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Tipo: Dissertação
Título: Acesso à educação superior pelo ENEM/SiSU: uma análise da implementação nas universidades sul-mato-grossenses
Autor(es): Oliveira, Jonas de Paula
Primeiro Orientador: Real, Giselle Cristina Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Romualdo Luiz Portela de
metadata.dc.contributor.referee2: Scaff, Elisângela Alves da Silva
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em conjunto com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como instrumento de acesso à educação superior pública em Mato Grosso do Sul, ação que é norteada pela investigação dos seguintes objetivos específicos: examinar o processo de construção histórica dos processos seletivos de acesso à educação superior de 1808 a 2010 e identificar o ENEM no contexto das políticas de educação superior; mapear as circunstâncias das implementações do ENEM/SiSU, observando o comportamento dos agentes envolvidos e as condições logísticas das instituições e avaliar o processo de implementação do ENEM/SiSU, identificando os dados levantados referentes ao processo de ocupação das vagas. De modo que se questiona nessa pesquisa: em que medida o uso do ENEM/SiSU como política de acesso à educação superior em Mato Grosso do Sul está proporcionando o aperfeiçoamento do processo de ocupação das vagas por curso e a democratização do acesso de candidatos ao processo seletivo para a educação superior? Adota-se como referencial teórico o Ciclo de Política de Draibe (2001), Figueiredo e Figueiredo (1986), Frey (2000) e Palumbo (1998), e como procedimentos metodológicos foi feito uso de análise documental, entrevista, análise de conteúdo e análise estatística descritiva dos dados coletados. Infere-se dos estudos que, após a implementação do ENEM/SiSU, foram ampliadas as possibilidades de acesso dos candidatos ao processo seletivo para a educação superior como consequência da ampliação dos locais de realização das provas e de maior cobertura de isenção da taxa de inscrição. Verifica-se ainda, por meio do relato de gestores, que o percentual de mobilidade aumentou na UEMS e na UFMS, mas não de forma significativa. Depreende-se das análises que o processo de ocupação das vagas não foi melhorado, tendo em vista que os percentuais de evasão anual, de desvinculados ingressantes (desistentes ou desligados), de vagas remanescentes, entre outros indicadores que já eram ruins, foram ampliados. A dificuldade na ocupação das vagas pode ser considerada um problema estrutural da política educacional brasileira e que ainda não foi atendido pelo atual ENEM/SiSU, tendo em vista que o foco desse problema está presente na agenda dessa política desde 1960, o que explicita a complexidade do fato. Por isso é relevante a continuidade das pesquisas referente ao tema, de forma que se possam ampliar as análises e reflexões sobre o problema.
Abstract: This research has as main objective to analyze the process of implementing the National Secondary Education Examination (SiSU) in conjunction with the Unified Selection System (SiSU) as a means of access to public higher education in Mato Grosso do Sul State, action research guided by the following specific objectives: to examine the process of the historical construction of the selective processes of the access to higher education from the period of 1808 to 2010 and identify the ENEM in the context of policies for higher education; map the implementations circumstances of the ENEM/ SiSU, observing the behavior of the agents involved and the logistic conditions of institutions and evaluate the process of implementation of ENEM/SiSU, identifying the collected data relating to the occupation of vacancies process. By this way, is that this research question: to what extent the use of ENEM/SiSU as policy of access to higher education in Mato Grosso do Sul is providing the process improvement occupancy of vacancies by course and the democratization of the access to the candidate of the selection process for higher education? It was adopted as the theoretical framework the Policy Cycle of Draibe (2001), Figueiredo and Figueiredo (1986), Frey (2000) and Palumbo (1998), and as methodological instruments was made use of the documentary analysis, interviews, content analysis and descriptive statistical analysis of the collected data. It is inferred from these studies that after the implementation of ENEM/SiSU, the possibilities of access for candidates in the selection process for higher education were expanded as a result of the expansion of places where the tests are applied and beyond this, the greater coverage exemption from registration. It is still verified, by means of the reporting managers, that the percentage of mobility has increased in the UEMS and UFMS, but not in a significant way. It appears from the analysis that the process of occupation of vacancies was not improved, given that the percentage of annual avoidance and entrant unlinked (dropouts or unconnected), the remaining vacancies, among other indicators that were already bad, were expanded. The difficulty in occupying the vacancies can be considered a structural problem of the Brazilian educational policy and that has not been met by the current ENEM / SiSU, given that the focus on this problem is present in this political diary since 1960 - which explains the complexity the fact. For this reason, it is important to continue researching on the topic, so that they can extend the analyzes and reflections on this problem.
Palavras-chave: Educação superior
Higher education
Política educacional
Educational policy
Exame Nacional do Ensino Médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Jonas de Paula. Acesso à educação superior pelo ENEM/SiSU: uma análise da implementação nas universidades sul-mato-grossenses. 2014. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/669
Data do documento: 13-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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