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Tipo: Dissertação
Título: Brasis: a representação do Brasil nos jogos de luta eletrônicos (1991-1997)
Autor(es): Menezes, Leonardo Betoni de
Primeiro Orientador: Leite, Eudes Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Perli, Fernando
metadata.dc.contributor.referee2: Bello, Robson Scarassati
Resumo: A proposta deste trabalho é a de observar, problematizar e comparar as representações do Brasil e dos brasileiros nos videogames, especificamente em jogos de luta eletrônicos, levantando a hipótese de uma adesão deliberada a estereótipos de um Brasil imaginado e materializado por outras mídias para constituição das representações do Brasil nos jogos de luta eletrônicos. Para isso foram selecionados três jogos deste gênero (jogos de luta), Street Fighter II: the world warrior; Fatal Fury: king of fighters e Tekken 3, comercializados nos anos de 1991 e 1997 respectivamente. Cada um destes três jogos traz exemplos de representações de personagens adaptados à esta mídia, Blanka; Richard Myer e Eddy Gordo. Para embasar as analises referentes a estas representações trago uma estrutura baseada em eixos procurando observar os diversos aspectos da constituição destes personagens, sendo o próprio design do personagem; seu cenário; movimentação; estória e trilha sonora. Além dos jogos citados procuro dialogar com outros materiais relacionados a estas mídias, como revistas e filmes, auxiliando no dialogo proposto para esta dissertação.
Abstract: The purpose of this work is to observe, problematize, and compare the representations of Brazil and Brazilians in video games, specifically fighting games, raising the hypothesis of a deliberate adherence to stereotypes of a Brazil imagined and materialized by other media to constitute representations of Brazil in fighting games. To this task, three fighting games were selected: Street Fighter II: The World Warrior; Fatal Fury: King of Fighters; and Tekken 3, released in 1991 and 1997, respectively. Each of these three games provides examples of character representations adapted to this media: Blanka; Richard Myer; and Eddy Gordo. To support the analyses of these representations, I use a framework based on axes, seeking to observe the various aspects of these character's constitution, including the character's design; their stage; move list; story; and soundtrack. In addition to the games mentioned, I seek to engage with other materials related to these media, such as magazines and films, to support the dialogue proposed for this dissertation.
Palavras-chave: videogames
video games
Jogos
Games
Brasil
Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em História
Citação: MENEZES, Leonardo Betoni de. Brasis: a representação do Brasil nos jogos de luta eletrônicos (1991-1997). 2025. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6674
Data do documento: 3-Set-2025
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