Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee1Furtado, Alessandra Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352539741899197pt_BR
dc.contributor.referee2Paes, Ademilson Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3783619047788603pt_BR
dc.creatorLanger, Adriana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4423225658643897pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-22T19:16:38Z-
dc.date.available2019-04-22T19:16:38Z-
dc.date.issued2014-04-28-
dc.identifier.citationLANGER, Adriana. Expansão e sustentabilidade do ensino superior em Mato Grosso do Sul: o caso da UFMS (1992-2012). 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/656-
dc.description.abstractIn this study, we examined the expansion and sustainability of higher education in Mato Grosso do Sul state during the FHC and Lula presidential administrations, between 1992 and 2012. We used UFMS (Federal University of Mato Grosso do Sul) as the object of research, in two campuses in the state: one in Ponta Porã (CPPP) and the other in Nova Andradina (CPNA). The choice was made based on the characteristics of these campuses, with the former featuring courses aimed at the formal and natural sciences, and the latter aimed at the humanities. The present study was developed upon documents published by UFMS, works related to the subject and oral sources from leaders, professors and staff from the mentioned institution. We related the local circumstances, the perspective of implementation of new campuses and courses to the political and educational efforts towards expansion. Based on the analyses of the document and oral sources, the process of implementation of new campuses and courses in this effort of expansion of the federal universities and the possibility of sustainability were questioned in relation to the criteria used for the choice of location, courses and field of interest for this expansion. We pointed out the paths taken to the implementation of this expansion and made clear the meaning of sustainability to the opening of these new campuses and courses, using the concepts of scientific field, region and power in Bourdieu's view.en
dc.description.resumoNeste trabalho, analisamos a expansão e sustentabilidade do ensino superior em MS nos governos de FHC e Lula, tendo um recorte temporal entre os anos de 1992 e 2012. Utilizamos como objeto de pesquisa a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em dois campus do estado: Ponta Porã (CPPP) e Nova Andradina (CPNA). A escolha se deu pelas características destes campus, sendo o primeiro com cursos voltados à área de exatas e o segundo voltado à área das humanas. O estudo em questão foi desenvolvido a partir de documentos produzidos pela UFMS, leituras de obras relacionadas ao tema e fontes orais de dirigentes, professores e funcionários da instituição. Relacionamos as dimensões locais, as perspectivas do sistema de implantação de novos campus e cursos com os movimentos políticos e educacionais de expansão. A partir da análise das fontes documentais e fontes orais, foi questionado o procedimento de abertura de campus e cursos neste movimento de expansão das universidades federais e a possibilidade de sustentabilidade perante os critérios utilizados para a escolha de local, cursos e área de atuação escolhidos para esta expansão. Apontamos os caminhos percorridos para a implantação da expansão e explicitamos o significado de sustentabilidade para a abertura destes novos campus e cursos, utilizando os conceitos de campo científico, região e poder no referencial de Bourdieu.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-22T19:16:38Z No. of bitstreams: 1 AdrianaLanger.pdf: 1555894 bytes, checksum: 02130b4a12f33dc4e7bae617d58cab67 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-22T19:16:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AdrianaLanger.pdf: 1555894 bytes, checksum: 02130b4a12f33dc4e7bae617d58cab67 (MD5) Previous issue date: 2014-04-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducação superior (Mato Grosso do Sul)pt_BR
dc.subjectHigher education (Mato Grosso do Sul, Brazil)en
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleExpansão e sustentabilidade do ensino superior em Mato Grosso do Sul: o caso da UFMS (1992-2012)pt_BR
dc.title.alternativeExpansion and sustainability of higher education in Mato Grosso do Sul: UFMS case (1992-2012)en
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaLanger.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.