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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Paisagem pantaneira pela ótica do cinema brasileiro
metadata.dc.creator: Neves, Alexandre Aldo
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferraz, Claudio Benito Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Guardada as devidas proporções e tomando consciência dos limites existentes, o cinema contribui na definição dos sujeitos sociais e de seus papéis na sociedade e de sua ação histórica. Nesse processo de construção coletiva do indivíduo, o filme pode ser interpretado e encarado como uma experiência crítica, como um momento concreto-particular de reflexão, discussão e debate, que propicia o acesso a outras e novas informações no processo de totalização e coletivização desse sujeito em curso. Desta forma, destacou-se para a Geografia a necessidade de melhor compreender o papel da imagem na configuração e leitura das relações sócio-espaciais estabelecidas. A Ciência Geográfica é uma área do conhecimento científico que potencialmente pode fazer uso de outras linguagens que não se restrinjam ao universo da palavra, ou seja, é um saber também herdeiro do universo das linguagens pautadas em imagens, como o estudo das paisagens o comprova. Acreditamos que o conhecimento do mundo a partir do estudo da Paisagem, necessariamente, precisa intensificar os diálogos entre as diversas esferas do conhecimento, promovendo a interação entre a lógica verbal (palavra) com a não-verbal (imagens) como forma de enriquecer suas análises. O uso das palavras e dos conceitos geográficos serve para dar sentido paisagístico às imagens então observadas, visando ir além delas, estabelecendo sentido lógico de leitura e entendimento das imagens enquanto paisagens que expressam a ordem espacial do mundo. Na tentativa de aproximação da pesquisa com a existência humana e sua cotidianidade, especificamente no que se refere à construção da identidade territorial e paisagística do Pantanal sul-mato-grossense, procuramos estabelecer as relações entre o Cinema e a Geografia, destacando alguns filmes de longa-metragem ficcional produzidos na década de 1970 (“Pantanal de Sangue”, 1971, Direção: Reynaldo Paes e Barros e “Desejo Selvagem – Massacre no Pantanal”, 1979, Direção: David Cardoso), que utilizaram o Pantanal como elemento principal para o desenvolvimento de suas tramas, tendo para isso, seus habitantes e costumes como elementos de identificação cultural.
Abstract: Grossièrement parlant, et de devenir conscient des limites existantes, le film contribue à la définition des sujets sociaux et leurs rôles dans la société et son action historique. Dans le processus de construction collective de l'individu, le film peut être interprété et considéré comme une expérience critique en temps réel, en particulier pour la réflexion, de discussion et de débat, qui donne accès à de plus amples renseignements et des nouvelles dans le processus d'agrégation et de collectivisation de ce sujet en cours. Ainsi, ils ont souligné la nécessité pour la géographie pour mieux comprendre le rôle de l'image dans la configuration et les relations socio-spatiale établies. La science géographique est un domaine de connaissances scientifiques qui peuvent potentiellement faire usage d'autres langues qui ne sont pas limitées à l'univers du mot, ou un héritier est une connaissance des langues de l'univers guidée en images, comme le montre l'étude des paysages. Nous croyons que la connaissance du monde de l'étude du paysage nécessairement besoin d'intensifier le dialogue entre les différentes sphères de la connaissance, promouvoir l'interaction entre la logique verbale (mot) avec les non-verbal (images) comme un moyen d'enrichir leur analyse . L'utilisation des mots et des concepts spatiaux sert à donner du sens aux images du paysage a ensuite observé de manière à aller au-delà, établissant le sens logique de la lecture et la compréhension des images des paysages qui expriment l'ordre spatial du monde. Dans une tentative d'approche de la recherche avec l'existence humaine et sa vie quotidienne, en particulier en ce qui concerne la construction de l'identité locale et le paysage du Pantanal du Mato Grosso do nous tentons d'établir la relation entre le cinéma et la géographie, en faisant ressortir quelques longs métrages, film de fiction produit dans les années 1970 (“Pantanal de Sangue”, 1971, Réalisé par: Reynaldo Paes e Barros e “Desejo Selvagem – Massacre no Pantanal”, 1979, Réalisateur: David Cardoso), qui ont utilisé le Pantanal comme un élément essentiel pour le développement leurs parcelles, et pour cela, son peuple et les coutumes comme des éléments d'identification culturelle.
Keywords: Cinema brasileiro
Brazilian Cinema
Pantanal (Brasil)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citation: NEVES, Alexandre Aldo. A Paisagem pantaneira pela ótica do cinema brasileiro. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/775
Issue Date: 29-Mar-2010
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