Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vieira, Alexandre Bergaminpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1335258531096010pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Claudia Vera dapt_BR
dc.contributor.referee2Oviedo, Normapt_BR
dc.contributor.referee3Vieira, Alexandre Bergaminpt_BR
dc.creatorMaior, Leonardo Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4627485280279626pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-07T18:17:45Zpt_BR
dc.date.available2025-11-04pt_BR
dc.date.available2025-11-07T18:17:45Zpt_BR
dc.date.issued2025-09-15pt_BR
dc.identifier.citationMAIOR, Leonardo Martins. Fronteira: uma análise rizomática do fenômeno fronteiriço. 2025. 80 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6707pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation, entitled “Border: A Rhizomatic Analysis of the Border Phenomenon”, investigates the relationship between place and identity in the border region between Pedro Juan Caballero (Paraguay) and Ponta Porã (Brazil), questioning the notion that national identity is the sole determinant of individual identity. The study proposes that the unique characteristics of border regions foster the development of a distinct border identity, marked by the intersection and hybridization of cultures, histories, and experiences. The research adopts a rhizomatic approach, which allows for understanding the border as a space of multiplicities, contradictions, and non-hierarchical connections. Furthermore, it articulates concepts from Geography, Philosophy, and History, such as alterity, place, space, and biosocial border, to analyze the dynamics of welcoming and denying the Other. The methodology is multimodal, including literature review, on-site observation, qualitative interviews, and semi-structured questionnaires, applied between 2023 and 2025. The data reveal that, despite the negative stereotypes associated with the border (criminality, illegality), daily life is marked by practices of coexistence, exchange, and identity construction. It is concluded that, although the border is a stage for contradictions and denials, it is also a space of potential alterity, where the construction of a community based on mutual recognition and interculturality can be glimpsed. Education plays a crucial role in this process, functioning as a vector for social transformation and the overcoming of stereotypes. The research contributes to deconstructing superficial and negative views of the border, offering a complex and multifaceted analysis that values the everyday experiences and subjectivities of border subjects.en
dc.description.resumoEsta dissertação, intitulada “Fronteira: Uma Análise Rizomática do Fenômeno Fronteiriço”, investiga a relação entre lugar e identidade na região de fronteira entre Pedro Juan Caballero (Paraguai) e Ponta Porã (Brasil), questionando a noção de que a identidade nacional seja o único determinante da identidade individual. O estudo propõe que as características únicas das regiões fronteiriças favorecem o desenvolvimento de uma identidade fronteiriça distinta, marcada pela interseção e hibridização de culturas, histórias e experiências. A pesquisa adota uma abordagem rizomática, que permite compreender a fronteira como um espaço de multiplicidades, contradições e conexões não-hierárquicas. Além disso, articula conceitos da Geografia, Filosofia e História, como alteridade, lugar, espaço e fronteira biossocial, para analisar as dinâmicas de acolhimento e negação do Outro. A metodologia é multimodal, incluindo revisão bibliográfica, observação in loco, entrevistas qualitativas e questionários semiestruturados, aplicados entre 2023 e 2025. Os dados revelam que, apesar dos estereótipos negativos associados à fronteira (criminalidade, ilegalidade), o cotidiano é marcado por práticas de convivência, intercâmbio e construção de identidade. Conclui-se que, embora a fronteira seja palco de contradições e negações, ela também é um espaço de potencial alteridade, onde é possível vislumbrar a construção de uma comunidade baseada no reconhecimento mútuo e na interculturalidade. A educação desempenha um papel crucial nesse processo, funcionando como um vetor de transformação social e de superação de estereótipos. A pesquisa contribui para desconstruir visões superficiais e negativas sobre a fronteira, oferecendo uma análise complexa e multifacetada que valoriza as experiências cotidianas e as subjetividades dos sujeitos fronteiriços.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-11-07T18:17:45Z No. of bitstreams: 1 LeonardoMartinsMaior.pdf: 4388895 bytes, checksum: ae28fc79936dfcce07ed948473d2ba57 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-07T18:17:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LeonardoMartinsMaior.pdf: 4388895 bytes, checksum: ae28fc79936dfcce07ed948473d2ba57 (MD5) Previous issue date: 2025-09-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFronteirapt_BR
dc.subjectBorderen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectAlterityen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleFronteira: uma análise rizomática do fenômeno fronteiriçopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonardoMartinsMaior.pdf4,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.