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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Furlan, Cássia Cristinapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7036683053861459pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Fabiana Aparecida dept_BR
dc.contributor.referee2Troquez, Marta Coelho Castropt_BR
dc.creatorSilva, Rosilda Mantovani dapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268336009627977pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-04T21:47:58Zpt_BR
dc.date.available2025-03-03pt_BR
dc.date.available2025-09-04T21:47:58Zpt_BR
dc.date.issued2025-02-21pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Rosilda Mantovani da. Gênero(s) e sexualidade(s) nas normativas curriculares da educação infantil e seus reflexos no currículo da rede municipal de ensino de Dourados/MS. 2025. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6622pt_BR
dc.description.abstractGender and sexuality relations in Brazilian Early Childhood Education have been the subject of numerous studies and extensive discussions over the past two decades. These include research, legislation, debates, and fundamental inquiries aimed at rethinking the role of education in constructing and deconstructing meanings and values. However, for education on gender and sexuality to be effective and meaningful in reducing violence stemming from these issues, it is essential for educators to have the backing of official State measures, expressed through current regulatory standards, and to be aware of them. Grounded in Decolonial Feminist Studies, in dialogue with the perspective of Cultural Studies, this research aimed to analyze the production of gender and sexuality in the educational curriculum through normative documents aimed at promoting and guiding pedagogical practices both for and in Early Childhood Education. The study is defined as qualitative documentary research, grounded in a literature review and the analysis of both primary and secondary data. The data collection involved the use of legislation and official documents (at national, state, and municipal levels) in circulation between 1997 and 2020: Constituição Federal (Brazilian Federal Constitution), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Law of Guidelines and Bases of National Education); Education Plans across the three levels of government; and national and municipal curricular indicators. Comparing these documents with the Curriculum of the Municipal Education Network of Dourados/MS for Early Childhood Education (nursery and preschool stages), the findings reveal the silence and inaction of the State regarding this topic. Critical reflection on current normative frameworks and the possibility of subverting them during the development and implementation of pedagogical activities is necessary, as they do not provide legal security for addressing potential resistance to Education on such diversities. There is an urgent need for local public policies to dismantle structural inequalities and overcome gender and sexuality stereotypes in Early Childhood Education (ECE).en
dc.description.resumoAs relações de gêneros e sexualidades na Educação Infantil brasileira têm sido objetos de vários estudos e muitas discussões nas últimas décadas: pesquisas, legislações, debates e problematizações elementares para se repensar o papel da Educação na construção e desconstrução de significados e valores. Porém, para que a educação para os gênero(s) e para as sexualidade(s) seja efetiva e significativa na diminuição das violências, motivadas por questões relativas à essas temáticas, faz-se necessário que educadoras e educadores tenham o respaldo de medidas oficiais do Estado, expressas através das normas regulamentadoras em vigor, bem como tenham ciência delas. Pautada nos Estudos Feministas Decoloniais, em interlocução com a perspectiva dos Estudos Culturais, esta pesquisa teve por objetivo analisar a produção de gênero(s) e sexualidade(s) no currículo educacional, através de documentos normativos destinados a promover e orientar as práticas pedagógicas para e na Educação Infantil. O estudo caracteriza-se como pesquisa documental, de natureza qualitativa, baseada na revisão de literatura e análise de dados primários e secundários. Para o levantamento dos dados foram utilizadas legislações e documentos oficiais (nacional, estadual e municipal) em circulação no período de 1997 a 2020: Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação; Planos de Educação das três esferas governamentais; indicadores curriculares nacionais e municipal. Feito o confronto dessas produções com o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS: Educação Infantil (etapa creche e pré-escola), os resultados obtidos indicam o silenciamento e a inércia do Estado para com a temática. Faz-se necessário reflexões sobre os ordenamentos normativos em vigor, bem como a possibilidade de subvertê-los quando da elaboração e efetivação das atividades pedagógicas, uma vez que não nos dão segurança jurídica para o enfrentamento a possíveis resistências à Educação para tais diversidades. Urge a adoção de políticas públicas locais, que promovam a desconstrução de desigualdades estruturais e estimulem a superação de estereótipos de gênero(s) e sexualidade(s) na Educação Infantil (EI).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-09-04T21:47:58Z No. of bitstreams: 1 RosildaMantovaniDaSilva.pdf: 1022468 bytes, checksum: abad1053206a90a74f73a3f9da13cdcb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-04T21:47:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RosildaMantovaniDaSilva.pdf: 1022468 bytes, checksum: abad1053206a90a74f73a3f9da13cdcb (MD5) Previous issue date: 2025-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGênero(s) e sexualidade(s) nas normativas curriculares da educação infantil e seus reflexos no currículo da rede municipal de ensino de Dourados/MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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