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Tipo: Dissertação
Título: Rios de ressignificação: (des)construções curriculares na constituição de Projetos Pedagógicos Curriculares de um curso de Licenciatura em Matemática a partir das resoluções do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno de 2002, 2015 e 2019
Autor(es): Alves, Tatiane da Silva
Primeiro Orientador: Miola, Adriana Fátima de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Calixto, Vivian dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Coura, Flávia Cristina Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee3: Rodrigues, Renata Viviane Raffa
metadata.dc.contributor.referee4: Andrade, Susimeire Vivien Rosotti de
Resumo: No contexto brasileiro, as diretrizes e orientações para a formação de professores são estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) por meio de resoluções que buscam normatizar as políticas e práticas docentes. Ao longo dos anos, as resoluções do CNE têm passado por atualizações e revisões, refletindo algumas das mudanças e demandas da sociedade e da educação. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo geral compreender os processos e efeitos da ressignificação das diretrizes curriculares para formação de professores, materializados no Projeto Pedagógico de um curso de Licenciatura em Matemática. O embasamento teórico desta pesquisa utiliza conceitos como Educação Problematizadora, Dialogicidade, Insubordinação Criativa, Subversão Responsável e a Colaboração. Esses conceitos são fundamentais para compreender as práticas de formação de professores e a construção dos currículos no contexto investigado. A abordagem metodológica adotada nesta pesquisa é qualitativa, na modalidade de pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), permitindo uma compreensão aprofundada das perspectivas curriculares e dos processos de Insubordinação Criativa presentes nos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) do curso de Licenciatura em Matemática da UFGD. Os resultados desta investigação se materializam na produção de metatextos intitulados no Estudo 1 de “Entrelaçando saberes: a complexa jornada da formação docente na rede da educação” e “Redes do saber: influências legais e institucionais na formação docente sob as dinâmicas do poder”, destacando que as diferentes perspectivas curriculares presentes nas resoluções do CNE/CP não são necessariamente mutuamente exclusivas, podendo coexistir em uma mesma política educacional. No Estudo 2, emergem reflexões sobre as "(Sobre)Vivências do Sujeito Professor de Matemática", no qual o PPC do ano de 2024 parece ter sido o mais proativo em buscar a insubordinação criativa, devido às contradições encontradas na resolução CNE/CP de 2019, evidenciando uma mudança de paradigma na educação, que busca a conscientização e a reflexão sobre a diversidade, a cultura, a inclusão, o ensino e aprendizagem na contemporaneidade. Já no Estudo 3, destaca-se o metatexto “Auto(Trans)formações do professor formador: um contínuo processo de articulação de saberes pela fluência do conhecimento” que emergiu das entrevistas realizadas com 7 integrantes do Núcleo Docente Estruturante, representados pelas subáreas da Educação Matemática, Estatística, Matemática Pura e Aplicada. Ao concluir o estudo, observamos que a formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática da UFGD é um processo dinâmico e contínuo, caracterizado por ajustes e adaptações constantes. A insubordinação criativa funcionou como elemento impulsionador desse processo, promovendo uma renovação e adaptação contínua da identidade do curso em consonância com as demandas educacionais. Ressaltamos, ao concluir a pesquisa que, a interação entre perspectivas curriculares nas resoluções CNE/CP e a insubordinação criativa manifestada nos PPCs e pelo NDE revela uma complexa rede de influências sobre as políticas educacionais e práticas curriculares, destacando a importância da flexibilidade, da inovação e da criatividade na formação de professores, especialmente em um contexto em constante transformação como o da Educação Matemática.
Abstract: In the Brazilian context, guidelines and orientations for teacher education are established by the National Council of Education (NCE) through resolutions aimed at standardizing teaching policies and practices. Over the years, CNE resolutions have undergone updates and revisions, reflecting some of the changes and demands of society and education. In this sense, this dissertation aims to understand the processes and effects of the re-signification of curricular guidelines for teacher education, materialized in the Pedagogical Project of a Mathematics Teaching Degree course. The theoretical framework of this research uses concepts such as Problem-Posing Education, Dialogicity, Creative Insubordination, Responsible Subversion, and Collaboration. These concepts are essential for understanding teacher education practices and curriculum construction in the investigated context. The methodological approach adopted in this research is qualitative, using documentary research and semi-structured interviews. Data analysis was conducted through Discursive Textual Analysis (DTA), allowing for an in-depth understanding of curricular perspectives and processes of Creative Insubordination present in the Pedagogical Projects of the Mathematics Teaching Degree course at UFGD. The results of this investigation are materialized in the production of meta-texts titled in Study 1 as "Interweaving Knowledge: the complex journey of teacher education in the education network" and "Knowledge Networks: legal and institutional influences on teacher education under power dynamics", highlighting that the different curricular perspectives present in CNE/CP resolutions are not necessarily mutually exclusive, and can coexist in the same educational policy. In Study 2, reflections emerge on the "(Survival)Experiences of the Mathematics Teacher Subject", where the Curricular Pedagogical Project of the year 2024 seems to have been the most proactive in seeking creative insubordination, due to the contradictions found in the CNE/CP resolution of 2019, evidencing a paradigm shift in education, which seeks awareness and reflection on diversity, culture, inclusion, teaching, and learning in contemporaneity. In Study 3, the meta-text "Auto(Trans)formations of the teacher educator: a continuous process of knowledge articulation for knowledge fluency" stands out, which emerged from interviews conducted with 7 members of the Structuring Teaching Nucleus, representing the sub-areas of Mathematics Education, Statistics, Pure and Applied Mathematics. In concluding the study, we observe that teacher education in the Mathematics Teaching Degree course at UFGD is a dynamic and continuous process, characterized by constant adjustments and adaptations. Creative insubordination acted as a driving force in this process, promoting continuous renewal and adaptation of the course's identity in line with educational demands. In concluding the research, we emphasize that the interaction between curricular perspectives in CNE/CP resolutions and creative insubordination manifested in the Pedagogical Projects and by the NDE reveals a complex network of influences on educational policies and curricular practices, highlighting the importance of flexibility, innovation, and creativity in teacher education, especially in a constantly changing context like that of Mathematics Education.
Palavras-chave: Resoluções CNE CP
CNE CP Resolutions
Projetos Pedagógicos Curriculares
Curriculum Pedagogical Projects
Subversão responsável
Responsible Subversion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Matemática
Citação: ALVES, T. S. Rios de ressignificação: (des)construções curriculares na constituição de Projetos Pedagógicos Curriculares de um curso de Licenciatura em Matemática a partir das resoluções do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno de 2002, 2015 e 2019. 2024. 228 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6660
Data do documento: 4-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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