Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6648
Tipo: Dissertação
Título: Ressignificação de habitus a partir da formação de novos sentidos no ensino de ciências via psicanálise Freud-lacaniana: a fotossíntese como exemplo para os Guaranis e Kaiowás
Autor(es): Machado, Patricia Perez
Primeiro Orientador: Yamazaki, Sérgio Choiti
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Fernando Cesar
metadata.dc.contributor.referee2: Ladeia, Elâine da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Ademir de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Cerdas, Eliane
Resumo: Pesquisas sobre ensino e aprendizagem em ciências apontam dificuldades dos alunos para compreensão da Fotossíntese. Estas dificuldades refletem no desinteresse e consequentemente na relação do homem com as plantas. Assim, tendo o ensino deste tema como objeto de análise, este trabalho desenvolvido no Município de Dourados, Mato Grosso do Sul, por meio de atividades junto a colaboradores indígenas guaranis e kaiowás, acadêmicos da área de ciências da natureza do Curso de Licenciatura Teko Aradu da FAIND/UFGD – teve o objetivo de buscar elementos que possam sustentar estratégias de ensino para favorecer uma ressignificação do habitus, referente à noção de fotossíntese, e como esta se reproduz em sala de aula a partir da formação de novos sentidos. Com base na análise das respostas dos questionários e das entrevistas constatou-se que a preconcepção mais aceita dos participantes desta pesquisa é sobre um modo heterótrofo de vida vegetal, onde as plantas se alimentam através das raízes e consideram os sais minerais, a água, e o CO2, alimentos da planta. Outra repetição presente no discurso dos licenciandos é a dificuldade em assimilar o processo de fotossíntese e respiração celular. Em relação à luz solar algumas concepções como fornecer vitamina D, proteína, calor, e ser necessária para planta enxergar foram relacionadas à sobrevivência da planta. Quanto ao conceito da fotossíntese o que se observa é a falta da complexidade do fenômeno nos discursos dos estudantes. Tendo como fundamento teórico a Psicanálise, dizemos que o sujeito da psicanálise é aquele dominado pelo inconsciente. E a linguagem, não é vista só como um instrumento de comunicação e transmissão de informações, mas como questão primordial da constituição do sujeito. Para Lacan (1998), o inconsciente é estruturado como linguagem, onde uma cadeia de significantes, um significante se relacionando com outro significante, constitui determinados significados. Dentro da abordagem psicanalítica levantamos a cadeia significante S2, o modo de ver dos discentes, que são externalizadas pela via da cultura e pela via da formação escolar, referente aos significantes mestres S1: planta, luz, sol, [do que] precisa e [o que] produz. Conhecer a interpretação dos sujeitos é condição necessária para identificarmos as lacunas, as faltas, o vazio que se faz presente na cadeia significante. Para tentar “preencher as faltas”, os discentes precisam ter acesso à teoria para entender o fenômeno. Portanto, por meio de narrativas, o discurso será movido em direção a internalização de novos significantes (S2), incorporando novos sentidos trazidos pela ciência. Espera-se que este trabalho contribua para reflexão sobre as possibilidades de suporte teórico da psicanálise para a prática educativa assim como para a educação escolar indígena.
Abstract: Research on teaching and learning in science points to students' difficulties in understanding photosynthesis. These difficulties reflect on the lack of interest and consequently on the relationship between man and plants. Thus, with the teaching of this topic as the object of analysis, this work was developed in the Municipality of Dourados, Mato Grosso do Sul, through activities with Guarani and Kaiowá indigenous collaborators, academics in natural sciences from the Teko Arandu Degree Course from FAIND/UFGD. The objective of this research involves seeking elements that can support teaching strategies to favor a redefinition of the habitus, referring to the notion of photosynthesis, and how this is reproduced in the classroom based on the formation of new meanings. Based on the analysis of the answers to the questionnaires and interviews, it was found that the most believed preconception of the participants in this research is about a heterotrophic mode of plant life, where plants feed through their roots and consider mineral salts, water, CO2 as plant food. Another repetition present in the students' speech is difficulty in assimilating the process of photosynthesis and cellular respiration. In relation to sunlight, some concepts such as providing vitamin D, protein, heat, and being necessary for the plant to see were related to the plant's survival. Regarding the concept of photosynthesis, what is observed is the lack of complexity of the phenomenon in the students' speeches. The subject of psychoanalysis is the one dominated by the unconscious. And language is not only seen as an instrument of communication and transmission of information, but as a primordial issue in the constitution of the subject. For Lacan (1998), the unconscious is structured like language, where a chain of signifiers, a signifier relating to another signifier, constitutes certain meanings. Within the psychoanalytic approach we raise the significant chain S2, the students' way of seeing, which are externalized through culture and through school training, referring to the master signifiers S1: plant, light, sun, needs and produces. Knowing the subjects' interpretation is a necessary condition for us to identify the gaps, the faults, the void that is present in the signifying chain. To try to fill the gaps, students need to have access to theory to understand the phenomenon. Therefore, through narratives, the discourse will move towards the internalization of new signifiers (S2), incorporating new meanings brought by science. It is hoped that this work will contribute to reflection on the possibilities of theoretical support of psychoanalysis for educational practice as well as for indigenous school education.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Science teaching
Psicanálise
Psychoanalysis
Guarani/Kaiowá
Guarani/Kaiowá
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: MACHADO, Patricia Perez. Ressignificação de habitus a partir da formação de novos sentidos no ensino de ciências via psicanálise Freud-lacaniana: a fotossíntese como exemplo para os Guaranis e Kaiowás. 2024. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6648
Data do documento: 2-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciaPerezMachado.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.