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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Novaes, Amilton Luizpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0994801724255246pt_BR
dc.contributor.referee1Jacques, Flávia Verônica Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Sá, Edna Maria Rangel dept_BR
dc.creatorDias, Mauro da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7284285858995428pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-05T18:41:13Zpt_BR
dc.date.available2025-08-27pt_BR
dc.date.available2025-09-05T18:41:13Zpt_BR
dc.date.issued2025-08-15pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Mauro da Silva. Proposta de alteração das normas de avaliação de pessoal docente para desenvolvimento na carreira do magistério superior da UFGD. 2025. 196 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6626pt_BR
dc.description.abstractThe pursuit of a single, structured career path that ensures stability, recognition, and decent working conditions has always been a central theme in the struggle of higher education faculty. Law No. 12,772, of December 28, 2012, was enacted to structure the Federal Teaching Career and Position Plan, as well as other career paths. Career development in higher education occurs through progression and promotion in the different classes and levels of the career, based on qualifications and professional performance. The overall objective of this study is to develop a proposal to amend the UFGD's Teaching Staff Evaluation Standards for Career Development in Higher Education, based on an analysis of the Resolutions governing career development at Brazilian federal universities. To this end, documentary research was used, with a qualitative approach, through documentary research, and document analysis. In addition to the regulations, specific documents addressing the topic were surveyed and analyzed, using as a parameter COUNI Resolution No. 377 of December 15, 2022 (revoked), which was replaced by COUNI Resolution No. 860 of May 29, 2025 (current), of the Federal University of Grande Dourados (UFGD). The proposed inclusions and changes complement the current Resolution in terms of career development in teaching, through the appreciation of the intellectual production of the employee, and the speed and transparency in the functional progression process.en
dc.description.resumoA busca por uma carreira única e estruturada, de modo a garantir estabilidade, valorização e condições dignas de trabalho, esteve sempre presente na luta dos docentes da carreira do Magistério Superior. A Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012 foi instituída com o objetivo de estruturar o Plano de Carreira e Cargos de Magistério Federal, além de outras carreiras. O desenvolvimento na carreira do Magistério Superior se dá através da progressão e promoção funcional, nas diversas classes e níveis da carreira, fundamentados na titulação e no desempenho profissional. O objetivo geral do trabalho é elaborar uma proposta de alteração das Normas de Avaliação de Pessoal Docente para Desenvolvimento na Carreira do Magistério Superior da UFGD, a partir da análise das Resoluções que disciplinam o desenvolvimento na carreira das universidades federais do Brasil. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa documental, com uma abordagem qualitativa, através de pesquisa documental, além de uma análise documental. Foram levantados e analisados, além dos normativos, documentos específicos que versam sobre o tema, e teve como parâmetro a Resolução COUNI nº 377, de 15 de dezembro de 2022 (revogada), e que foi substituída pela Resolução COUNI nº 860, de 29 de maio de 2025 (vigente), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os itens propostos de inclusão e alteração complementam a atual Resolução no sentido do desenvolvimento na carreira docente, por meio da valorização da produção intelectual do servidor, da celeridade e transparência no processo de progressão funcional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-09-05T18:41:13Z No. of bitstreams: 1 MaurodaSilvaDias.pdf: 15735397 bytes, checksum: bd2f2fd6067405addfde491a98cb8094 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-05T18:41:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MaurodaSilvaDias.pdf: 15735397 bytes, checksum: bd2f2fd6067405addfde491a98cb8094 (MD5) Previous issue date: 2025-08-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano de carreirapt_BR
dc.subjectCareer pathen
dc.subjectDesenvolvimento na carreirapt_BR
dc.subjectCareer developmenten
dc.subjectMagistério superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleProposta de alteração das normas de avaliação de pessoal docente para desenvolvimento na carreira do magistério superior da UFGDpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

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