Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/86
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee1Muller, Maria Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282537478159035pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Magda Carmelita Sarat-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4301531823989684pt_BR
dc.creatorGarcia, Hagrayzs Rosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0708895340846419pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-07T15:09:02Z-
dc.date.available2018-08-07T15:09:02Z-
dc.date.issued2010-04-08-
dc.identifier.citationGARCIA, Hagrayzs Rosa. O Docente afrobrasileiro na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: memórias escolares. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/86-
dc.description.abstractThis paper is inserted in the field of Brazilian Education History and reflects about the history, memory and identity of school subjects. Its analyses was taken by the memories from the afro-Brazilian descents at Federal University of Mato Grosso do Sul, in a multidisciplinary perspective among History, Sociology and Education, besides using oral sources, the relation between their school background and their professional identity, as Afro Brazilian university teachers. One of the main targets was to reflect about the cleavages between Afro-descents school memories and professional identity of these teachers, as well as relate them to their political participation along their career, as teachers of the biggest and most ancient university of the State of Mato Grossodo Sul, Brazil. These reflections led to the dimension, as memory, identity and ethnicity, are related to the teaching identity and education.en
dc.description.resumoEste trabalho está inserido no campo das abordagens da história da educação brasileira e reflete sobre a história, memória e identidade de sujeitos escolares. Numa perspectiva multidisciplinar entre História, Sociologia e Educação, por meio do uso de fontes orais, analisa, por meio de memórias de docentes afrobrasileiros da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a relação entre a memória de suas trajetórias escolares e sua identidade profissional, enquanto docentes universitários afrobrasileiros. Um dos principais objetivos foi refletir acerca das clivagens de afro-descendência na memória escolar e identidade profissional destes professores, bem como relacioná-las a participação política destes sujeitos, no decorrer de sua trajetória, sobretudo enquanto docentes da maior e mais antiga universidade do estado de Mato Grosso do Sul. As reflexões levaram ao dimensionamento de, em que medida, memória, identidade e etnicidade estão relacionadas na formação e identidade docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-08-07T15:09:02Z No. of bitstreams: 1 HagrayzsRosaGarcia.pdf: 662001 bytes, checksum: f12406daac55473b6aa21f39aec77129 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-07T15:09:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HagrayzsRosaGarcia.pdf: 662001 bytes, checksum: f12406daac55473b6aa21f39aec77129 (MD5) Previous issue date: 2010-04-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - históriapt_BR
dc.subjectEducational historyen
dc.subjectEducação superior (Mato Grosso do Sul)pt_BR
dc.subjectHigher education (Mato Grosso do Sul, Brazil)en
dc.subjectProfessores afro-brasileirospt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian teachersen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO Docente afrobrasileiro na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: memórias escolarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HagrayzsRosaGarcia.pdf646,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.