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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6685
Tipo: | Tese |
Título: | Representações identitárias na educação de jovens e adultos a partir dos livros didáticos de língua portuguesa |
Autor(es): | Cruz, Francisca da Silva |
Primeiro Orientador: | Silva, Thaise da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mello, Darlize Teixeira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Duque, Tiago |
metadata.dc.contributor.referee3: | Furlan, Cássia Cristina |
metadata.dc.contributor.referee4: | Troquez, Marta Coelho Castro |
Resumo: | Este trabalho, com o título “Representações identitárias na Educação de Jovens e Adultos a partir dos livros didáticos de Língua Portuguesa”, ligado à linha de pesquisa Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), apresenta como objeto de pesquisa o livro didático da EJA adotado pelo município de Caxias-MA para o Ensino Fundamental. A Educação de Jovens e Adultos é a modalidade de ensino que se propõe a ofertar a educação às pessoas que não concluíram a educação básica na idade apropriada. O presente estudo teve como objetivo geral analisar quais as representações identitárias de Jovem e Adulto se apresentam na coleção de Língua Portuguesa “A Caminho do Conhecimento: Educação de Jovens e Adultos (Etapa 1, 2, 3 e 4)” adotada pelo município de Caxias em 2022. A investigação defendeu a tese de que os discursos presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa da EJA apresentam ou um viés freiriano ou um viés neoliberal, sendo que estes aparecem representados nos textos que compõem o material com o objetivo de influenciar na constituição das características identitárias e culturais dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa de cunho documental e se ancora no campo dos Estudos Culturais. Para o campo teórico que embasa esta investigação, o livro didático é considerado um artefato cultural e se constitui como um dos recursos utilizados em sala de aula para a construção de conhecimentos. A partir deste estudo, constatou-se que a concepção de educação freiriana raramente é protagonizada, sendo que os ideais neoliberais são mais presentes, entretanto, o discurso evidenciado é o que representa uma sociedade conservadora e reacionária que fundamenta seu discurso na moralidade patriarcal e doutrinado, a qual é refletida em um discurso de ordem e patriotismo. Espera-se com os resultados desta investigação ampliar os conhecimentos no campo das pesquisas sobre essa modalidade de ensino a partir do campo teórico dos Estudos Culturais e trazer fundamentos teóricos para futuras pesquisas. |
Abstract: | This work, titled “Identity Representations in Youth and Adult Education from Portuguese Language Textbooks”, aligned with the research line Education, Teacher Training, and Educational Practices of the Graduate Program at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), focuses on the textbook used in Adult and Youth Education (EJA) in Caxias, Maranhão, for primary education. Youth and Adult Education is a teaching modality aimed at providing education to individuals who did not complete basic education at the appropriate age. The main goal of this study was to analyze the identity representations of youth and adults as presented in the Portuguese Language collection “On the Path to Knowledge: Adult and Youth Education (Stages 1, 2, 3, and 4)”, adopted by the municipality of Caxias in 2022. This investigation argued the thesis that the discourses present in EJA Portuguese Language textbooks exhibit either a Freirean or a neoliberal perspective, represented in the texts comprising the material with the intent of influencing the construction of the identity and cultural characteristics of Youth and Adult Education students. The research adopts a qualitative and documental approach and is anchored in the field of Cultural Studies. In the theoretical framework supporting this investigation, the textbook is considered a cultural artifact and serves as one of the resources utilized in the classroom for knowledge construction. From this study, it was found that the Freirean educational perspective is rarely emphasized, whereas neoliberal ideals are more prevalent. However, the predominant discourse represents a conservative and reactionary society, grounded in patriarchal morality and indoctrination, reflected in a rhetoric of order and patriotism. The findings of this investigation aim to broaden knowledge in the field of research on this teaching modality from the perspective of Cultural Studies and provide theoretical foundations for future studies. |
Palavras-chave: | Estudos culturais Cultural Studies Língua portuguesa Portuguese Language Educação de Jovens e Adultos Youth and Adult Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | CRUZ, Francisca da Silva. Representações identitárias na educação de jovens e adultos a partir dos livros didáticos de língua portuguesa. 2024. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6685 |
Data do documento: | 18-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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