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Tipo: Dissertação
Título: Bolsonarismo e artistas do sertanejo: a produção de hegemonia política através do populismo
Título(s) alternativo(s): Bolsonarism and sertanejo music artists: the production of political hegemony through populism
Bolsonarismo y artistas del sertanejo: la producción de hegemonía política a través del populismo
Autor(es): Miranda, Willian
Primeiro Orientador: Scavo, Davide Giacobbo
metadata.dc.contributor.referee1: Martuscelli, Danilo Enrico
metadata.dc.contributor.referee2: Lucas, Marcilio Rodrigues
Resumo: Nesta dissertação, foi realizada uma investigação sobre a relação entre notórios artistas do gênero musical sertanejo com o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. O intuito esteve em aferir a hipótese de que esta relação é conteúdo das práticas populistas do político. Para esse objetivo, utilizamo-nos de obras correlatas a essa discussão, assim como análises do discurso e da performance dos músicos e de Bolsonaro. A perspectiva sociocultural do populismo desenvolvida por Pierre Ostiguy (2017), Mário Dunkel (2022) e Melanie Schiller (2022) foram aplicadas no caso aqui analisado em conjunto com as noções de Ernesto Laclau (2013) e Chantal Mouffe (2019) sobre o conceito de populismo. Por fim, foi possível compreender que a natureza de tal relação pode ser compreendida como uma prática populista, na medida em que outras experiências de cunho estratégico possuem similaridades profundas com a candidatura e mandato do político brasileiro, além da possibilidade de o entendimento sobre o conceito ser aplicado a relação entre Bolsonaro e os músicos.
Abstract: In this dissertation, an investigation was conducted on the relationship between prominent artists of the sertanejo music genre and former president Jair Messias Bolsonaro. The aim was to assess the hypothesis that this relationship is part of the populist practices of the politician. To achieve this goal, we used works related to this discussion, as well as analyses of the discourse and performance of the musicians and Bolsonaro. The sociocultural perspective on populism developed by Pierre Ostiguy (2017), Mário Dunkel (2022), and Melanie Schiller (2022) was applied to the case analyzed here, alongside the concepts of Ernesto Laclau (2013) and Chantal Mouffe (2019). Ultimately, it was possible to understand that the nature of this relationship can be seen as a populist practice, insofar as other strategically driven experiences share deep similarities with the candidacy and mandate of the Brazilian politician, as well as the potential to apply the understanding of the concept to the relationship between Bolsonaro and the musicians.
Palavras-chave: Populismo
Populism
Análise sociocultural
Sociocultural analysis
Artistas da música
Music artists
Sertanejo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Sociologia
Citação: MIRANDA, Willian. Bolsonarismo e artistas do sertanejo: a produção de hegemonia política através do populismo. 2025. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6738
Data do documento: 28-Mar-2025
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