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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6738| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Bolsonarismo e artistas do sertanejo: a produção de hegemonia política através do populismo |
| Título(s) alternativo(s): | Bolsonarism and sertanejo music artists: the production of political hegemony through populism Bolsonarismo y artistas del sertanejo: la producción de hegemonía política a través del populismo |
| Autor(es): | Miranda, Willian |
| Primeiro Orientador: | Scavo, Davide Giacobbo |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Martuscelli, Danilo Enrico |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Lucas, Marcilio Rodrigues |
| Resumo: | Nesta dissertação, foi realizada uma investigação sobre a relação entre notórios artistas do gênero musical sertanejo com o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. O intuito esteve em aferir a hipótese de que esta relação é conteúdo das práticas populistas do político. Para esse objetivo, utilizamo-nos de obras correlatas a essa discussão, assim como análises do discurso e da performance dos músicos e de Bolsonaro. A perspectiva sociocultural do populismo desenvolvida por Pierre Ostiguy (2017), Mário Dunkel (2022) e Melanie Schiller (2022) foram aplicadas no caso aqui analisado em conjunto com as noções de Ernesto Laclau (2013) e Chantal Mouffe (2019) sobre o conceito de populismo. Por fim, foi possível compreender que a natureza de tal relação pode ser compreendida como uma prática populista, na medida em que outras experiências de cunho estratégico possuem similaridades profundas com a candidatura e mandato do político brasileiro, além da possibilidade de o entendimento sobre o conceito ser aplicado a relação entre Bolsonaro e os músicos. |
| Abstract: | In this dissertation, an investigation was conducted on the relationship between prominent artists of the sertanejo music genre and former president Jair Messias Bolsonaro. The aim was to assess the hypothesis that this relationship is part of the populist practices of the politician. To achieve this goal, we used works related to this discussion, as well as analyses of the discourse and performance of the musicians and Bolsonaro. The sociocultural perspective on populism developed by Pierre Ostiguy (2017), Mário Dunkel (2022), and Melanie Schiller (2022) was applied to the case analyzed here, alongside the concepts of Ernesto Laclau (2013) and Chantal Mouffe (2019). Ultimately, it was possible to understand that the nature of this relationship can be seen as a populist practice, insofar as other strategically driven experiences share deep similarities with the candidacy and mandate of the Brazilian politician, as well as the potential to apply the understanding of the concept to the relationship between Bolsonaro and the musicians. |
| Palavras-chave: | Populismo Populism Análise sociocultural Sociocultural analysis Artistas da música Music artists Sertanejo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
| Sigla da Instituição: | UFGD |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Sociologia |
| Citação: | MIRANDA, Willian. Bolsonarismo e artistas do sertanejo: a produção de hegemonia política através do populismo. 2025. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6738 |
| Data do documento: | 28-Mar-2025 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Sociologia |
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