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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Colman, Rosa Sebastianapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0379296497511267pt_BR
dc.contributor.referee1Seraguza, Laurienept_BR
dc.contributor.referee2Paranhos, Cátiapt_BR
dc.creatorDuarte, Edilaine Castelãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6739771683364402pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-31T20:17:02Zpt_BR
dc.date.available2025-05-06pt_BR
dc.date.available2025-10-31T20:17:02Zpt_BR
dc.date.issued2025-03-03pt_BR
dc.identifier.citationDUARTE, E.C.. Puru’a, membyha ary, kunha nhenhongatu, mboery ha jari rembiapo Sassoró pegua: rituais e práticas das parteiras kaiowá de Sassoró. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) – Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6702pt_BR
dc.description.abstractKo tempiapo jehai texaukapy ohenhoivaekue xe anhemo arandu jave mbo´ehaorusu Teko Arandupe, FAIND UFGD tavaygua aty Dourados/MS pyguapy. ko jeporekapy amboherymoi mba´exapa kunhã Kaiowá oikova Tekohá Sassoropy opytava tavaygua aty Tacuru/MS, ojapo kua´a pe tembiapo inharandu rupive omomemby haguãn kunhã hye guasuvapy. Xe ahasama va´ekue rupi rirema ajapo ko jeporeka umi poromemby akue ndive. Ko tembiapo ajapova ha´e nhemongueta rupi, nhemananha ha ã´ygue jepe´a rupi. aikua´a umi jarí oguerekohá pe tembiapo kua´a ha arandu ombohasava umi oivavapy ha ambueve oiko va´erãmy. Ko Tekoha Sassoro ojejapo vaekue áry 1928 py, 2 mokoin su hectare( yvy onhemohenda haguepy). aheka kuri xe roy ygua kuerá ndie pe tembiapo há arandu oikuaáva umi jari ndive, pe arandu yma guare ohasa hasava. umi jari oiko yma guare reko teepy, tembi´u ho´uva ha´e: pirá kutu, kokue ha tymba api. Avá kuery mbytepy onhemomba´e guasumi kunhã hye guasúva ha mitã´i ohenhõi ramova, avápy mitã ha´e ijoapy apy hekoviare ha hekoviarã. kunhã Kaiowá hy´e guasúpy, imemby jave ha imemby rire, oikoteve jarire, ha´e kuera heta mbae oikua´a, oikoteve pohã nhanãre ha mbaeixapa ojapo kua´avarehe. Oguãhe rire SESAI tupao umi jari rembiapo opyta ikanguy. Upévagui ko jeporeka ohexauka onhemomba´e guasuve haguã jari kuera rembiapo ha arandu. Ko´ã mba´e oguahe e´y mboyve mi jari kuera ojapopama akue ko tembiapo.Ko xe nhe´e ombohovái va´ekue kuéry, oikuaa hina ko jeporeka jehaí jexaukapy onhemomba´e guasu mante arã ha ome´e nhepytyvõ ko xe jeporekapy ahaí mboguapy haguã ko tekohá pyguapy ha umi ambueve ouva´erãmi.gn
dc.description.resumoEsta dissertação nasceu ainda durante minha graduação na Licenciatura Indígena Teko Arandu, na Faculdade Intercultural Indígena da UFGD. A pesquisa registra alguns saberes, cuidados, rituais e práticas das parteiras kaiowá da reserva de Sassoró (criada em 1928, com 2 mil hectares), no município de Tacuru, Mato Grosso do Sul. Com autoetnografia, a partir da minha própria experiência, a metodologia desta pesquisa é uma mistura de observação participante, conversas com as parteiras e registros em fotografias. Compreendo que as parteiras têm saberes e conhecimentos que passam de geração a geração. Investiguei entre minha parentela os principais saberes e conhecimentos tradicionais das parteiras kaiowá. Os saberes e conhecimentos são milenares, as parteiras mantêm a rotina tradicional kaiowá, e os alimentos são preferencialmente de pesca, roça e caça, o que as mantêm saudáveis. A gestação e o nascimento de uma criança são sempre muito importantes para o povo indígena, pois a criança é a continuação de um povo, da ancestralidade. O parto kaiowá envolve rezas, plantas medicinais, práticas e rituais durante a gestação, parto e pós-parto. Com a chegada da SESAI e a entrada de igrejas, o trabalho das parteiras foi enfraquecendo. Assim, a pesquisa mostrou a importância das parteiras para a valorização e manutenção dos saberes, práticas e rituais no partejar. Antes as parturientes kaiowá seguiam rituais desde o começo da gestação. Entre os saberes e conhecimentos tradicionais das parteiras estão as rezas, crenças, rituais e plantas medicinais; chás, ervas, cascas, raízes e banhas de animais. Os meus interlocutores têm ciência de que esta é uma pesquisa de dissertação, e acham importante contribuir com os seus saberes e conhecimentos simbólicos para a comunidade e as futuras gerações.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-10-31T20:17:02Z No. of bitstreams: 1 EdilaineCastelãoDuarte.pdf: 15314152 bytes, checksum: 7196c49f8fb281c3fbda7205b65ab449 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-31T20:17:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EdilaineCastelãoDuarte.pdf: 15314152 bytes, checksum: 7196c49f8fb281c3fbda7205b65ab449 (MD5) Previous issue date: 2025-03-03en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educação e Territorialidadept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParteiras kaiowápt_BR
dc.subjectArandu Kaiowá mba’egn
dc.subjectMedicina tradicionalpt_BR
dc.subjectNhamõi hágn
dc.subjectSaberes ancestraispt_BR
dc.subjectJari kuéra arandugn
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePuru’a, membyha ary, kunha nhenhongatu, mboery ha jari rembiapo Sassoró pegua: rituais e práticas das parteiras kaiowá de Sassorópt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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