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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6691
Tipo: | Tese |
Título: | Análise da qualidade dos currículos dos programas especiais de formação pedagógica dos institutos federais |
Autor(es): | Sousa, Vanêssa Xavier Silva |
Primeiro Orientador: | Militão, Andréia Nunes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ponce, Rosiane de Fátima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Zandavalli, Carla Busato |
metadata.dc.contributor.referee3: | Furtado, Alessandra Cristina |
metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Thaise da |
Resumo: | Esta tese versa sobre a qualidade dos currículos dos Programas Especiais de Formação Pedagógica (PEFP) dos Institutos Federais (IF). Vincula-se à linha de pesquisa ―Educação, Práticas Educativas e Formação de Professores‖ do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Parte das seguintes questões norteadoras: Qual o atual cenário da oferta dos PEFP nos IF? Qual o papel dos IF na Formação de Docentes graduados e que não são licenciados? Quais as percepções de coordenadores e egressos dos PEFP ofertados nos IF, sobre o processo formativo coordenado e realizado respectivamente? O objetivo geral da investigação foi: analisar a qualidade dos currículos dos PEFP dos IF. A pesquisa caracteriza-se como histórico e crítica com percurso metodológico que abrangeu a estruturação de uma revisão sistemática da literatura, análise documental e coleta em campo. Os dados da pesquisa foram levantados através das análises: a) das Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP n.º 02/1997; CNE/CEB n.º 06/2012; CNE/CP n.º 02/2015; CNE/CP n.º 02/2019; CNE/CP n.º 01/2021; CNE/CP n.º 01/2022; e CNE/CP n.º 04/2024); b) dos PPC dos PEFP dos IF; e c) dos questionários aplicados aos coordenadores e egressos dos PEFP dos IF que aceitaram participar da pesquisa. Tendo como fundamento teórico e metodológico o Materialismo Histórico e Dialético. Os dados encontrados foram analisados à luz dos Núcleos de Significação propostos por Aguiar e Ozella (2013). Nesse sentido, a tese que se confirma, a partir dos resultados da investigação, é de que os currículos dos PEFP dos IF brasileiros apresentam-se carregados de contradições entre o pensar e o fazer, entre o ideal e o real material, ao mesmo tempo, esses currículos são propostos em uma perspectiva crítico-emancipadora, pois para além da dimensão concreta da formação, pressupõem uma transformação do real, cujo sujeito desta relação (o discente que é docente) desenvolve habilidades de emancipação no processo formativo. Nesse sentido, sugere-se uma intervenção mais profunda quanto à reformulação dos PPC (ampliação da oferta e da carga-horária total curso, por exemplo), bem como apontam-se indicadores para proposições de novas regulamentações que considerem a importância e valorização da formação docente em seus múltiplos contextos. Afinal, acredita-se que essas ações acenam para um indício de superação da qualidade da educação brasileira, uma vez que as atuais Políticas Educacionais para a Formação Docente estão perdendo o seu real sentido, quando o currículo passa a focar nas ―competências‖, tornando assim, o processo formativo em um mero treinamento profissional e que não irá cumprir o seu papel social, já que coloca em escanteio uma proposta formativa centrada na construção de uma sociedade justa e democrática, impactando diretamente na qualidade da formação dos professores e dos alunos que serão formados por esses profissionais. |
Abstract: | This doctoral dissertation examines the quality of curricula in the Special Pedagogical Training Programs (PEFP) of Federal Institutes (FI). It is linked to the research line "Education, Educational Practices, and Teacher Education" within the Graduate Pro gram in Education at the Federal University of Grande Dourados. This study is guid ed by the following questions: What is the current landscape of PEFP offerings in FI? What role do FI play in training graduates who are not licensed teachers? What are the perceptions of PEFP coordinators and graduates regarding the training process they coordinate and undergo, respectively? The general objective of this investigation was to analyze the quality of the PEFP curricula in FI. The research follows a historical and critical approach and employs a methodological framework that includes a systematic literature review, document analysis, and field data collection. The re search data were gathered through analyses of: (a) Resolutions from the National Education Council (CNE/CP No. 02/1997; CNE/CEB No. 06/2012; CNE/CP No. 02/2015; CNE/CP No. 02/2019; CNE/CP No. 01/2021; CNE/CP No. 01/2022; and CNE/CP No. 04/2024); (b) the PPCs of the PEFP in FI; and (c) questionnaires administered to PEFP coordinators and graduates who agreed to participate in the research. The study is theoretically and methodologically grounded in Historical and Dialectical Materialism. The collected data were analyzed based on the Núcleos de Significação approach proposed by Aguiar and Ozella (2013). The findings confirm the thesis that the curricula of PEFP in Brazilian FI are marked by contradictions between theory and practice, between the ideal and material reality. At the same time, these curricula are designed with a critical-emancipatory perspective, as they go beyond the concrete dimension of training and assume a transformation of reality, in which the learner-teacher develops emancipatory skills throughout the training process. In this regard, it is necessary to propose a deeper intervention in the reformulation of PPCs (e.g., expanding course offerings and total course hours), as well as to suggest indicators for new regulatory proposals that consider the significance and appreciation of teacher education in various contexts. Ultimately, these actions point to a potential improvement in the quality of Brazilian education, given that current Educational Policies for Teacher Education are losing their true purpose. When curricula focus solely on "competencies," teacher training is reduced to mere professional training, failing to fulfill its social role by sidelining an educational approach centered on building a just and democratic society. This has a direct impact on the quality of teacher education and the students who will be taught by these professionals. |
Palavras-chave: | Programas especiais de formação pedagógica Special Pedagogical Training Programs Institutos federais Federal Institutes Formação de professores Teacher Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | SOUSA, Vanêssa Xavier Silva. Análise da qualidade dos currículos dos programas especiais de formação pedagógica dos institutos federais. 2025. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6691 |
Data do documento: | 8-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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