Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/657
Tipo: Dissertação
Título: “Em Mato Grosso do Sul é assim”: as contribuições do ensino de sociologia na educação básica para construção de identidades em Mato Grosso do Sul
Autor(es): Serejo, Bruna Rafaela Bobato
Primeiro Orientador: Santos, Reinaldo dos
Resumo: Essa pesquisa se insere no campo de abordagens da Sociologia da Educação. Busca refletir a respeito da construção de identidades em Mato Grosso do Sul. Considerando que essa construção envolve um importante papel da mídia e da escola, o estudo teve por objetivo geral, analisar a contribuição do ensino de Sociologia na educação básica para a construção de identidades em MS. Trata-se de uma pesquisa analítica, com leituras de obras sobre identidade e construção de identidades de autores como Ranger e Hobsbawm; pesquisa documental das mídias oficiais do governo estadual como sites, revistas, documentos relacionados à educação, propostas curriculares do estado, propostas pedagógicas de escolas e da disciplina de Sociologia; pesquisa de campo, com a realização de entrevistas com professores que lecionam a disciplina de Sociologia, e aplicação de questionários para alunos do ensino médio. Os resultados indicam que as identidades sul-mato-grossenses ainda estão em construção, mas que permanece a reboque da mídia, sobretudo, as mídias oficiais do governo estadual que tentam, por meio de publicações em revistas, jornais e sites, constituir características identitárias próprias do estado. Com a análise sobre o ensino de Sociologia percebemos que sua contribuição para essa construção condiz com os objetivos da disciplina para educação básica, mas que o assunto é pouco abordado nas escolas pesquisadas. Espera-se que o estudo possa contribuir para as discussões sobre a construção de identidades em MS, como também para aspectos sobre a importância do ensino de Sociologia nas escolas de educação básica e de como pode contribuir em diferentes assuntos, entre eles a construção de identidades.
Abstract: This research is inserted within the field of Sociology of Education approaches. Its aim is to reflect about the construction of identities in Mato Grosso do Sul. Whereas this construction involves an important role of media and school, the general objective of this study was to analyze the contribution of the teaching of Sociology in basic education for the construction of identities in MS. This is an analytical research, with readings of works about identity and construction of identities of authors as Ranger e Hobsbawm; documental research of governmental official medias as sites, magazines, documents related to education, curricular proposals of the State, pedagogic proposals of schools and of the discipline of Sociology; field research, with interviews with teachers that teach the discipline of Sociology, and the application of questionnaires for students of high school. The results indicate that the identities of Mato Grosso do Sul are still under construction, but remains trailing behind of media, mainly, of the official medias of the state government that tries, by publishings in magazines, newspapers and sites, to form identity characteristics inherent to the State. With the analysis of the teaching of Sociology we noticed that its contribution to that construction corresponds to the objectives of the discipline for basic education, but the issue is little studied in the researched schools. Is expected that the study may contribute for discussions about the construction of identities in MS, as well as for aspects about the importance of the teaching of Sociology in schools of basic education and of how that may contribute in different issues, among them the construction of identities.
Palavras-chave: Identidade cultural
Cultural identity
Sociologia - ensino e aprendizagem
Sociology - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SEREJO, Bruna Rafaela Bobato. “Em Mato Grosso do Sul é assim”: as contribuições do ensino de sociologia na educação básica para construção de identidades em Mato Grosso do Sul. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/657
Data do documento: 16-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunaRafaelaBobatoSerejo.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.