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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6674
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Leite, Eudes Fernando | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3768513233701906 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Perli, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bello, Robson Scarassati | pt_BR |
dc.creator | Menezes, Leonardo Betoni de | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1533555572104682 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-06T18:39:02Z | pt_BR |
dc.date.available | 2025-09-18 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-10-06T18:39:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025-09-03 | pt_BR |
dc.identifier.citation | MENEZES, Leonardo Betoni de. Brasis: a representação do Brasil nos jogos de luta eletrônicos (1991-1997). 2025. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6674 | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to observe, problematize, and compare the representations of Brazil and Brazilians in video games, specifically fighting games, raising the hypothesis of a deliberate adherence to stereotypes of a Brazil imagined and materialized by other media to constitute representations of Brazil in fighting games. To this task, three fighting games were selected: Street Fighter II: The World Warrior; Fatal Fury: King of Fighters; and Tekken 3, released in 1991 and 1997, respectively. Each of these three games provides examples of character representations adapted to this media: Blanka; Richard Myer; and Eddy Gordo. To support the analyses of these representations, I use a framework based on axes, seeking to observe the various aspects of these character's constitution, including the character's design; their stage; move list; story; and soundtrack. In addition to the games mentioned, I seek to engage with other materials related to these media, such as magazines and films, to support the dialogue proposed for this dissertation. | en |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho é a de observar, problematizar e comparar as representações do Brasil e dos brasileiros nos videogames, especificamente em jogos de luta eletrônicos, levantando a hipótese de uma adesão deliberada a estereótipos de um Brasil imaginado e materializado por outras mídias para constituição das representações do Brasil nos jogos de luta eletrônicos. Para isso foram selecionados três jogos deste gênero (jogos de luta), Street Fighter II: the world warrior; Fatal Fury: king of fighters e Tekken 3, comercializados nos anos de 1991 e 1997 respectivamente. Cada um destes três jogos traz exemplos de representações de personagens adaptados à esta mídia, Blanka; Richard Myer e Eddy Gordo. Para embasar as analises referentes a estas representações trago uma estrutura baseada em eixos procurando observar os diversos aspectos da constituição destes personagens, sendo o próprio design do personagem; seu cenário; movimentação; estória e trilha sonora. Além dos jogos citados procuro dialogar com outros materiais relacionados a estas mídias, como revistas e filmes, auxiliando no dialogo proposto para esta dissertação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-10-06T18:39:02Z No. of bitstreams: 1 LeonardoBetonideMenezes.pdf: 8449771 bytes, checksum: e4194631a1b374d7d8921d9322de6636 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-06T18:39:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LeonardoBetonideMenezes.pdf: 8449771 bytes, checksum: e4194631a1b374d7d8921d9322de6636 (MD5) Previous issue date: 2025-09-03 | en |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | videogames | pt_BR |
dc.subject | video games | en |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Games | en |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Brazil | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Brasis: a representação do Brasil nos jogos de luta eletrônicos (1991-1997) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LeonardoBetonideMenezes.pdf | 8,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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