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Tipo: Dissertação
Título: Aspectos do raciocínio proporcional de alunos do 7º ano mobilizados em experiências dialógicas de resolução e de elaboração de tarefas matemáticas
Autor(es): Rodrigues, Síntia Paola
Primeiro Orientador: Rodrigues, Renata Viviane Raffa
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Laís Maria Costa Pires de
metadata.dc.contributor.referee2: Figueiredo, Tiago Dziekaniak
Resumo: Este estudo teve como propósito responder à seguinte questão de pesquisa: De que forma a resolução e a elaboração de tarefas sobre proporcionalidade, por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, por meio de experiências dialógicas em aulas na perspectiva do Ensino Exploratório, possibilitam a mobilização de aspectos do raciocínio proporcional? A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com foco na compreensão do processo de pensamento dos alunos durante a elaboração e resolução de tarefas matemáticas. Os dados analisados consistem nos diálogos entre a pesquisadora e pequenos grupos de alunos, bem como nas produções e registros escritos por eles realizados. A dissertação está organizada no formato multipaper, composta por uma introdução estendida e três artigos, os quais, de forma articulada, forneceram respostas parciais que contribuíram para a resposta da questão geral de pesquisa. O primeiro artigo tem como objetivo compreender como a resolução de uma tarefa exploratória, por meio de experiências dialógicas com oito grupos de alunos do 7º ano, pode contribuir para a mobilização de aspectos do raciocínio proporcional. Os resultados evidenciaram que, ao resolverem uma tarefa exploratória sobre relações proporcionais, os alunos mobilizaram importantes aspectos do raciocínio proporcional, como a comparação entre quantidades, comparações de natureza multiplicativa e, de forma incipiente, a covariação. O segundo artigo busca compreender como a elaboração de tarefas matemáticas por alunos do 7º ano, pautada na perspectiva dialógica, pode contribuir para o processo de estruturação da relação proporcional entre duas quantidades e para o reconhecimento da natureza multiplicativa presente nessa relação. As análises dos diálogos gravados, das tarefas elaboradas e das resoluções feitas pelos próprios alunos indicaram que, apesar das dificuldades iniciais, os grupos foram capazes, em diferentes níveis, de mobilizar a compreensão da natureza multiplicativa entre as quantidades. O terceiro artigo teve como objetivo compreender, a partir de uma perspectiva dialógica, a mobilização do raciocínio progressivo e regressivo na elaboração de tarefas envolvendo relações proporcionais por alunos do 7º ano. As análises, assim como no segundo artigo, evidenciaram dificuldades na estruturação e compreensão dessas relações. No entanto, após intervenções dialógicas realizadas pela pesquisadora, os grupos foram capazes de elaborar suas tarefas e, em suas resoluções, demonstraram a mobilização do raciocínio progressivo e regressivo. A articulação dos resultados dos três artigos permitiu concluir que, em comparação com a resolução de tarefas, a elaboração de tarefas se mostrou um processo mais desafiador tanto para os alunos quanto para o professor. Ainda assim, revelou grande potencial para a mobilização e o desenvolvimento de aspectos do raciocínio proporcional. Além disso, favoreceu o desenvolvimento de interações dialógicas, fundamentais para que a pesquisadora identificasse a zona de desenvolvimento proximal dos alunos e realizasse intervenções e questionamentos específicos que provocaram o pensamento e a reflexão. Por fim, esta pesquisa pode servir como propulsora para outros estudos que envolvam a elaboração de tarefas matemáticas por alunos, seja com o objetivo de favorecer a compreensão de outros conceitos matemáticos, seja para mobilizar outros aspectos do raciocínio proporcional.
Abstract: This study aimed to answer the following research question: How does the solving and designing of tasks on proportionality, by 7th-grade students in Middle School, through dialogic experiences in lessons based on the Exploratory Teaching approach, enable the mobilization of aspects of proportional reasoning? The research adopts a qualitative approach, focusing on understanding students' thinking processes during the design and solving of mathematical tasks. The data analyzed consist of dialogues between the researcher and small groups of students, as well as the written productions and records created by them. The dissertation is organized in a multipaper format, composed of an extended introduction and three articles, which, in an articulated manner, provided partial answers that contributed to addressing the main research question. The first article aims to understand how the solving of an exploratory task, through dialogic experiences with eight groups of 7th-grade Middle School students, can contribute to the mobilization of aspects of proportional reasoning. The results showed that, when solving an exploratory task on proportional relationships, students were able to mobilize important aspects of proportional reasoning, such as quantity comparison, multiplicative comparisons, and, to a lesser extent, covariation. The second article seeks to understand how the designing of mathematical tasks by 7th-grade Middle School students, based on a dialogic perspective, can contribute to the structuring process of the proportional relationship between two quantities and to the recognition of the multiplicative nature present in this relationship. The analysis of recorded dialogues, the tasks designed, and the students' own solutions to their tasks indicated that, despite initial difficulties, the groups were able, at different levels, to mobilize an understanding of the multiplicative nature between quantities. The third article aimed to understand, from a dialogic perspective, the mobilization of progressive and regressive reasoning in the design of tasks involving proportional relationships by 7th-grade Middle School students. The analyses, as in the second article, revealed difficulties in structuring and understanding these relationships. However, after dialogic interventions carried out by the researcher, the groups were able to design their tasks and, in their solutions, demonstrated the mobilization of both progressive and regressive reasoning. The articulation of the results from the three articles allowed the conclusion that, compared to task solving, task design proved to be a more challenging process for both students and the teacher. Nevertheless, it showed great potential for mobilizing and developing aspects of proportional reasoning. Additionally, it fostered the development of dialogic interactions, which were essential for the researcher to identify students’ zones of proximal development and to carry out specific interventions and questions that stimulated students’ thinking and reflection. Finally, this research can serve as a springboard for further studies involving the design of mathematical tasks by students, whether aimed at fostering the understanding of other mathematical concepts or at mobilizing other aspects of proportional reasoning.
Palavras-chave: Raciocínio proporcional
Proportional Reasoning
Perspectiva dialógica
Dialogical Perspective
Elaboração de tarefas
Task Development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: RODRIGUES, S. P. Aspectos do raciocínio proporcional de alunos do 7º ano mobilizados em experiências dialógicas de resolução e de elaboração de tarefas matemáticas. 2025. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6659
Data do documento: 28-Abr-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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