Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/663
Tipo: Dissertação
Título: De criança a aluna: memórias da infância e da escolarização de professoras (1930-1970)
Autor(es): Cruz, Gislaine Azevedo da
Primeiro Orientador: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee1: Gebara, Ademir
metadata.dc.contributor.referee2: Veiga, Cynthia Greive
metadata.dc.contributor.referee3: Furtado, Alessandra Cristina
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar e refletir sobre os processos de escolarização das infâncias vivenciadas no Brasil durante o século XX, entre as décadas de 30 e 70, a partir das memórias de professoras de criança e suas relações estabelecidas no espaço escolar. Partimos da premissa que a instituição da escola histórica e socialmente figurou como uma das principais instituições para a civilização dos indivíduos, e produziu a criança-aluno. Neste sentido, buscamos compreender as infâncias escolarizadas de cinco pessoas que viveram este período no interior de São Paulo e Mato Grosso e contaram suas memórias, estudadas aqui a partir da metodologia de História Oral. O trabalho está desenvolvido em três capítulos: as contribuições da história e do processo civilizador para compreensão da infância, as memórias das infâncias escolarizadas e as relações entre adultos e crianças na escola. Ao longo da escolarização da infância a criançaescolar aprendia nas instituições comportamentos e formas de condutas estabelecidas socialmente, marcadas profundamente por padrões como: ser boa menina, boa filha e boa aluna, como valores e atitudes presentes no decurso do processo escolarizador. Desta forma, ao longo dos estudos realizados e das lembranças das infâncias contadas pelas professoras, foi possível identificar a importância da escola na formação e civilização das gerações.
Abstract: This paper aims to analyze and reflect about the processes of scholarization of the childhoods lived in Brazil during the twentieth century, between the decades of 1930 and 1970, based on the memories of elementary and pre-school teachers and the relations they established in the school environment. We assume that the school institution, both socially and historically, figured as one the main institutions for the civilization of individuals, and produced the child-student. In this sense, we aim to understand the scholarized childhoods of five people who lived in this period in the country area of the states of São Paulo and Mato Grosso and told us their memories based on the Oral History methodology. This paper is divided in three chapters, namely: the contribution of history and of the civilizing process to the understanding of childhood; the memories of the scholarized childhoods; and the relations between adults and children at school. Throughout the scholarization of its childhood, the school-child would learn in the institutions the socially established behaviors and rules of conduct, deeply marked by patterns like to be a good girl, a good daughter and a good student, all values and attitudes presented during the scholarizing process. Thus, through our studies and based on the memories told by the teachers, we were able to identify the importance of the school in the formation and the civilization of the generations.
Palavras-chave: Infância
Childhood
Educação
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: CRUZ, Gislaine Azevedo da. De criança a aluna: memórias da infância e da escolarização de professoras (1930-1970). 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/663
Data do documento: 29-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GislaineAzevedodaCruz.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.