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Tipo: Dissertação
Título: Políticas de cooperação educacional entre Brasil e Angola
Autor(es): Chaves, Domitila Santos
Primeiro Orientador: Souza, Kellcia Rezende
metadata.dc.contributor.referee1: Bortot, Camila Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Andréia Vicência Vitor
Resumo: A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa “Políticas e Gestão da Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/Faed/UFGD). Este trabalho teve como objetivo geral analisar a política de cooperação educacional estabelecida entre Brasil e Angola no período de 2003 a 2024. Brasil e Angola fazem parte da CPLP, organização diplomática que reúne países que compartilham o português como língua oficial, criada em julho de 1996 e composta por nove Estados-membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Brasil e Angola pertencem, respectivamente, aos continentes sul-americano e africano, e suas relações educacionais se pautam na perspectiva da cooperação sul-sul. O estudo situou-se nas esferas da agenda e implementação de políticas públicas, utilizando metodologia quanti-qualitativa, alicerçada nas tipologias de investigação bibliográfica e documental. O corpus de análise foi selecionado a partir de pesquisa nas bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Scielo, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Redalyc. A análise demonstrou que, embora os acordos de cooperação educacional entre os dois países tenham avançado em termos de intercâmbio acadêmico, capacitação de docentes e realização de eventos conjuntos, ainda existem desafios na consolidação de políticas estruturadas e no fortalecimento da cooperação de longo prazo. Por fim, a pesquisa evidencia que a cooperação educacional Brasil-Angola representa uma oportunidade estratégica para o fortalecimento das relações internacionais, a promoção da formação acadêmica e o desenvolvimento de políticas educacionais alinhadas à realidade e às demandas de ambos os países.
Abstract: La presente disertación se inserta en la línea de investigación “Políticas y Gestión de la Educación” del Programa de Posgrado en Educación de la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Grande Dourados (PPGEdu/Faed/UFGD). Este trabajo tuvo como objetivo general analizar la política de cooperación educativa establecida entre Brasil y Angola en el período de 2003 a 2024. Brasil y Angola forman parte de la CPLP, organización diplomática que reúne a los países que comparten el portugués como lengua oficial, creada en julio de 1996 y compuesta por nueve Estados miembros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guinea-Bisáu, Guinea Ecuatorial, Portugal, Mozambique, Santo Tomé y Príncipe y Timor Oriental. Brasil y Angola pertenecen, respectivamente, a los continentes sudamericano y africano, y sus relaciones educativas se basan en la perspectiva de la cooperación sur-sur. El estudio se situó en las esferas de la agenda e implementación de políticas públicas, utilizando una metodología cuanti-cualitativa, sustentada en tipologías de investigación bibliográfica y documental. El corpus de análisis fue seleccionado a partir de la investigación en las bases de datos: Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones (BDTD), Scielo, Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Nivel Superior (Capes) y Redalyc. El análisis demostró que, aunque los acuerdos de cooperación educativa entre ambos países han avanzado en términos de intercambio académico, capacitación de docentes y realización de eventos conjuntos, todavía existen desafíos en la consolidación de políticas estructuradas y en el fortalecimiento de la cooperación a largo plazo. Finalmente, la investigación evidencia que la cooperación educativa Brasil-Angola representa una oportunidad estratégica para el fortalecimiento de las relaciones internacionales, la promoción de la formación académica y el desarrollo de políticas educativas alineadas con la realidad y las demandas de ambos países.
Palavras-chave: Internacionalização da educação
Internacionalización de la educación
Países lusófonos e política de cooperação educacional
Países de lengua portuguesa y política de coperación educativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: CHAVES, Domitila Santos. Políticas de cooperação educacional entre Brasil e Angola. 2025. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6715
Data do documento: 25-Set-2025
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