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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Jogo Civilization 6 como ferramenta pedagógica para o ensino de História e aspectos das Relações Internacionais
Autor(es): Cangussu, Thales Davi Vieira
Primeiro Orientador: Moreira Junior, Hermes
metadata.dc.contributor.referee1: Miranda, Victor Garcia
metadata.dc.contributor.referee2: Figueira, Mauro Sérgio
Resumo: O presente estudo investiga o uso do jogo de estratégia em turnos, Civilization VI, como ferramenta pedagógica para o ensino de História e Relações Internacionais. Com base na teoria da aprendizagem operante de B. F. Skinner e no modelo de Instrução Programada, analisa-se como a simulação interativa pode contribuir para a construção do conhecimento histórico e para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. A pesquisa tem caráter qualitativo e se baseia em revisão bibliográfica e experimentos propostos , demonstrando que a interação com o jogo possibilita maior engajamento, retenção de conhecimento e uma compreensão mais profunda das dinâmicas históricas e geopolíticas. Os resultados indicam que Civilization VI pode ser um recurso eficaz no ensino da colonização da América Latina e de teorias das Relações Internacionais, proporcionando uma experiência imersiva e participativa. Conclui-se que a gamificação pode ser um complemento relevante ao ensino tradicional, estimulando a aprendizagem ativa e a aplicação prática de conceitos acadêmicos.
Abstract: This study investigates the use of the turn strategy game Civilization VI as a pedagogical tool for teaching history and international relations. Based on B. F. Skinner's operant learning theory and the model of programmed instruction, it analyses how interactive simulation can contribute to the construction of historical knowledge and the development of students' critical thinking. The research is qualitative in nature and is based on a literature review and practical experiments, demonstrating that interaction with the game enables greater engagement, knowledge retention and a deeper understanding of historical and geopolitical dynamics. The results indicate that Civilization VI can be an effective resource for teaching the colonization of Latin America and theories of International Relations, providing an immersive and participatory experience. It is concluded that gamification can be a relevant complement to traditional teaching, stimulating active learning and the practical application of academic concepts.
Palavras-chave: Gamificação
Gamification
Ensino de história
History teaching
Relações internacionais
International relations
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: CANGUSSU, Thales Davi Vieira. O Jogo Civilization 6 como ferramenta pedagógica para o ensino de História e aspectos das Relações Internacionais. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Relações Internacionais) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6590
Data do documento: 3-Jul-2025
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