Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guimarães, Thayse Figueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682532606824015pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Edilaine Buinpt_BR
dc.contributor.referee2Nogueira, Aryane Santospt_BR
dc.contributor.referee3Góis , Marcos Lúcio de Sousapt_BR
dc.creatorBarcelos, Dariane Chita Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9164503613601379pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-31T17:52:03Zpt_BR
dc.date.available2025-10-27pt_BR
dc.date.available2025-10-31T17:52:03Zpt_BR
dc.date.issued2025-08-27pt_BR
dc.identifier.citationBARCELOS, Dariane Chita Martins. Repertórios linguísticos de professores surdos no contexto universitário. 2025. 175 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6700pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this research is to investigate the linguistic repertoires of deaf teachers from the undergraduate program in Brazilian Sign Language (Libras) at a public university in the Midwest region of Brazil. The study focuses on the biographical dimension of these linguistic repertoires, seeking to understand how each participant reconstructs their language experiences throughout their academic journey. Aligned with an undisciplinary and critical perspective of Applied Linguistics, the research adopts a qualitative approach, using qualitative and visual methods. To generate data, instruments such as linguistic biographies and semi-structured questions asked in the focus group of deaf teachers were used. The theoretical foundation includes studies on bi/multilingualism in the context of deaf people, as well as linguistic and biographical repertoires, offering an in-depth analysis of linguistic experiences. The results show that teachers' repertoires are shaped by a complex trajectory of transitions between sign languages and spoken languages, significantly reflecting the experiences lived throughout their training and work. This dynamic not only mirrors their personal and professional trajectories but also highlights the importance of training that values linguistic diversity.en
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é investigar os repertórios linguísticos de professores surdos do curso de Licenciatura/Bacharelado em Letras-Libras de uma universidade pública da região Centro-Oeste do Brasil. A investigação focaliza a dimensão biográfica do repertório linguístico, buscando compreender como cada participante reconstrói as experiências vividas nas línguas ao longo de suas trajetórias no contexto universitário. Alinhada a uma perspectiva indisciplinar e crítica da Linguística Aplicada, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando métodos qualitativos e visuais. Para a geração de dados, foram empregados instrumentos como biografias linguísticas e perguntas semiestruturadas realizadas no grupo focal de professores surdos. A fundamentação teórica inclui estudos sobre o bi/multilinguismo no contexto da pessoa surda, assim como repertórios linguísticos e biográficos, oferecendo uma análise aprofundada das experiências linguísticas. Os resultados evidenciam que os repertórios dos professores são moldados por uma trajetória complexa de transições entre línguas de sinais e línguas orais, refletindo de forma significativa as experiências vividas ao longo de sua formação e atuação. Essa dinâmica não apenas reflete suas experiências pessoais e profissionais, mas também destaca a importância de uma formação que valorize a diversidade linguística.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-10-31T17:52:03Z No. of bitstreams: 1 DarianeChitaMartinsBarcelos.pdf: 7951248 bytes, checksum: 08715d7fb2e04d92e76cd62364f23ab4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-31T17:52:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DarianeChitaMartinsBarcelos.pdf: 7951248 bytes, checksum: 08715d7fb2e04d92e76cd62364f23ab4 (MD5) Previous issue date: 2025-08-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores surdospt_BR
dc.subjectDeaf University Teacheren
dc.subjectRepertórios linguísticospt_BR
dc.subjectLinguistic Repertoiresen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectUniversityen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleRepertórios linguísticos de professores surdos no contexto universitáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DarianeChitaMartinsBarcelos.pdf7,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.