Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6651
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Kellcia Rezende | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7169364895636739 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Danielli Araújo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Quiroga, Fernando Lionel | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cintra, Renato Fabiano | pt_BR |
dc.creator | Baldochi, Lívia Andréa Zaleski | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3545727819419401 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-24T18:18:47Z | pt_BR |
dc.date.available | 2025-09-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-09-24T18:18:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025-08-28 | pt_BR |
dc.identifier.citation | BALDOCHI, Lívia Andréa Zaleski. A política institucional de assistência estudantil aos discentes da modalidade de educação à distância da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 2025. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6651 | pt_BR |
dc.description.abstract | The lack of a national policy focused on student assistance for distance learning (DE) students constitutes a regulatory gap that significantly impacts the retention and academic trajectory of these students. Given this scenario, this dissertation seeks to answer the question: how have Brazilian federal universities implemented student assistance policies for distance learning students, and what guidelines can be proposed to fill this gap? The central objective is to propose guidelines for an institutional student assistance policy aimed at distance learning, taking as a reference the case of the Federal University of Grande Dourados (UFGD). The research adopts a quantitative and qualitative approach, descriptive and exploratory in nature, based on bibliographic and documentary research, and content analysis. The empirical universe corresponds to the 69 Brazilian federal universities, constituting a census survey. The results reveal that, although 83.8% of universities offer distance learning undergraduate programs, only 5.9% reported having specific student assistance initiatives for this population. Most maintain programs focused exclusively on in-person learning, in accordance with the guidelines of the National Student Assistance Policy (PNAES/2024). Some institutions, such as UFPel, UFMS, UNIPAMPA, and UFERSA, have specific initiatives, but with a low level of institutionalization. In contrast, UFGD stands out as the only university to consolidate a structured policy for distance learning students, using its own institutional resources and offering emergency financial aid, initially targeted at the Letras-Libras program. Based on this analysis, a set of guidelines inspired by UFGD's experience is proposed, aiming to promote equality of conditions between in-person and distance learning students, strengthening access to and retention in public higher education. The study contributes both to the academic field, by filling a research gap on distance learning student assistance, and to institutional practice, by providing support for public policymaking. | en |
dc.description.resumo | A ausência de uma política nacional voltada à assistência estudantil para discentes da Educação a Distância (EaD) constitui uma lacuna normativa que impacta significativamente a permanência e a trajetória acadêmica desses estudantes. Diante desse cenário, esta dissertação busca responder à questão: de que maneira as universidades federais brasileiras têm implementado políticas de assistência estudantil para estudantes da modalidade EaD e quais diretrizes podem ser propostas para suprir a lacuna existente? O objetivo central é propor diretrizes para uma política institucional de assistência estudantil direcionada à EaD, tomando como referência o caso da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A investigação adota abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, fundamentada em pesquisa bibliográfica, documental e na análise de conteúdo. O universo empírico corresponde às 69 universidades federais brasileiras, configurando uma pesquisa censitária. Os resultados revelam que, embora 83,8% das universidades ofertem cursos de graduação EaD, apenas 5,9% declararam possuir ações específicas de assistência estudantil para esse público. A maioria mantém programas voltados exclusivamente ao ensino presencial, conforme diretrizes da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES/2024). Algumas instituições, como UFPel, UFMS, UNIPAMPA e UFERSA, apresentam iniciativas pontuais, mas com baixo grau de institucionalização. Em contraste, a UFGD destaca-se como a única universidade a consolidar uma política estruturada para discentes EaD, por meio de recursos institucionais próprios e da oferta de auxílio emergencial financeiro, inicialmente voltado ao curso de Letras-Libras. A partir dessa análise, propõe-se um conjunto de diretrizes inspiradas na experiência da UFGD, com vistas a promover equidade de condições entre estudantes presenciais e a distância, fortalecendo o acesso e a permanência no ensino superior público. O estudo contribui tanto para o campo acadêmico, ao preencher uma lacuna de pesquisa sobre assistência estudantil na modalidade EaD, quanto para a prática institucional, ao oferecer subsídios para formulação de políticas públicas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-09-24T18:18:47Z No. of bitstreams: 1 LiviaAndreaZaleskiBaldochi.pdf: 5095426 bytes, checksum: 439b75715346496fc827c95a1321bc40 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-24T18:18:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LiviaAndreaZaleskiBaldochi.pdf: 5095426 bytes, checksum: 439b75715346496fc827c95a1321bc40 (MD5) Previous issue date: 2025-08-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | higher Education | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | distance Education | en |
dc.subject | Política de assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject | student assistance Policy | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.title | A política institucional de assistência estudantil aos discentes da modalidade de educação à distância da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LiviaAndreaZaleskiBaldochi.pdf | 4,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.