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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Yamazaki, Regiane Magalhães de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2970948862882232pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Camacho, Rodrigo Simãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322139080274143pt_BR
dc.contributor.referee1Camacho, Rodrigo Simãopt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Antônio Daript_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, José Roberto Rodrigues dept_BR
dc.creatorSilva, Natanael Martins dapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5338380506190487pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-31T19:59:24Zpt_BR
dc.date.available2025pt_BR
dc.date.available2025-10-31T19:59:24Zpt_BR
dc.date.issued2025-08-02pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Natanael Martins da. O papel da agroecologia na escola do campo para a conservação da biodiversidade e sustentabilidade no assentamento Geraldo Garcia. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) – Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6701pt_BR
dc.description.abstractThis paper will emphasize the economic cycles that began with the colonization of Brazil by the Portuguese. We will address the impacts caused by each of the “cycles”, namely environmental, cultural and social. Regarding environmental impacts, we will emphasize the loss of vegetation caused by the disorderly extraction of natural resources that occurred and continues to occur throughout Brazilian territory. We will show that this process had direct repercussions on the populations existing in this territory, through cheap slave labor and also in the destruction of the culture of these people, with the imposition of European culture by the colonizers. The invasion of indigenous territories is a prominent situation, which shows all the actions of illegal miners, causing serious impacts on the health and culture of the Yanomami people. Topics will be addressed such as: the conquest of the Geraldo Garcia settlement in Sidrolândia MS, the struggle and resistance of families to continue in search of a dignified and sustainable life, with a focus on cultural, social and environmental values. The topic of gender equality is also addressed, to discuss the importance of women, as much as men, in the process of peasant agriculture. Rural Education plays a leading role, acting as a liaison with the community to demonstrate the importance of a sustainable production project in a sovereign manner for the local population. We will also address the relevance of Rural Education within the Agrarian Reform process, with the aim of rescuing the social, cultural and environmental principles of rural women and men, with a focus on a sustainable family farming project.en
dc.description.resumoSerão enfatizados neste trabalho os ciclos econômicos que tiveram início com a colonização do Brasil pelos portugueses. Abordaremos os impactos causados por cada um dos “ciclos”, sendo os ambientais, culturais e sociais. Em relação aos impactos ambientais, daremos ênfase a perda vegetal provocada pela extração de recursos naturais de maneira desordenada que ocorreu e continua ocorrendo em todo território brasileiro. Mostraremos que este processo teve reflexos direto nas populações existentes nesse território, através de mão de obra escrava e barata e também na destruição da cultura desses povos, com a imposição da cultura europeia pelos colonizadores. A invasão dos territórios indígenas é uma situação de destaque, onde mostra toda a ação de garimpeiros de maneira ilegal, causando impactos graves para a saúde e a cultura dos povos Yanomamis. Serão abordados temas como: a conquista do assentamento Geraldo Garcia em Sidrolândia MS, a luta e resistência das famílias para continuarem em busca de uma vida digna e sustentável, com foco nos valores culturais, sociais e ambientais. Tema como a igualdade de gênero também é abordado, para discutir a importância da mulher, tanto quanto o homem no processo de agricultura camponesa. A Educação do Campo entra como protagonista, fazendo a interlocução junto à comunidade para mostrar a importância do projeto de uma produção sustentável de maneira soberana para a população local. Abordaremos também sobre a relevância da Educação do Campo dentro do processo de Reforma Agrária, com o objetivo no resgate dos princípios sociais, culturais e ambientais da mulher e do homem do campo, com foco em um projeto de agricultura familiar de base sustentável.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-10-31T19:59:24Z No. of bitstreams: 1 NatanaelMartinsdaSilva.pdf: 43561942 bytes, checksum: a0817eb70e4e54fc256869ae6220b2fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-31T19:59:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NatanaelMartinsdaSilva.pdf: 43561942 bytes, checksum: a0817eb70e4e54fc256869ae6220b2fb (MD5) Previous issue date: 2025-08-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Intercultural Indígenapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educação e Territorialidadept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuestão ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental Issuesen
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectAgroecologyen
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectRural Schoolen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO papel da agroecologia na escola do campo para a conservação da biodiversidade e sustentabilidade no assentamento Geraldo Garciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

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