demandas específicas que, cada vez mais, se aproximam e refletem as dificuldades enfrentadas pelos discentes. Ao decorrer do tempo temos visto uma crescente ampliação do acesso ao Ensino Superior e essa nova configuração de clientela faz parte do processo inclusivo que vêm sendo implementado em todo País. Nesse sentido, a Instituição de Ensino possuí em seus acadêmicos respostas aos anseios pedagógicos a partir do índice de entrada, permanência e conclusão de curso. O seguinte estudo percorre um caminho descritivo acerca das percepções dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Grande Dourados, acerca de suas expectativas em relação ao curso, as dificuldades ao decorrer dos semestres, além de investigar como a metodologia de ensino adotada interage com os desafios da jornada acadêmica. A motivação intrínseca e extrínseca dos discentes do curso revelou-se significativamente impulsionadora do comportamento em direção aos estudos, no entanto os fatores de ambiência de contexto desmotivador apontaram a exaustão com o trabalho, superlotação do transporte público e frequência nas aulas prejudicada por causa do trabalho como fatores preponderantes e potenciais barreiras para a predisposição do acadêmico. A percepção dos discentes acerca de seu aprendizado indica que as metodologias ativas seriam mais eficientes, no entanto quando contrapostas com o posicionamento do discente, o resultado é refletido em sua avaliação do desempenho acadêmico.
Abstract: The complexity involved in the teaching and learning process has given rise to various theories and is a recurring subject of study, given that intrinsic and extrinsic factors permeate the process of elaborating, developing, and structuring knowledge as scientific knowledge. The teaching process is an integral part of academic development, enabling theoretical and practical foundations in on-site laboratories and outside the university, in services provided to the community through outreach projects, fostering a dialogic interaction of the knowledge and skills inherent to professionals trained by higher education institutions (HEIs). However, certain factors can cause variations in the achievement rate of the courses offered by the program and in the effectiveness of the educational practices adopted by the institution. The learning process generates specific demands that increasingly align with and reflect the challenges faced by students. Over time, we have seen a growing expansion of access to higher education, and this new clientele configuration is part of the inclusive process being implemented throughout the country. In this sense, the educational institution's academic staff responds to pedagogical needs based on the rate of entry, retention, and completion. The following study provides a descriptive overview of the perceptions of accounting students at the Federal University of Grande Dourados, their expectations regarding the course, the difficulties experienced throughout the semesters, and how the teaching methodology adopted interacts with the challenges of the academic journey. Students' intrinsic and extrinsic motivation proved to be significant drivers of study behavior. However, demotivating environmental factors highlighted work exhaustion, overcrowded public transportation, and impaired class attendance due to work as preponderant factors and potential barriers to student readiness. The students' perception of their learning indicates that active methodologies would be more efficient, however, when contrasted with the student's positioning, the result is reflected in their assessment of academic performance.
Palavras-chave: Ensino
Teaching
Aprendizagem
Learning
Desafios educacionais
Educational challenges
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: MARQUES, Eliane Lopes da Silva. Perspectivas da metodologia de ensino no processo de aprendizagem: uma investigação junto aos discentes do curso de ciências contábeis da UFGD. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6531
Data do documento: 2-Jul-2025
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