Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moreira Junior, Hermespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8140243317407008pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Victor Garciapt_BR
dc.contributor.referee2Figueira, Mauro Sérgiopt_BR
dc.creatorCangussu, Thales Davi Vieirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051254064438053pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-28T21:42:57Zpt_BR
dc.date.available2025-07-12pt_BR
dc.date.available2025-08-28T21:42:57Zpt_BR
dc.date.issued2025-07-03pt_BR
dc.identifier.citationCANGUSSU, Thales Davi Vieira. O Jogo Civilization 6 como ferramenta pedagógica para o ensino de História e aspectos das Relações Internacionais. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Relações Internacionais) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6590pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the use of the turn strategy game Civilization VI as a pedagogical tool for teaching history and international relations. Based on B. F. Skinner's operant learning theory and the model of programmed instruction, it analyses how interactive simulation can contribute to the construction of historical knowledge and the development of students' critical thinking. The research is qualitative in nature and is based on a literature review and practical experiments, demonstrating that interaction with the game enables greater engagement, knowledge retention and a deeper understanding of historical and geopolitical dynamics. The results indicate that Civilization VI can be an effective resource for teaching the colonization of Latin America and theories of International Relations, providing an immersive and participatory experience. It is concluded that gamification can be a relevant complement to traditional teaching, stimulating active learning and the practical application of academic concepts.en
dc.description.resumoO presente estudo investiga o uso do jogo de estratégia em turnos, Civilization VI, como ferramenta pedagógica para o ensino de História e Relações Internacionais. Com base na teoria da aprendizagem operante de B. F. Skinner e no modelo de Instrução Programada, analisa-se como a simulação interativa pode contribuir para a construção do conhecimento histórico e para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. A pesquisa tem caráter qualitativo e se baseia em revisão bibliográfica e experimentos propostos , demonstrando que a interação com o jogo possibilita maior engajamento, retenção de conhecimento e uma compreensão mais profunda das dinâmicas históricas e geopolíticas. Os resultados indicam que Civilization VI pode ser um recurso eficaz no ensino da colonização da América Latina e de teorias das Relações Internacionais, proporcionando uma experiência imersiva e participativa. Conclui-se que a gamificação pode ser um complemento relevante ao ensino tradicional, estimulando a aprendizagem ativa e a aplicação prática de conceitos acadêmicos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-08-28T21:42:57Z No. of bitstreams: 1 ThalesDaviVieiraCangussu.pdf: 14541946 bytes, checksum: d97d8692ae759aed7ec51e07638752c3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-28T21:42:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThalesDaviVieiraCangussu.pdf: 14541946 bytes, checksum: d97d8692ae759aed7ec51e07638752c3 (MD5) Previous issue date: 2025-07-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direito e Relações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectGamificationen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.subjectInternational relationsen
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.titleO Jogo Civilization 6 como ferramenta pedagógica para o ensino de História e aspectos das Relações Internacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThalesDaviVieiraCangussu.pdf14,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.