Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Calixto, Vivian dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 3349356611596263 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Adriana Marques de | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cabral, Wallace Alves | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Luciene Silva Primo de | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/2308902847546594 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T19:10:44Z | pt_BR |
dc.date.available | 2024-11-05 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-09-25T19:10:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-09-16 | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luciene Silva Primo de. BNC-Formação: As Paisagens Interpretativas Explicitadas em Periódicos Nacionais de Qualis “A” acerca da Formação de Professores/as de Ciências no Brasil. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6657 | pt_BR |
dc.description.abstract | The present dissertation assumed as the core of its actions the field of teacher education. Considering this scope, we were inspired by a political perspective, enhanced by dialogue, in which our incompleteness, the beauty of knowing and being, is present in the construction of knowledge itself. Thus, it should be noted that Brazilian education has experienced a set of curricular (de)forms proposed and implemented in the last decade. We can highlight as an important time frame the process of creating the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and Law 13.415/17, the New Secondary Education (NEM). By challenging ourselves to draw a historical overview of these structuring movements of contemporary (counter)reform in Basic Education that we are experiencing, and to demonstrate our concern with the new National Curricular Guidelines for teacher training, known as the Base Nacional Comum for Teacher Training (BNC-Formação), we aimed to understand this complex and multifaceted context. The theoretical constructs inherent to teacher training and curriculum assumed a foundational role in the challenge of interpreting and analyzing the aforementioned context, which constituted the phenomenon investigated in this research. Given this scenario, our investigation is characterized by its qualitative nature, with the development of bibliographic research. As empirical material, articles linked to Qualis "A" journals from the Quadrennium 2017-2020 on the Sucupira Platform were selected, considering the descriptors: BNC-Formação and DCN 2019. From this process, 20 articles were mapped and analyzed using the theoretical/methodological assumptions of Discursive Textual Analysis (ATD). The analysis of the empirical material allowed the emergence of thirteen initial categories, which, when grouped by similar themes, generated two intermediate categories and one final category. This process structured the metatext, the central objective of the ATD. As interpretative landscapes, it was revealed, through the communication in the analyzed articles, that the BNC-Formação is configured as an anachronistic training policy, intensely criticized by the academic community and anchored in neoliberal assumptions. | en |
dc.description.resumo | A presente dissertação assumiu como âmago de suas ações o campo da formação de professores. Considerando esse âmbito inspiramo-nos por uma perspectiva política, potencializada pelo diálogo, no qual a nossa incompletude, a boniteza do saber-ser, se faz presente na construção do próprio conhecimento. Assim sendo, cabe ressaltar que a educação brasileira experimenta um conjunto de (de)formas curriculares propostas e implementadas na última década. Podemos destacar como marco temporal importante o processo de criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei 13.415/17, o Novo Ensino Médio (NEM). Ao nos desafiarmos a traçar um panorama histórico, sobre esses movimentos estruturantes de (contra)reforma contemporânea, na Educação Básica, que estamos vivendo, e para demonstrarmos nossa inquietação com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, conhecidas como Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação), nos propusemos a compreender esse contexto complexo e multifacetado. Os construtos teóricos inerentes à formação de professores e ao currículo, assumiram papel fundantes no desafio de interpretar e analisar o contexto supramencionado, que constituiu-se como fenômeno investigado na presente pesquisa. Diante desse cenário, nossa investigação se caracteriza de natureza qualitativa com desenvolvimento de pesquisa bibliográfica. Como material empírico foram selecionados artigos vinculados as revistas de Qualis “A”, Quadriênio entre 2017-2020 na Plataforma Sucupira, considerando como descritores: BNC Formação e DCN 2019. Deste processo foram mapeados 20 artigos, analisados mediante os pressupostos teórico/metodológicos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise do material empírico permitiu a emergência de treze categorias iniciais, que aproximadas mediante temáticas semelhantes, geraram duas categorias intermediárias e uma categoria final. Esse processo estruturou o metatexto, objetivo central da ATD. Como paisagens interpretativas desvelou-se a compreensão, mediante o comunicado nos artigos analisados, de que a BNC-Formação configura-se como uma política de formação anacrônica, intensamente criticada pela comunidade acadêmica e ancorada em pressupostos neoliberais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-09-25T19:10:44Z No. of bitstreams: 1 LucieneSilvaPrimodeOliveira.pdf: 1725229 bytes, checksum: 900943bfec18084adb16e742aee310dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-25T19:10:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LucieneSilvaPrimodeOliveira.pdf: 1725229 bytes, checksum: 900943bfec18084adb16e742aee310dc (MD5) Previous issue date: 2024-09-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | BNC-Formação | pt_BR |
dc.subject | BNC-Training | en |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.subject | Bibliographic Research | en |
dc.subject | Análise textual discursiva | pt_BR |
dc.subject | Discursive Textual Analysis | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | BNC-Formação: As Paisagens Interpretativas Explicitadas em Periódicos Nacionais de Qualis “A” acerca da Formação de Professores/as de Ciências no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LucieneSilvaPrimodeOliveira.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.