Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Renata Viviane Raffapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2462843431778854pt_BR
dc.contributor.referee1Simões, Bruno dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Paulo Henriquept_BR
dc.creatorMoura, Graziele Meneguetti dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2124414676700233pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-25T18:13:41Zpt_BR
dc.date.available2027-03-24pt_BR
dc.date.available2025-09-25T18:13:41Zpt_BR
dc.date.issued2025-03-24pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, G. M. Problemáticas, motivações e experiências em um curso de licenciatura em matemática no atravessamento da pandemia de Covid-19. 2025. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6654pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to discuss the challenges faced by future Mathematics teachers regarding teacher education in the context of the COVID-19 pandemic, as well as the motivations for continuing in the Mathematics Teaching Degree program at UFGD. The empirical material was gathered from two sources. The first consisted of an online questionnaire answered by 25 students, containing both closed and open-ended questions. The responses were analyzed by reading the written answers, grouping similar ones, and relating them to the closed responses. The results enabled connections to be drawn between the concerns raised by future teachers and the issues highlighted in other studies on the challenges of initial teacher education and dropout rates. The second set of data was collected through a Focus Group (FG) consisting of six students from the Mathematics Teaching Degree program who completed part of their studies during the pandemic. Their experiences were narrated, transcribed, organized based on similarities in their statements, and subsequently analyzed. The study examines different experiences related to the challenges faced in the program but also highlights factors that encourage students to persist in their studies. Thus, it is possible to identify aspects that require greater attention, as well as to recognize and appreciate those that have contributed to teacher education, attracting new teachers and motivating them to complete the program.en
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo discutir as problemáticas que futuros professores de Matemática tiveram em relação à formação docente no contexto da pandemia de COVID-19, bem como as motivações para a permanência no curso de Licenciatura em Matemática da UFGD. O material empírico foi construído por meio de duas fontes, a primeira, utilizando um formulário online respondido por 25 acadêmicos, contendo questões fechadas e abertas. As respostas foram analisadas por meio da leitura das respostas escritas, agrupando aquelas mais semelhantes e relacionando-as com as respostas fechadas. Os resultados permitiram traçar conexões entre as queixas levantadas pelos futuros professores e as questões evidenciadas por outras pesquisas sobre os desafios da formação inicial de professores e a evasão. O segundo conjunto de dados foi produzido a partir da constituição de um Grupo Focal (GF) com seis discentes do curso de Licenciatura em Matemática que desenvolveram uma etapa dos estudos durante a pandemia. Essas experiências foram narradas, transcritas e organizadas com base nas aproximações entre as falas e analisadas. A pesquisa identifica diferentes experiências relacionadas aos desafios enfrentados no curso, mas também destaca fatores que incentivam os discentes a permanecerem nele. Dessa forma, é possível trazer à tona aspectos que precisam de maior atenção, de modo a reconhecer e valorizar àqueles que têm contribuído com a formação docente, bem como para atrair novos professores e motivá-los a concluir o curso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-09-25T18:13:41Z No. of bitstreams: 1 GrazieleMeneguettideMoura - Embargado.docx.pdf: 50530 bytes, checksum: 9274f39e0f7eeac9624408b6663df19f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-25T18:13:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GrazieleMeneguettideMoura - Embargado.docx.pdf: 50530 bytes, checksum: 9274f39e0f7eeac9624408b6663df19f (MD5) Previous issue date: 2025-03-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectFuturos professorespt_BR
dc.subjectFuture teachersen
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics Teaching Degreept_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPandemicen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleProblemáticas, motivações e experiências em um curso de licenciatura em matemática no atravessamento da pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GrazieleMeneguettideMoura - Embargado.docx.pdf49,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.