Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Troquez, Marta Coelho Castropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142624348818516pt_BR
dc.contributor.referee1Furlan, Cassia Cristinapt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Carlos Magno Naglispt_BR
dc.creatorDias, Daiane Nascimento Robertopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3304702734524428pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-04T19:01:58Zpt_BR
dc.date.available2025-05-18pt_BR
dc.date.available2025-09-04T19:01:58Zpt_BR
dc.date.issued2025-05-13pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Daiane Nascimento Roberto. Estudantes indígenas em escolas urbanas no município de Nova Andradina/MS e o desafio da educação intercultural crítica. 2025. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6613pt_BR
dc.description.abstractThe general objective of this dissertation is to analyze the proposition of educational practices in non-Indigenous schools that serve Indigenous students in elementary public education in Nova Andradina/MS. The specific objectives are: to identify the presence of Indigenous students in public schools in the municipality of Nova Andradina; to discuss the normative and historical frameworks of Indigenous school education as a way to understand Indigenous rights related to schooling; and to analyze the reference documents of the municipal education system of Nova Andradina, particularly the Municipal Education Plan, and what it proposes regarding Indigenous diversity and critical interculturality in school settings. The research methodology involves field studies with interviews conducted within the school community, document analysis, and a review of thematic bibliographies available in schools. The theoretical framework is based on decolonial studies and Indigenous authors, with key concepts including coloniality, critical interculturality, decolonial education, and intercultural education. The research concludes that current practices, structured through isolated projects on specific dates, are insufficient to meet the real needs of Indigenous students in non-Indigenous schools.en
dc.description.resumoO objetivo geral desta dissertação é analisar a proposição de práticas educativas em escolas urbanas não indígenas que atendem estudantes indígenas no ensino fundamental da rede pública de Nova Andradina/MS. Os objetivos específicos são: Localizar a presença de estudantes indígenas nas escolas da rede pública do município de Nova Andradina; Discutir os marcos normativos e históricos como forma de compreender os direitos indígenas relacionados à educação escolar para indígenas; Analisar o Plano Municipal de Educação, documento de referência da rede municipal de ensino de Nova Andradina de Educação, e o que propõem em torno da diversidade indígena e da interculturalidade crítica nos espaços escolares da. A metodologia da pesquisa envolve estudos de campo com entrevistas realizadas junto à comunidade escolar, análise documental e revisão de bibliografias temáticas disponíveis nas escolas. O referencial teórico baseia-se em estudos decoloniais e autores indígenas, tendo como conceitos-chave: colonialidade, interculturalidade crítica, educação decolonial e educação intercultural. A pesquisa conclui que as práticas atuais, estruturadas por meio de projetos isolados em datas específicas, são insuficientes para atender às reais necessidades dos estudantes indígenas em escolas não indígenas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-09-04T19:01:58Z No. of bitstreams: 1 DaianeNascimentoRobertoDias.pdf: 950412 bytes, checksum: 955d64d9b187091e17ec89d37b0bd921 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-04T19:01:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DaianeNascimentoRobertoDias.pdf: 950412 bytes, checksum: 955d64d9b187091e17ec89d37b0bd921 (MD5) Previous issue date: 2025-05-13en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação interculturalpt_BR
dc.subjectIntercultural educationen
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous school educationen
dc.subjectEstudantes indígenaspt_BR
dc.subjectIndigenous studentsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEstudantes indígenas em escolas urbanas no município de Nova Andradina/MS e o desafio da educação intercultural crítica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaianeNascimentoRobertoDias.pdf928,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.