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Tipo: Dissertação
Título: Ética nos projetos integradores de ciências natureza e suas tecnologias: avaliando livros didáticos do ensino médio
Autor(es): Ling, Cheng Ju
Primeiro Orientador: Pereira, Ademir de Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Conrado, Dália Melissa
metadata.dc.contributor.referee1: Hussein , Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes Neto, Nei de Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Karolina Martins Almeida e
metadata.dc.contributor.referee4: Andrade, Maria Aparecida
metadata.dc.contributor.referee5: Miranda , Elisangela Matias
Resumo: O livro didático (LD) é uma ferramenta que apoia tanto o professor, na organização das aulas, quanto o estudante, oferecendo direções para o aprendizado. Embora os educadores promovam valores, como respeito e convivência harmoniosa, a ética nem sempre é abordada de forma clara e aplicada, sendo frequentemente restrita a conceitos teóricos em disciplinas como filosofia. Ademais, a ética é considerada um tema inter e transdisciplinar necessário para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Assim, o ensino da ética é importante e, para isso, os professores devem estar preparados e acreditar na possibilidade de incorporar essa temática em suas aulas. No ensino de ciências, a perspectiva da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), por ser interdisciplinar e contextualizadora permite explicitar a dimensão ética dos conteúdos. No currículo do novo ensino médio, tem sido recomendado o uso de Projetos Integradores, juntamente com métodos ativos e participativos, visando promover uma formação integral, mais ampla, dinâmica e significativa. Contudo, essa temática ainda é muito recente. Neste contexto, o objetivo principal da pesquisa foi analisar e compreender a dimensão ética dos Projetos Integradores presentes nos livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, considerando a importância da ética e a perspectiva da educação CTSA. Para isso, buscamos: 1) Identificar e caracterizar a literatura que relaciona ética, educação CTSA e LD; e 2) Identificar e descrever a literatura sobre Projetos Integradores e LD, a partir de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura; e também 3) Analisar os aspectos da ética presentes em Projetos Integradores de três LD do ensino médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2021, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, na perspectiva da educação CTSA, a partir de pesquisa documental e análise de conteúdo. Por se tratar de um tema pouco explorado, adotamos uma abordagem qualitativa e exploratória. Os resultados indicaram novas questões de pesquisa e estudos futuros sobre a presença dos conteúdos de ética nos Projetos Integradores de LD, considerando os pressupostos da educação CTSA. A dissertação discute e sintetiza a análise de 18 Projetos Integradores, indicando perspectivas para o uso desses LD. Espera-se que este estudo incentive a valorização da ética no ensino de ciências, o uso mais crítico dos livros didáticos e a melhoria da educação básica brasileira.
Abstract: The textbook is a tool that supports both the teacher in organizing classes and the student, offering directions for learning. Although educators promote values such as respect and harmonious coexistence, ethics is rarely taught in an applied way, often being restricted to theoretical concepts in disciplines such as philosophy. Furthermore, ethics is considered an inter and transdisciplinary theme necessary for improving the quality of life in society. Therefore, teaching ethics is important and, therefore, teachers must be prepared and believe in the possibility of incorporating this theme into their classes. In science education, the Science-Technology-Society-Environment (STSE) perspective, is interdisciplinary and contextualizing, this makes it possible to explain the ethical dimension of the content. In the new high school curriculum, the use of Integrative Projects has been recommended, together with active and participatory methods, aiming to promote a comprehensive, broader, more dynamic and meaningful education. However, this theme is still very recent. In this context, the main objective of the research was to analyze and understand the ethical dimension of the Integrative Projects present in textbooks in the area of Natural Sciences and their Technologies, considering the importance of ethics and the perspective of STSE education. The specific objectives were: 1) Identify and characterize the literature that relates ethics, STSE education, and textbook; and 2) Identify and describe the literature about Integrative Projects and textbook, based on bibliographic research and literature review; and also 3) Analyze the aspects of ethics present in Integrative Projects of three high school textbook, approved by the 2021 in National Textbook Program, in the area of Natural Sciences and Technologies, from the perspective of STSE education, based on documentary research and content analysis. Because this is a little explored issue, we adopted a qualitative and exploratory approach. The results indicated new research questions and future studies on the presence of ethics content in textbook Integrative Projects, considering the assumptions of STSE education. The dissertation discusses and synthesizes the analysis of 18 Integrative Projects, indicating perspectives for the use of these textbook. We hope that this study can encourage the appreciation of ethics in science teaching, the more critical use of textbooks and the improvement of Brazilian basic education.
Palavras-chave: Ensino de ética
Teaching ethics
Materiais curriculares
Curricular materials
Educação CTSA
STSE education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: CHENG, J. L. Ética nos projetos integradores de ciências natureza e suas tecnologias: avaliando livros didáticos do ensino médio. 2025. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6652
Data do documento: 3-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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