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Tipo: Tese
Título: Infraestrutura e investimentos na circulação de commodities no Mato Grosso do Sul
Autor(es): Paixão, Alfredo Aguirre da
Primeiro Orientador: Lamoso, Lisandra Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Fernando Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Alexandre Bergamin
metadata.dc.contributor.referee3: Silveira, Cláudia Vera da
metadata.dc.contributor.referee4: Batista, Ricardo Lopes
Resumo: As dinâmicas produtivas em Mato Grosso do Sul, um território especializado em commodities, tem na circulação, transportes e logística um fator importante para redução dos custos e aumento da competitividade. Investimentos em infraestrutura têm sido direcionados para uma demanda específica deste setor, cuja participação no PIB do estado, é expressiva e este trabalho parte da hipótese de efetiva participação dos recursos do poder público na ampliação das condições de transporte, principalmente a produção voltada para exportação. O objetivo é compreender como os sistemas de engenharia (Santos, 1996) têm sido construídos para conferir competitividade às commodities produzidas e investigar quais são as principais rotas de exportação de commodities; discutir as principais políticas públicas implementadas para aumentar competitividade da produção de commodities, com enfoque: a) Na política de concessão de rodovias; b) Nos investimentos na Rota Bioceânica; 3) Identificar quais as principais fontes de financiamento para os investimentos em infraestrutura e como/onde têm sido investido os recursos no período de 2020 a 2024. Na perspectiva de viabilizar tal proposta, as informações necessárias para o desenvolvimento da pesquisa foram extraídas de dados secundários, levantamento de notícias e revisão bibliográfica. Posteriormente, foram elaborados mapas, tabelas e quadros que exemplificam o resultado desta pesquisa. Percebeu-se que o estado de Mato Grosso do Sul apresenta maior circulação de carga rodoviária, com destino ao Sudeste e ao Portos de Paranaguá e São Francisco do Sul, devido principalmente às condições históricas vigentes durante sua incorporação ao capitalismo industrial do Sudeste, na demanda por matéria prima. Quanto ao modal hidroviário, está concentrado no tramo sul do Rio Paraguai, O sistema ferroviário no estado encontra-se concedido à iniciativa privada, empresa Rumo Logística, com obstáculos operacionais. É deficitário no trecho Corumbá – Campo Grande, necessitando de investimentos e novo arcabouço regulatório. A concessão de rodovias em Mato Grosso do Sul, iniciada em 2013, com a BR-163 para o Grupo CCR, atualmente encontra-se a cargo da empresa Motiva. Considerando a circulação das commodities aqui estudadas em conjunto as políticas do estado, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul tem demostrando iniciativas para o aumento das atividades produtivas do agronegócio, na agroindustrialização dos produtos de origem agrárias, e maior atenção para a estrutura na Bacia do Rio Paraná, com a ampliação do complexo celulose.
Abstract: Production dynamics in Mato Grosso do Sul, a region specialized in commodities, rely on circulation, transportation, and logistics as major factors for reducing costs and increasing competitiveness. Infrastructure investments have been toward a specific demand in the sector, which accounts for a significant share of the state's GDP. The present study focuses on the hypothesis that public resources are effectively involved in expanding transportation facilities for export-oriented production. The objective is to comprehend how engineering systems (Santos, 1996) have been constructed to enhance the competitiveness of produced commodities, and to investigate the main export routes of them. The study aims to discuss the main public policies implemented to increase the competitiveness of commodity production, focusing on highway concession policies, investments in the Bioceanic Route, identify the main sources of financing for infrastructure investments and how/where the resources were invested from 2020 to 2024. To make the proposal feasible, the required data was extracted from secondary data, news surveys, and literature reviews. Maps, tables, and charts were elaborated to illustrate the results. We noted that the state of Mato Grosso do Sul presents intense high road freight flow to the Southeast and the Ports of Paranaguá and São Francisco do Sul, due to the historical conditions prevailing during its incorporation into the industrial capitalism of the Southeast, in demand for raw materials. Waterway transport is concentrated in the southern stretch of Paraguay River. The railway system is leased to the private sector, a company named Rumo Logística, and faces operational challenges. The Corumbá-Campo Grande stretch is deficient, requiring investment and new regulatory framework. The highway concession in Mato Grosso do Sul began in 2013 with BR-163 for the CCR Group, currently managed by Motiva. Thus, the circulation of the commodities studied here in conjunction with state policies of Mato Grosso do Sul State Government has presented initiatives to increase agribusiness production activities, the agro industrialization, and major attention to infrastructure in the Paraná River Basin, with the expansion of the pulp complex.
Palavras-chave: Circulação
Circulation
Transportes
Transportation
Commodity
Commodity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: PAIXÃO, A. A. Infraestrutura e investimentos na circulação de commodities no Mato Grosso do Sul. 2025. 294 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6630
Data do documento: 4-Jul-2025
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