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Tipo: Dissertação
Título: Identidade de gênero e orientação sexual na educação e no ensino de ciências: o que revelam as teses e dissertações das universidades públicas do Mato Grosso do Sul e as Atas do ENPEC?
Autor(es): Santos, Danrvney Christian Monteiro dos
Primeiro Orientador: Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Henrique, Victor Hugo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Ademir de Souza
Resumo: Vivemos em um mundo onde muitos corpos não possuem voz, como os da comunidade LGBTQIA+, mais precisamente depois do (des)governo do Ex-Presidente da República Jair M. Bolsonaro, que utilizava de sua “Ideologia de gênero” para atacar, descredibilizar e invisibilizar saberes voltados às identidades de gênero e orientações sexuais. E mesmo que esses temas estejam ganhando um pouco mais de visibilidade nos mais variados cenários, ainda assim, estão longe de serem implementadas em todas as instâncias, entre elas, nas universidades públicas com seus mestrados e doutorados e seus eventos ligados a eles. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo compreender como esses temas estão presentes nos programas de pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências das universidades públicas do Mato Grosso do Sul (MS), como também, em todas as edições do ENPEC. Fundamentada pela epistemologia Freireana, conhecida por apresentar uma abordagem humanizadora, que dá voz a todos os corpos e que repudia os diferentes tipos de preconceito, por meio de obras como a “Pedagogia do Oprimido” (1987), “À sombra dessa mangueira” (2015) & “Pedagogia da Autonomia” (2019). Com caráter qualiquantitativo, a presente pesquisa se estrutura como um Estado da Arte, ou seja, um levantamento bibliográfico de um determinado tema a ser examinado, que nesse caso, foi a sexualidade. Importante destacar que as buscas foram finalizadas no dia 05/06/2024, deste modo, qualquer pesquisa defendida após essa data foi desconsiderada. Os dados apontam que tanto no ENPEC, quanto nesses programas investigados, a inserção de identidade de gênero e orientação sexual foi extremamente baixa, visto que, em ambos os casos, essa representação não alcançou 2% da totalidade. o que considero triste, preocupante e alarmante, uma vez que, o ENPEC e os programas investigados tem como público-alvo pesquisadores que também são professores, consequentemente, esperava-se que discussões voltadas aos saberes que dizem a respeito das realidades e problemáticas sociais enfrentadas pelos estudantes, como por exemplo, os frequentes casos de machismo, homofobia, misoginia e transfobia, entretanto, a prioridade parece ser outra.
Abstract: We live in a world where many bodies have no voice, such as those from the LGBTQIA+ community, especially after the (mis)government of former President Jair M. Bolsonaro, who used his "gender ideology" to attack, discredit, and render invisible knowledge related to gender identities and sexual orientations. And even though these topics have gained a bit more visibility in various contexts, they are still far from being implemented across all spheres — including public universities, their master's and doctoral programs, and related academic events. In light of this, this research aims to understand how these topics are present in graduate programs in Education and Science Teaching at public universities in Mato Grosso do Sul (MS), as well as in all editions of ENPEC. The study is grounded in Freirean epistemology, known for presenting a humanizing approach that gives voice to all bodies and rejects different forms of prejudice, drawing from works such as "Pedagogy of the Oppressed" (1987), "Under the Shade of This Mango Tree" (2015), and "Pedagogy of Autonomy" (2019). With a qualitative and quantitative approach, this research is structured as a State of the Art review — that is, a bibliographic survey of a specific topic to be examined, which in this case is sexuality. It is important to highlight that searches were completed on 06/05/2024, meaning any research defended after this date was disregarded. The data indicate that both in ENPEC and the investigated programs, the inclusion of gender identity and sexual orientation was extremely low, as in both cases this representation did not reach 2% of the total. This is considered sad, worrying, and alarming, especially since ENPEC and the investigated programs target researchers who are also teachers. Consequently, it was expected that discussions focused on knowledge related to the social realities and challenges faced by students — such as frequent cases of sexism, homophobia, misogyny, and transphobia — would emerge. However, the priority seems to be otherwise.
Palavras-chave: LGBTQIA+
LGBTQIA+
Paulo Freire
Paulo Freire
Preconceito
Prejudice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: SANTOS, D. C. M. Identidade de gênero e orientação sexual na educação e no ensino de ciências: o que revelam as teses e dissertações das universidades públicas do Mato Grosso do Sul e as Atas do ENPEC?. 2025. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6653
Data do documento: 28-Fev-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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