Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/67
Tipo: | Dissertação |
Título: | Raciocínio lógico: uma proposta metodológica para o ensino médio |
Autor(es): | Costa, Marcus Vinicius da |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Sergio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Rogério de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Missio, Maristela |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo propor uma metodologia para o ensino da disciplina de Raciocínio Lógico baseada no método de resolução de problemas de George Polya e no método recomendado por Luiz Roberto Dante. A disciplina Raciocínio Lógico foi introduzida em 2014 como disciplina obrigatória pela Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul (SED) como parte diversificada do currículo de todas as séries do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e a metodologia que propomos aqui é um dos caminhos que os professores desta disciplina poderão utilizar para alcançar os objetivos que a SED propõe para e sta disciplina. Neste trabalho incluímos uma discussão sobre a lógica como um tipo de conhecimento e sobre a expressão “raciocínio lógico”, que dá nome a esta disciplina. Discutimos aqui também a proposta feita pela SED para a implantação do ensino de Raciocínio Lógico, conforme consta nos dois documentos da SED para a implantação desta disciplina que são a Circular n. 002/2014 e a proposta de alteração de ementa curricular anexa à Circular n. 80/2015. |
Abstract: | This paper aims to propose a methodology for the discipline of teaching Logical Reasoning based on George troubleshooting method Polya and method recommended by Luiz Roberto Dante. The Reasoning discipline Logic was introduced in 2014 as a compulsory subject by the Secretary of Mato Grosso do Sul State Education (SED) as part of the diverse curriculum for all grades of Elementary School II and High School and methodology proposed here is one of the ways that teachers this discipline may use to achieve the objectives that the SED proposes to this discipline. This work included a discussion of logic as a kind of knowledge and the expression "logical reasoning", which gives its name to this discipline. We discuss here also the proposal made by the SED for the implementation of teaching Logical reasoning, as stated in the two documents of the SED for implementation of this discipline are the Circular no. 002/2014 and the draft change course menu attached to Circular no. 80/2015. |
Palavras-chave: | Lógica matemática Mathematical logic Matemática - ensino e aprendizagem Math - Study and teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Matemática |
Citação: | COSTA, Marcus Vinicius da. Raciocínio lógico: uma proposta metodológica para o ensino médio. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/67 |
Data do documento: | 10-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarcusViniciusdaCosta.pdf | 8,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.