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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leite, Eudes Fernandopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768513233701906pt_BR
dc.contributor.referee1Perli, Fernandopt_BR
dc.contributor.referee2Bello, Robson Scarassatipt_BR
dc.creatorMenezes, Leonardo Betoni dept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1533555572104682pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-06T18:39:02Zpt_BR
dc.date.available2025-09-18pt_BR
dc.date.available2025-10-06T18:39:02Zpt_BR
dc.date.issued2025-09-03pt_BR
dc.identifier.citationMENEZES, Leonardo Betoni de. Brasis: a representação do Brasil nos jogos de luta eletrônicos (1991-1997). 2025. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6674pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this work is to observe, problematize, and compare the representations of Brazil and Brazilians in video games, specifically fighting games, raising the hypothesis of a deliberate adherence to stereotypes of a Brazil imagined and materialized by other media to constitute representations of Brazil in fighting games. To this task, three fighting games were selected: Street Fighter II: The World Warrior; Fatal Fury: King of Fighters; and Tekken 3, released in 1991 and 1997, respectively. Each of these three games provides examples of character representations adapted to this media: Blanka; Richard Myer; and Eddy Gordo. To support the analyses of these representations, I use a framework based on axes, seeking to observe the various aspects of these character's constitution, including the character's design; their stage; move list; story; and soundtrack. In addition to the games mentioned, I seek to engage with other materials related to these media, such as magazines and films, to support the dialogue proposed for this dissertation.en
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é a de observar, problematizar e comparar as representações do Brasil e dos brasileiros nos videogames, especificamente em jogos de luta eletrônicos, levantando a hipótese de uma adesão deliberada a estereótipos de um Brasil imaginado e materializado por outras mídias para constituição das representações do Brasil nos jogos de luta eletrônicos. Para isso foram selecionados três jogos deste gênero (jogos de luta), Street Fighter II: the world warrior; Fatal Fury: king of fighters e Tekken 3, comercializados nos anos de 1991 e 1997 respectivamente. Cada um destes três jogos traz exemplos de representações de personagens adaptados à esta mídia, Blanka; Richard Myer e Eddy Gordo. Para embasar as analises referentes a estas representações trago uma estrutura baseada em eixos procurando observar os diversos aspectos da constituição destes personagens, sendo o próprio design do personagem; seu cenário; movimentação; estória e trilha sonora. Além dos jogos citados procuro dialogar com outros materiais relacionados a estas mídias, como revistas e filmes, auxiliando no dialogo proposto para esta dissertação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-10-06T18:39:02Z No. of bitstreams: 1 LeonardoBetonideMenezes.pdf: 8449771 bytes, checksum: e4194631a1b374d7d8921d9322de6636 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-06T18:39:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LeonardoBetonideMenezes.pdf: 8449771 bytes, checksum: e4194631a1b374d7d8921d9322de6636 (MD5) Previous issue date: 2025-09-03en
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectvideogamespt_BR
dc.subjectvideo gamesen
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectGamesen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectBrazilen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleBrasis: a representação do Brasil nos jogos de luta eletrônicos (1991-1997)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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