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Tipo: Dissertação
Título: Aspectos da visão profissional de professores de matemática de escolas do campo mobilizados no processo de formação continuada
Autor(es): Moré, Camila Benites Bieleski
Primeiro Orientador: Rodrigues, Renata Viviane Raffa
metadata.dc.contributor.referee1: Jesus, Cristina Cristina Cirino de
metadata.dc.contributor.referee2: Figueiredo, Tiago Dziekaniak
Resumo: Esta pesquisa teve como base a questão de investigação: Que aspectos da visão profissional de professores de Matemática de escolas do campo, sobre as tarefas selecionadas ou elaboradas para aulas na perspectiva do Ensino Exploratório, foram mobilizados em ações de formação continuada? Os procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa abordados neste trabalho possibilitaram o desenvolvimento de uma análise interpretativa de dados, que foram produzidos a partir da promoção de ações de Formação Continuada (FC) com um grupo de professores de Matemática de escolas do campo. Além de considerar os aspectos cognitivos da percepção (noticing) desses professores, procuramos evidenciar também os aspectos socioculturais ligados ao contexto de pesquisa, de formação e de ensino, a partir do conceito de visão profissional como perspectiva teórica para compreender o que estes participantes da FC reconhecem, como interpretam e com base em que decidem como agir, na criação de alternativas específicas ao ensino de Matemática na Educação do Campo, tendo em conta a perspectiva do Ensino Exploratório (EE). Estruturalmente, esta dissertação está organizada no formato Multipaper, contando com o primeiro capítulo, uma introdução estendida, três capítulos no formato de artigos e um capítulo final com as conclusões e considerações finais da pesquisa. Esses estudos foram constituídos com base na questão geral de investigação que procurou ser respondida por meio da interligação das respostas parciais obtidas com os objetivos e questões específicos de cada artigo. A Revisão Sistemática da Literatura (RSL), procedimento metodológico adotado no capítulo 2, evidencia que investigações produzidas com base na perspectiva do professor ressaltam a importância da construção da relação entre o contexto no qual a escola do campo está inserida e o ensino de Matemática. Os estudos analisados apresentam propostas e estratégias de ensino que favoreçam a conexão da matemática com outros saberes, bem como com práticas sociais das pessoas que vivem no campo e outras áreas do conhecimento. No Capítulo 3, as referências construídas por meio de estudos sobre o EE e da análise de uma tarefa utilizada nessa perspectiva de ensino, fomentou a visão profissional dos professores participantes da FC não somente sobre características importantes das tarefas para a aprendizagem matemática dos alunos, mas também sobre aspectos da dinâmica da aula próprios de suas práticas letivas, sendo estes, as tarefas propostas, a comunicação em sala de aula e a gestão curricular. No Capítulo 4 foi possível identificar indícios da atenção e interpretação dos professores a partir das decisões que tomaram na seleção ou elaboração de tarefas, propriamente sobre a organização e estrutura delas, condizentes com princípios de design sustentados por intenções de gerar condições de conexão com a tarefa e o desenvolvimento dela pelos alunos e, como consequência, o engajamento com a tarefa e com a aula. Uma análise mais alargada dos desafios e possibilidades identificadas no processo de FC também nos permite inferir que aspectos socioculturais e políticos ainda presentes na Educação do Campo influenciaram a visão profissional sobre como considerar o contexto na elaboração ou na adaptação da tarefa matemática. Por um lado, as professoras que pertenciam à realidade dos alunos conseguiram conectar com mais facilidade o contexto aos objetivos de ensino e, por outro lado, as experiências compartilhadas no ambiente de FC direcionaram a atenção e apoiaram a construção de significados sobre o modo de vida dos alunos por parte das professoras que não estavam familiarizadas com a realidade deles. Tais fatores apresentaram-se como indícios do desenvolvimento da visão profissional dos professores de Matemática de escolas do campo participantes do contexto formativo constituído nesta pesquisa. Portanto, consideramos que esta pode contribuir ao campo de investigação da área de Ensino de Ciências e Matemática, em virtude de ainda existirem poucos materiais ligados à prática do professor de Matemática no contexto da Educação do Campo e pesquisas sobre ações de FC com esses professores, em que efetivamente se encontrem alternativas sobre como conectar o que é proposto na formação à prática deles, de modo a possibilitar mudanças nas ações docentes desenvolvidas para a e na sala de aula.
Abstract: This research was based on the research question: What aspects of the professional vision of Mathematics teachers from countryside schools, regarding the tasks selected or prepared for classes from the perspective of Exploratory Teaching, were mobilized in continuing education actions? The methodological procedures of qualitative research covered in this work enabled the development of an interpretative analysis of data, which were produced through the promotion of Continuing Training (CF) actions with a group of Mathematics teachers from countryside schools. In addition to considering the cognitive aspects of the perception (noticing) of these teachers, we also seek to highlight the sociocultural aspects linked to the context of research, training and teaching, based on the concept of professional vision as a theoretical perspective to understand what these CF participants recognize, how they interpret and based on which they decide how to act, in the creation of specific alternatives to the teaching of Mathematics in Countryside Education, taking into account the perspective of Exploratory Teaching (EE). Structurally, this dissertation is organized in Multipaper format, with the first chapter, an extended introduction, three chapters in article format and a final chapter with the conclusions and final considerations of the research. These studies were created based on the general research question that sought to be answered by interconnecting the partial answers obtained with the specific objectives and questions of each article. The Systematic Literature Review (RSL), a methodological procedure adopted in chapter 2, shows that investigations produced based on the teacher's perspective highlight the importance of building a relationship between the context in which the rural school is inserted and the teaching of Mathematics. The studies analyzed present proposals and teaching strategies that favor the connection of mathematics with other knowledge, as well as with the social practices of people who live in the countryside and other areas of knowledge. In Chapter 3, the references constructed through studies on EE and the analysis of a task used in this teaching perspective, fostered the professional vision of teachers participating in CF not only about important characteristics of tasks for students' mathematical learning, but also on aspects of class dynamics specific to their teaching practices, these being the proposed tasks, classroom communication and curriculum management. In Chapter 4, it was possible to identify evidence of teachers' attention and interpretation based on the decisions they made in the selection or elaboration of tasks, specifically regarding their organization and structure, consistent with design principles supported by intentions to generate conditions of connection with the task. and its development by students and, as a consequence, engagement with the task and the class. A broader analysis of the challenges and possibilities identified in the CF process also allows us to infer that sociocultural and political aspects still present in Countryside Education influenced the professional vision on how to consider the context when preparing or adapting the mathematical task. On the one hand, teachers who belonged to the students' reality were able to more easily connect the context to teaching objectives and, on the other hand, the experiences shared in the CF environment directed attention and supported the construction of meanings about the way of life of students by teachers who were not familiar with their reality. Such factors were presented as signs of the development of the professional vision of Mathematics teachers from rural schools participating in the training context constituted in this research. Therefore, we consider that this can contribute to the field of investigation in the area of Science and Mathematics Teaching, due to the fact that there are still few materials linked to the practice of Mathematics teachers in the context of Rural Education and research on CF actions with these teachers, in which alternatives are effectively found on how to connect what is proposed in training to their practice, in order to enable changes in teaching actions developed for and in the classroom.
Palavras-chave: Educação do campo
Rural education
Percepção profissional
Professional noticing
Tarefas matemáticas
Mathematical tasks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: MORÉ, C. B. B. Aspectos da visão profissional de professores de matemática de escolas do campo mobilizados no processo de formação continuada. 2023. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6601
Data do documento: 3-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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