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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6674
Tipo: | Dissertação |
Título: | Brasis: a representação do Brasil nos jogos de luta eletrônicos (1991-1997) |
Autor(es): | Menezes, Leonardo Betoni de |
Primeiro Orientador: | Leite, Eudes Fernando |
metadata.dc.contributor.referee1: | Perli, Fernando |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bello, Robson Scarassati |
Resumo: | A proposta deste trabalho é a de observar, problematizar e comparar as representações do Brasil e dos brasileiros nos videogames, especificamente em jogos de luta eletrônicos, levantando a hipótese de uma adesão deliberada a estereótipos de um Brasil imaginado e materializado por outras mídias para constituição das representações do Brasil nos jogos de luta eletrônicos. Para isso foram selecionados três jogos deste gênero (jogos de luta), Street Fighter II: the world warrior; Fatal Fury: king of fighters e Tekken 3, comercializados nos anos de 1991 e 1997 respectivamente. Cada um destes três jogos traz exemplos de representações de personagens adaptados à esta mídia, Blanka; Richard Myer e Eddy Gordo. Para embasar as analises referentes a estas representações trago uma estrutura baseada em eixos procurando observar os diversos aspectos da constituição destes personagens, sendo o próprio design do personagem; seu cenário; movimentação; estória e trilha sonora. Além dos jogos citados procuro dialogar com outros materiais relacionados a estas mídias, como revistas e filmes, auxiliando no dialogo proposto para esta dissertação. |
Abstract: | The purpose of this work is to observe, problematize, and compare the representations of Brazil and Brazilians in video games, specifically fighting games, raising the hypothesis of a deliberate adherence to stereotypes of a Brazil imagined and materialized by other media to constitute representations of Brazil in fighting games. To this task, three fighting games were selected: Street Fighter II: The World Warrior; Fatal Fury: King of Fighters; and Tekken 3, released in 1991 and 1997, respectively. Each of these three games provides examples of character representations adapted to this media: Blanka; Richard Myer; and Eddy Gordo. To support the analyses of these representations, I use a framework based on axes, seeking to observe the various aspects of these character's constitution, including the character's design; their stage; move list; story; and soundtrack. In addition to the games mentioned, I seek to engage with other materials related to these media, such as magazines and films, to support the dialogue proposed for this dissertation. |
Palavras-chave: | videogames video games Jogos Games Brasil Brazil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em História |
Citação: | MENEZES, Leonardo Betoni de. Brasis: a representação do Brasil nos jogos de luta eletrônicos (1991-1997). 2025. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6674 |
Data do documento: | 3-Set-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
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