Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Sergio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5046738298829054pt_BR
dc.contributor.referee1Missio, Maristela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9951244329178295pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Rogério de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0930032938617649pt_BR
dc.creatorSantos, Fernando Boze dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9492247028293827pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-22T18:16:33Z-
dc.date.available2019-05-22T18:16:33Z-
dc.date.issued2013-04-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernando Boze dos. Interpretação geométrica do determinante 2x2 e de suas propriedades com aplicações na geometria analítica. 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/891-
dc.description.abstractThis paper presents a way to calculate the area of triangles are known when the coordinates of three of its vertices that is different from what you see in high school texts. Given three points of a triangle, this is associated with a parallelogram in the coordinate plane and an 2x2 matrix whose determinant, in absolute value, measure the area of the parallelogram that is twice the area of the triangle. Thus, the properties of algebraic determinants 2nd order that are taught in high school can also be interpreted geometrically enriching the geometric meaning of these properties. This paper also presents a sequence of topics organized in a didactic manner which can be used by teachers in teaching and determinant of analytic geometry in high school.en
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma forma para se calcular a área de triângulos quando são conhecidas as coordenadas de três de seus vértices que é diferente das que aparecem nos textos do Ensino Médio. Dados os três pontos de um triângulo, associa-se a este um paralelogramo no plano cartesiano e uma matriz 2x2 cujo determinante, emvalor absoluto, mede a área deste paralelogramo que é o dobro da área do triângulo. Deste modo, as propriedades algébricas dos determinantes de 2ª ordem que são ensinadas no Ensino Médio também podem ser interpretadas geometricamente enriquecendo de significado geométrico destas propriedades. Este trabalho também apresenta uma sequência destes tópicos organizados de maneira didática que poderá ser utilizada pelos professores no ensino de determinante e da geometria analítica no Ensino Médio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-05-22T18:16:33Z No. of bitstreams: 1 FernandoBozedosSantos.pdf: 2499365 bytes, checksum: 50951fbbcc66bf73568b4a7f737976a2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-22T18:16:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FernandoBozedosSantos.pdf: 2499365 bytes, checksum: 50951fbbcc66bf73568b4a7f737976a2 (MD5) Previous issue date: 2013-04-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeterminantespt_BR
dc.subjectDeterminantsen
dc.subjectGeometria analíticapt_BR
dc.subjectGeometry, Analyticen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApt_BR
dc.titleInterpretação geométrica do determinante 2x2 e de suas propriedades com aplicações na geometria analíticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandoBozedosSantos.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.